Translate / Traduza

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A descoberta de Davi - A Alegria

A Alegria

  Pastor Sergio

Alegres apesar das circunstâncias
Muitas vezes nos deparamos com situações em que a dor acaba nos envolvendo e somos cobrados pelas pessoas que nos cercam, exigindo que continuemos sorrindo quando tudo parece perdido.
Para muitos – cristãos ou não – servirmos a Deus e termos momentos de angústia é simplesmente inaceitável. O que prova o desconhecimento destas pessoas da vida e história da Bíblia, pois muitos destes choraram suas angústias e a desabafaram com o Senhor. Talvez até por sentirem que as outras pessoas que as cercavam não entendessem suas necessidades de olhar para suas dores particulares com um pouco de autocompaixão. Que o diga o paciente Jó, que sofreu muito com todos os problemas que vieram sobre sua vida e ainda teve que enfrentar acusações e cobranças de seus amigos.
Devemos chorar nossas dores, Davi, o salmista escreveu suas reclamações como cânticos e nos as dizemos todos os dias quando lemos Salmo, mas não nos apercebemos de seu valor sentimental mais pessoal. E como sofreu Davi!
Ele não escolheu ser rei, não foi a guerra tomar a coroa de Saul, esta lhe foi entregue, através da unção feita pelo sacerdote Samuel, quando ele era ainda um desconhecido filho de Jessé, que inútil para os serviços da guerra fora destinado para servir no campo como pastor de ovelhas.
O que difere Davi e Jó da maioria das pessoas que sofrem, é que ambos permaneceram alimentando sua fé e comunhão com Deus através de uma alegria desconhecida, pois não permitiam que suas dores pessoais interferissem em sua experiência com Deus.
Ele buscavam viver além das circunstâncias e isto é belo, pois o apóstolo Paulo, outro que vivia as dores da perseguição se se abalar, ensinou: “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos (Filipenses 4-4).

Alegria em guardar os mandamentos de Deus

Jesus, em São João 15-10 a 11, nos ensina que se guardarmos os Seus mandamentos e no Seu Amor permanecermos, seguindo Seu exemplo, então seremos felizes, completamente felizes.
É maravilhoso pensarmos nisto. Sermos alegres por obedecermos as Leis do Senhor. E esta Lei que nos faz viver feliz é simples pois esta relacionada a amar a Deus e transmitir este amor as pessoas que nos cercam, sejam elas nossas conhecidas ou não.
É incrível imaginar que em todo o tempo o Senhor sabia que o mundo entraria nesta onda egoísta de primeiro eu, segundo anda eu e os outros que corram atrás de seus próprios interesses. Se analisarmos bem crer ou não em Deus está envolvido na simplicidade dos Mandamentos de Jesus simplesmente pela dificuldade que a maioria das pessoas tem em entender que a Lei de Deus é perfeita e refresca a alma apenas pela troca que pode existir entre pessoas que se amam.
Quando todos percebermos que amar a Deus é a atitude mais simples que alguém pode tomar, aprenderemos compartilhar o amor entre todas as pessoas da Terra apenas acreditando que todos são o próximo que devemos amar.

Davi descobriu o segredo da Alegria
Ora, com todas estas considerações e outras que podemos encontrar nos faz pensar que o salmista Davi descobriu o segredo da Alegria. Ele afirma que não seria abalado pois o seu coração estava alegre e até seu corpo estava em segurança. Ele descobrira que a felicidade encontrada no Senhor melhorava sua autoestima (Salmo 16- 8 e 9). Então aquela carranca de crente tristão, sério, sem riso fácil cai por terra, pois a Alegria que vem do Senhor aformoseia o rosto.
Ele alcançara o conhecimento de que a alegria é dom de Deus, na verdade é vem do Espírito Santo e pode ser conquistada por nós, pois é um fruto que temos que desenvolver (Gálatas 5 – 22 e 23) e contra esta não há Lei
Aleluias!
Que possamos desfrutar deste conhcecimento com a vantagem de não termos que sofrermos o que Paulo, Jó e Davi sofreram, cada um por um motivo diferente.

Em resumo, se a tristeza vem, chore, fale sobre ela, mas nunca permita que ela abale a alegria interior, aquela que muda tudo e que te faz ser uma pessoa melhor.
Abra um sorriso e seja feliz.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter