Translate / Traduza

sexta-feira, 2 de março de 2012

O Bom Samaritano

O Bom Samaritano
Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo (Lucas 10-37).

Vivia em Samaria, talvez um homem de posse, um dia descia pelo caminho que o distanciava de Jerusalém e ali encontrou um judeu que fora vítima de um assalto e que fora deixado como morto lançado ao chão. Antes dele passaram por ali um sacerdote e um levita, mas deixaram o pobre compatriota caído ao chão. O medo de que o mesmo acontecesse com eles o fizeram distanciar-se da cena criminosa com rapidez, mas o samaritano parou, olhou e sentiu-se imensamente incomodado com a cena, seu coração compadeceu-se e – diz a Bíblia – imensa
compaixão.
Como os outros passou e olhou, mas tomou uma atitude, não permitiu que o medo ou qualquer outro sentimento superasse a sua compaixão pelo homem que sofrera aqueles abusos. Ele pensou no ser humano, na pessoa que era como ele e que poderia ser ele naquela situação. Então ele cuidou daquele homem, limpou-lhes as feridas, usando o material que tinha à mão – azeite e vinho – e, depois dos cuidados preliminares, seguiu seu caminho, mas levando consigo seu paciente.
Quando ele acomodou aquele desconhecido na pousada, não se intimidou em deixá-lo ali, antes pagou ao dono da estalagem para que mantivesse a pessoa ali, até sua volta.
Este samaritano resolveu viver por alguém, mesmo que um desconhecido e sua história chegou até nós. É isto que diferencia os verdadeiros heróis daqueles que querem se mostrar. O verdadeiro herói tem em si a iniciativa, não espera que alguém decida o que ee deve ou não fazer, simplesmente coloca a mão no arado.
Não existem tantos heróis simplesmente porque estamos sempre esperando que os outros tomem a iniciativa e com isto a vida vai passando e quando tudo se acaba, nem todos serão lembrados. Os que viveram como passarinho, como eles morrerão, e serão esquecidos, mas se toma a iniciativa, se arregaça as mangas e coloca a cara para bater, com certeza vai cometer erros, mas vai acertar muito mais. O samaritano sabia o que fazer e não se importou se outros passaram pelo caminho ou ainda, se outros passariam, ele viu a oportunidade de ajudar alguém e ajudou. Não pensou se estava dificultando sua caminhada, se com um peso extra teria que enfrentar maiores dificuldades no trajeto, não pensou que aquela pessoa poderia morrer sobre seus cuidados e ele seria cobrado depois, nada disto. Ele tomou para si a responsabilidade de cuidar do desconhecido e assim agiu.
Muitas vezes estamos apontando as dificuldades e necessidades da Sociedade, culpando os Governos pelas faltas que eles de fato possuem, mas esquecemos que podemos nós mesmo fazer algo para alguém. Paramos no pensamento comum de que uma andorinha só não faz verão e deixamos pessoas morrerem por enfermidades que nós sabemos como curar ou a quem indicar para que tenha um tratamento digno. Deveríamos acreditar no pensamento popular: Salve uma vida e salve o mundo, este sim um adágio sábio.
As pessoas que efetuaram as maiores mudanças sociais no mundo, levantaram suas bandeiras, arregaçaram suas mangas e foram a luta, em sua maioria, em batalhas solitárias, mas conseguiram grandes resultados e mudaram vidas. Já os grandes falastrões nada fizeram e mesmo seus discursos tornaram-se vazios como sua história e muitos deles acabaram enterrados com suas palavras medíocres e com esquecidos pelos demais. Para cada Davi, há muitos leões, ursos, Simei, Golias e Saul que acabam tombando no caminho.

A verdadeira Religião
Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo” (Tiago.1.26-27)

Infelizmente os cristãos inventaram um bordão antibíblico de que Igreja não é Centro de Assistência Social, muitos pastores e irmãos repetem esta barbaridade, alegando que a Casa do Senhor é lugar de adoração e em uma única frase detonam duas grandes verdades cristãs: o que importa é que o adorem em espírito e verdade (João 4-23), e que a verdadeira religião é amar o próximo (Tiago 1-27). A Igreja esta sim para atender a pessoa em todas as suas necessidades e se não faz não é de fato um lugar para adoração a Deus, pois aquele que despreza o pobre, despreza ao Deus que o criou (Provérbios 14-31). A Casa do Senhor não é lugar para cultivar a vaidade, a discórdia, a falta de amor ao próximo, se isto é o que acontece, o Senhor não habita mais neste lugar.
Devemos como cristãos analisarmos sim o que é dito no altar, pois era isto que fazia a Igreja em Bereia e por isto foi elogiada. Infelizmente vivemos uma época em que o Evangelho virou algo comum, qualquer um se diz crente e não muda de vida.. Artistas e celebridades instantâneas gritam aos quatro ventos sua salvação, mas não há nada de mudança de vida, de caráter, estão usando o Cristianismo como uma moda atual, é “fashion” ser cristão, apenas isto e, os grandes líderes vão aceitando que o undo adentre a Igreja, mas os necessitados? Estes que fiquem ã beira da estrada, lançado ao solo, com suas feridas, roubados em seus direitos, discriminado por sua situação difícil. Enquanto a Igreja não reconhecer seu papel social, sua responsabilidade frente a Sociedade, seremos visto apenas com aquele Zé Povinho que não pensa, que é manipulado.
Hoje os pastores se orgulham de ver em seus altares políticos que “aceitam Jesus”durante a campanha e a os apoiam para que eles perpetuem-se no poder, mas ao necessitado nega o pão. Para mim estão dentro daquela passagem de Jeremias que diz que alguns fortificam os braços daqueles que persegue os menores – os malfeitores (Jeremias 23-14).
Os discípulos um dia perguntaram ao Senhor quando eles o ajudaram com alimento, roupas ou agasalhos e o Jesus disse que quando fizerem aos pequeninos algo assim, a Ele fizeram (Mateus 23-40). Infelizmente muitos esqueceram-se que um dia prestarão contas de suas atitudes a Deus e Ele nos cobrará cada uma de nossas atividades que foram contra sua ordenança.
O Evangelho esta deixando os púlpitos e em seu lugar estão a ficar as Palestras Administrativas que celebram o dinheiro, o poder e a riqueza, deixando de lado a Mensagem da Cruz. E como sempre diz e repete o Pastor Sérgio, quem leva uma cruz esta pronto a morrer nela ou por ela. Só que levar a cruz esta ficando muito pesado.
O exemplo daquele samaritano foi tremendo pois ele não rejeitou sua cruz – ser samaritano naquela época era uma grande cruz, pois eles eram odiados pelos seus irmãos judeus – mesmo assim, ao notar ali no caminho o judeu machucado, ele não passou de lado, na verdade, juntou a cruz daquele homem moribundo à sua e levou ambas. Como disse Albert Pike, O que fazemos para nós, morre conosco. O que fazemos pelos outros e pelo mundo, continua e é imortal. Sim, a fama do justo – aquele que pratica a justiça – permanece além de sua vida, afinal, No final, não são os anos da vida que contam, mas avida que há nos anos, dizia Abraham Lincoln. E ele estava certo. Você pode matar um herói, mas jamais enterrará com ele, sua História.
E como Jesus diria: Vai tu e fazes o mesmo (Lucas 10-37)!




Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter