Translate / Traduza

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sorri faz bem e até Deus sorri

Sorrir faz bem e até Deus sorri
Introdução:
Felicidade tem muito a ver com atitudes e não com posses. Não é por ter mais condição financeira que uma pessoa seja mais feliz ou não. Buscar a felicidade esta relacionado a desejar ser feliz, construir a Felicidade a partir do que você tem e do que recebeu. Ser feliz tem a ver com reconhecer que Deus deseja que você seja feliz, que sorria muito e que olhe para a vida com maior carinho. Ser feliz é muito mais fácil quando notamos que Deus é mais bem-humorado do que podemos imaginar. E que as Parábolas de Jesus eram um modo de nos mostrar que falar de Deus e de seu amor não é necessário que entramos em discussões semânticas, etimológicas e carrancudas que impedem o aprendizado dos demais. Jesus ensinava de forma jovial, pois não aceitava o mal humor dos sacerdotes e líderes de então.
Seja Agradecido
Um estudo feita por cientistas da Califórnia comprovou que as pessoas agradecidas tem a sensação de bem-estar maior e mais prolongada que as outras pessoas que não tem o hábito de agradecer.
E precisou de um estudo para nos lembrarmos das palavras da Bíblia que nos exorta a sermos mais agradecidos: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco afirma o apóstolo ao escrever aos Tessalonicenses (5 – 18 e 19). Mas nem sempre encontramos em nossa vida motivos para agradecer. No geral, se tudo estiver bom já denominamos este espaço de tempo de 'rotina' e nos pomos a reclamar. Nunca estamos satisfeitos, reclamamos do calor, do frio, do tempo ameno e da chuva com tanta frequência que fica aquela dúvida se existe outra opção de tempo e temperatura. Reclamamos por não ter uma ocupação que valorize nossa inteligência e emprenho, mas quando conseguimos um trabalho em que somos úteis e temos todas as nossas qualidades exploradas, reclamamos que somos os únicos disponíveis e que ninguém reconhece nosso valor. Reclamamos do alimento e da falta dele, do excesso de roupa e da falta dela e de tudo o mais. Estamos dispostos a falar de tudo o que nos falta e do quanto somos desvalorizados na vida e deixamos de lado todo o bem que recebemos de Deus, dos amigos, da vida e da família. É sempre mais fácil reclamar.
Ser Otimista também é algo que não aprendemos mesmo. Para a maioria de nós o copo está sempre meio vazio e nunca, jamais quase cheio. As pessoas esquecem do quanto é importante sentar e conversar sobre o futuro, sobre algo que se quer realizar. É importante ser observador da própria vida. Pare e analise o que quer realizar e o que já fez para que suas realizações sejam possíveis e vai filtrando o que não dá certo. Aqui ainda cabe um versículo de Paulo aos tessalonicenses: Examinai tudo. Retei o que é bom (5-21).
Não é questão de aderir as loucuras e insanidades daqueles que acreditam que mentalizar algo isto te acontece, seja bom ou não. Estamos falando de Fé. Sim, afinal a fé é de fato isto, acreditar no que não se vê, porém sabemos que se realizará. Devemos sempre usar a Fé como motivador de nossos sonhos, daquilo que nós devemos e queremos realizar.
Ser grato e otimista tem muito a ver com o que já recebemos de Deus e da vida e recordar as bençãos anteriores, trazendo no coração e na memória a importância que algo tem para nós, também nos faz felizes. O salmista (103) nos dá uma lição maravilhosa quando diz em sua oração: Bendize minha alma ao Senhor e não se esqueça de nenhum de seus benefícios, devemos se for necessário até clamar a Deus, se percebemos que deixamos de Lhe agradecer tudo o que Ele tem nos feito. Não devemos esquecer que termos em nós a lembrança de tudo o que já recebemos, nos torna mais fortes para suportar as lutas e nos faz imensamente felizes.
Seja gentil e bem humorado. Isto tem muito a ver com nossa condição de servos por opção. Nós escolhemos servir ao Senhor e com esta escolha veio algumas exigências especiais: Amar ao próximo, respeitar ao próximo e cuidar do próximo como de nós mesmos.
O ideal sempre é nos mantermos atentos as nossas qualidades e trabalhar elas de forma que alcance o coração daqueles que precisam de nosso amor e cuidado . Imagine a cena:
Uma jovem mãe teve seu filho extraviado durante a mudança. Ela vai ao Conselho Tutelar e o agente de plantão não consegue imaginar o que faz com que uma mãe perca seu filho na mudança. Isto se dá porque a pessoa em questão não consegue estabelecer empatia com a mãe aflita, não sabe colocar-se no lugar daquele que esta aflita por ter perdido o filho. Geralmente a pessoa que não consegue se colocar no lugar da outra, além de não ser gentil, tem também problemas de autoestima, além de não possuir bom humor.
Uma pessoa assim já vai imaginando o pior sobre a mãe, podendo conseguir que a pobre passe amargas horas em suas mãos e se for mais alucinada ainda e encontrar alguém tão incompetente, poderá lançar a mãe sofredora no cárcere. De uma pessoa mal-humorada espera-se tudo!
A Bíblia incentiva a em empatia quando o Salmista nos ensina (41-1): Bem-Aventurado é aquele que atende ao pobre, o Senhor o livrará no dia do mal. Sim, sermos solidários com os que sofrem também nos faz feliz, além do que trás sobre nós a certeza de em tempo oportuno, seremos recompensados pelo Senhor.
Na verdade, como cristãos devemos agir “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-nos uns aos outros em amor” nos ensinou Paulo, quando escreveu aos Efésios (4-2).
Seja sempre grato ao Senhor, otimista quanto a sua vida e projetos, gentil com os que o cercam e bem humorado. Uma pessoa bem humorada transforma todos os lugares em que transita.
Deus é bem-humorado, apesar de que acabamos registrando em nossas mentes a ideia de que Ele seja duro. Ele viu Abraão e Sara ri e mesmo assim deu-lhes o filho desejado (Gênesis 21) e o Salmista, no Salmo 2, diz que o Senhor se rirá, zombando dos reis da terra (versículo 4). Não se amofine e nem se entristeça mais, servimos a um Deus que nos ama e que tudo o que nos ensina fazer, se soubermos realizar, nos faz viver felizes.
Vamos ser sinceros. Bom humor pode não resolver tudo, mas devemos aprender que nos faz viver de forma leve. Se você parar e observar bem, quando o profeta Elias enfrenta os profetas de Baal ele foi extremamente bem-humorado. Beirando a ironia, se é que não deslizou nela. Ele zombava dos servos de baal, dizendo que talvez estivesse dormindo ou de férias, por isto não os respondia. Veja o humor de um homem que tinha um compromisso magnífico com o Senhor. O fato de ser brincalhão não tirou a comunhão dele com Deus.
Então, que tal abrir a boca em um sorriso? Que tal provar para o mundo que você é mais um dos que servem a Deus, mas é inteligente para entender que brincar jamais irá te afastar de Deus.
Procure ter uma vida mais feliz, sonhe, olhe para Deus com olhos mais gentis, olhe para as pessoas com mais amor e, faça um favor a você mesmo: Sorria mais!
Pense nisto e seja feliz!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter