Translate / Traduza

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Neemias - um exemplo de comunhão e entrega

Neemias e a reconstrução dos muros


Neemias capítulo 1

           Neemias vivia em Susã, como copeiro do rei Atarxerxes, também conhecido por Xerxes,  (Artaxerxes Longimanus),por causa das diversas traduções feita dos escritos históricos e bíblicos da época.Neemias  em hebraico: נְחֶמְיָה,  Nəḥemya,ou Nəḥemyāh, /ˌniəˈmaɪə/.
           Significado do seu nome: "conforto de (ou "confortado por") Deus (YHWH)") .Era filho de Hacalias (Neemias 2-3), atribui-se que pertencia à Tribo de Judá.

                   Hanani, irmão de Neemais, trouxe-lhe uma notícia triste sobre seu povo e sua cidade. O coração de Neemias se entristeceu muito e ele foi orar ao Senhor. Naquela época as rainhas nao eram acostumadas  a participar das decisões comuns no reino, mas no dia que Neemias foi falar ao rei, ela estava presente (2-6). O problema de Neemias se tornou algo importante, um problema do governo, questão de política interna.
                 Antes de ir ao rei, Neemias, orou,chorou, jejuou,pediu perdão por si e pelos outros, se humilhou na presença de Deus.

                Deus era com ele

                Neemias recebeu todo o amparo do rei, para, através das cartas, reconstruir os muros de Jerusalém, sua pátria.
                Trazendo pra os dias atuais, Deus nos reanima, também temos as cartas. Deus confiou a Neemias a construção, e confia hoje em nós para levantar os muros e edificar a cidade.
                Assim como Deus foi com Neemias, Ele será conosco.


               Movendo vidas

               Antes de iniciar a obra, ante de ir ao rei, Neemias humilhou-se diante do Senhor - orou, jejuou e chorou - moveu vidas porque colocou vida nas mãos de Deus
              Neemias moveu vidas ao favor de seu objetivo, tornou a reconstrução dos muros de interesse daquelas pessoas que dantes estavam amedrontadas, vivendo na miséria e sem esperança.
             Só que entre este povo também tinha os que queriam atrapalhar (4-11). Isto também acontece  em nosso tempo, no meio dos que estão trabalhando tem sempre alguém preocupado em destruir a obra, de impedir.
            
             Trabalhando e Vigiando

             O povo que estava levantando os muros e tapando as brechas, estva também alerta. Com uma mão trabalhava e na outra levava suas armas,porque sabia do projeto dos inimigos que diziam (4-11) entre si: Nada saberão nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos, e façamos cessar a obra". Ali tinha sempre alguém empenhado em fazer cessar a obra.
           Neemias, no entanto colocara ali vigias, pois sabia que Sambalate e Tobias - que eram do meio dos hebreus - e os arábios, o amonitas e os asdoditasestavam irados contra este trabalho (4-7), por irto ele determino que houvesse no meio do povo, homens separados como vigias.
            Esta é uma grande lição: Devemos vigiar.

          Muros restaurados, a vitória enfim

          Neemias se colocou debaixo da vontade do Senhor  e então Deus se manifestou em sua vida. Trazendo para os dias de hoje, o senhor espera que estejamos no centro da sua vontade.
          Deus não coloca sobre nós, aquilo que não conseguimos suportar. Ele conhece nossas limitações
melhor que nós. Deus sabia que podia contar com Neemias e espera poder contar conosco.
          Depois da vitória, muros restaurados, o povo se alegrou, como são por natureza festeiros, por certo os dias de alegria,festas e danças se estenderam bem.

          A vontade de Deus

          Se estamos debaixo da vontade de Deus, Ele vai agir. Nosso problema hoje é a falta de compromisso, assim o inimigo aproeveita  as brechas que ainda estamos fechando para tentar destruir toda  a nossa obra.
         Aquele povo vigiou, orou, trabalhou e obteve resultado.
         O Senhor está interesado em quem se sente fraco, porque Ele nos dá força. Veja, o povo, mesmo fraco, esforçou-se e conseguiu concluir a obra

         Perserverança

         Deus não nos quer parados. Ele quer que nos reanimemos e façamos a obra que Ele colocou em nossas mãos.
         Neemias soube a quem expor sua preocupação. Ao mostrar sua fraqueza ao rei, ele encontrou o apoio necessário.
  •           Neemias, você está triste? Está doente?
  •           Não rei, estou preocupado com  a obra.
         E o rei determinou que ele fosse e reconstruísse tudo, voltando ao terminar.
         Neemias pediu ajuda do povoe assim nos ensinou que não devemos trabalhar sozinhos.
         Então aprenda:
         Não trabalhe sozinho!



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter