Translate / Traduza

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Construindo pontes ou muros? - Ou apenas trabalhando?

Veja, você é um construtor de Pontes ou de Muros?



Muro - Separação
Ponte - União
Simples assim, entretanto, há mais envolvido nisto tudo. Hoje vamos falar sobre construtores de pontes, os muros deixemos para outra oportunidade.
Deus espera que nós sejamos compassivos, perdoadores e tolerantes com o nosso  próximo. Para isto deu-nos por exemplo seu Filho.
Jesus ensinou-nos isto quando veio a este mundo e teve uma vida como a da maioria dos homens e, cumprindo Isaias 53-7, por nós, não abriu a sua boca.

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca (Isaias 53-7).

Jesus se fez ponte entre nós e Deus, porque ponte é Caminho: Estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.


Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto Efésios 2 13,14.


A Bíblia diz:  "Porque todos pecaram e desligados foram da glória de Deus" (Romanos 3.23) e que "Os nossos pecados  fazem separação entre nós e o nosso Deus; e os nossos pecados encobrem o seu rosto de nós, pra que nos não ouça "(Isaias 59-2).
Somos herdeiros do pecado -  Isto porque todo homem já nasce em pecado, afinal  herda no nascimento,o pecado de Adão. Com o passar do tempo e natureza pecaminosa desenvolve-se e o homem peca, afinal nasce propenso a isto.
Sendo a morte, o salário do pecado, então este é o responsável por toda miséria e condenação humana existente. E sendo nós desligados de Deus pelo pecado, foi necessário que houvesse a existência de algo ou alguém para destruir o muro que satanás construiu com suas setas lá no Éden.
O homem criou ao longo da vida motivos para se achegar a Deus ao seu modo, criou diversas religiões e filosofias para explicar ou justificar a sua fé.  
Forjou significados  para todas as suas idéias e semeam o que acreditam, mas houve um que veio explicar com sua atitude,um mode de chegar a Deus.Ele quebrou todos os muro. E com isto fomos alcançados por seu amor e misericórdia.
Hoje, nos, antes desligados, devemos ser a ponte também, afinal Paulo nos ensina sermos imitadores de Jesus e dele, e ambos sacrificaram suas vidas para salvar outros (I Coríntios 10-11).
Nossos muros foram quebrados.Jesus nos religou de novo a Deus, mais precisamos agora, fazer a nossa parte e  sermos nós pontes, para encaminharmos vidas a Deus.
Existe uma situação que ilustra bem esta situação:

O construtor de pontes

Certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro.
Durante anos percorreram uma estreita, porém comprida estrada que corria ao longo do rio para, ao final de cada dia, poderem atravessá-lo e desfrutarem um da companhia do outro.
Apesar do cansaço, faziam-no com prazer, pois se amavam. Mas agora tudo havia mudado. O que começara com um pequeno mal entendido finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro em sua mão. "Estou procurando por trabalho" - disse ele. "Talvez você tenha um pequeno serviço aqui e ali. Posso ajudá-lo?" ·
Sim!" - disse o fazendeiro - "Claro que tenho trabalho para você. Veja aquela fazenda além do riacho. É de meu vizinho, na realidade, meu irmão mais novo. Brigamos muito e não mais posso suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você me construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não mais precise vê-lo.
"Acho que entendo a situação" - disse o carpinteiro - "Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito".Como precisava ir a cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu.
O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo que o fazendeiro retornava. Porém, seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca! Em seu lugar estava uma ponte que ligava um lado do riacho ao outro. Era realmente um belo trabalho, mas, enfurecido, exclamou: "você é muito insolente em construir esta ponte após tudo que lhe contei!!!"
No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao erguer seus olhos para a ponte mais uma vez, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo com seus braços abertos. Cada um dos irmãos permaneceu imóvel de seu lado do rio, quando, num só impulso, correram um na direção do outro, abraçando-se e chorando no meio da ponte.
Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo. "Não, espere!" - disse o mais velho - "Fique conosco mais alguns dias. Tenho muitos outros projetos para você" ·E o carpinteiro respondeu: "Adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir".


As vezes você está tão preocupado em execer um ministério grandioso na Igreja, mas Deus te escolheu para o ministério de construção de pontes. Tem muita gente desesperado a ser Paulo, mas foi chamados na unção de Ananias. E Deus só esta esperando que você mostre a ele que está pronto para trabalhar.
Não interessa quantos Ananias Deus vai erguer para levantar Paulo hoje e nem se os Paulos da atualidade vão agradecer Ananias pelas horas de preocupação, de choro, oração ou conselhos.

Infelizmente, nós, enquanto construtores de pontes, esquecemos que quem segue é o que as constroem. As pontes tendem a ser fixas, a permanecerem em seu lugar e, talves por isso, os construtores estejam quase sempre solitários, ou em uma Comunidade de pessoas com o mesmo ministério. E, por desconhecerem seu estado de construtor de ponte, ache volta  e meia que é vítima da Ingratidão, mas seguir adiante deve ser sua Natureza, há ainda muitas pontes a serem construídas.

Interessa sim que os apóstolos gerados por nós permaneçam firmes e possam desenvolver seu próprio ministério, trazendo vidas a Cristo.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter