Translate / Traduza

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Chamados

Josué 1 - Chamados


Introdução

Diz-se muito que muitos são chamados, porém poucos são os escolhidos, citando Mateus 22-14, mas às vezes não percebemos o que de fato significa esta sentença.

Quando observamos a história de Josué, percebemos alguém que foi escolhido e treinado ao longo do tempo, mesmo sem perceber. Sim, dado a sua posição frente ao chamado, depois da partida de Moisés podemos notar que substituir seu senhor não era o objetivo de Josué.

O que diferenciava Josué e Calebe dos demais espias era a fé e a determinação. Eles criam que o Senhor entregaria os cananeus nas suas mãos..

Josué serviu a Moisés, auxiliando aquele grande homem incansavelmente. Josué e Moisés não se cansaram desde que saíram do Egito, até às portas da cidade de Canaã. Moises prevaleceu sobre todos os que se levantaram contra ele e permaneceu fiel até o momento em que foi tomado do povo hebreu.

Agora, Josué é convocado para liderar o povo e concluir o que o Senhor colocara anos antes no coração de Moisés.

Mesmo tendo ajudado por anos a Moisés, Josué sente-se despreparado para a função e Deus o anima a ser forte e corajoso.

Não devemos nos esquecer que quem nos chamou foi o Senhor. E se o Senhor nos chamou e escolheu para fazer algo, Ele vai nos capacitar, mesmo que nos sentimos fracos, Ele tem uma Palavra de animo para nos fazer levantar e prosseguir.

Sua Promessa Pode não ser para esta Terra



Moisés lutou para tirar o povo de Israel do Egito, andou com o povo por 40 anos, sofreu as murmurações, as queixas e as decepções que tentavam abatê-lo, mas ele permaneceu fiel ao seu Projeto inicial.
Só que aos olhos humanos, Moisés não é um vitorioso no sentido real ou total da palavra.

Moisés não alcançou a promessa de entrar na Terra Santa, mas recebeu seu quinhão em lugar melhor quando foi chamado ao Céu.

Você precisa prestar atenção nisto: Não se preocupe de você não receber aquilo que pediu aqui, mais saiba que vai receber no Céu e das mãos do Senhor.

Você não precisa se preocupar se o que você começou vai ficar inacabado se o Senhor te levar, porque o Senhor zela por sua Obra e vai levantar outro que vai concluir o que você iniciou.

Josué tornou-se um dos patriarcas porque obedeceu e seguiu o Projeto inicial: Entrar na Terra Prometida.. Ele entrou naquela Terra, lutou para ter a posse dela e fez a divisão por tribos, cada um a seu jeito, a seu modo, obedecendo a Deus.

Ele não se achava a pessoa certa para substituir Moisés, mas foi ele que o Senhor levantou.

Você precisa ver e observar bem que lutas virão – até porque servir ao Senhor não é uma tarefa fácil. Estas muitas lutas virão e acabarão e novas ainda retornarão mais forte, mas Deus nos garante a vitória, se permanecermos fiéis.

A nossa peleja não termina enquanto vivemos aqui, ela termina quando partimos. Você fica pensando quando uma luta acaba: Estou vivendo muito bem! Ai de repente vem a luta.

Muitos passam horas pregando sobre a Prosperidade – e Deus nos faz próspero sim – mais estes não é seu propósito maior. Deus até nos dá, mas temos que lutar, aprender a viver na dificuldade. Lembre-se de Paulo: Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. (11) Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade (Filipenses 4:11-12).

Os personagens bíblicos que admiramos hoje por sua força, por seu dinamismo, tornaram-se fortes porque enfrentaram as dificuldades, mas venceram-nas. O próprio Josué, que começou seu ministério atemorizado, tornou-se um grande líder, pois já em avançada idade fez com que o povo voltasse à sua Fé em Deus, quando afirmou que ele e sua casa ainda serviriam ao Senhor, Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR (Josué 24:15).



Conclusão

Aquele Josué antes desanimado frente a grande responsabilidade, é o mesmo que transportou os ossos de José até a terra de Siquém.

Este livro prova que Deus é conosco, que mesmo que você não receba aqui, você vai receber no Céu.

Imagine comigo – não está escrito na Bíblia – mas eu imagino, o Senhor mostra a Moisés que Josué estava terminando sua obra. “ Olhe lá, Moisés, ele dividindo um a um cada pedaço de terra entre as Tribos”.

Muitos outros foram levantados como líderes depois de Josué. Ele liderou o povo até seus 110 anos, não se aposentou, não abriu mão de sua chamada, seguindo os passos de Moisés, ele terminou sua luta com sua morte.

Não devemos esquecer que o senhor nos fortalece na dificuldade. Olhe para tudo o que você passou, por todas as etapas, enfrentou muitas destas arratando-se, mas o Senhor te fortaleceu.

Novas lutas virão, mas o Senhor te fortalece. Você vai conquistar, mas a primeira barreira que tem que enfrentar é seu próprio medo.

O Céu não vai te abrir, mas Deus vai te dar as ferramentas para que você possa vencer. Seja na vida espiritual, na vida material, Deus vai te capacitar, vai te guiar . Seu ministério pode ser de cantar, Ele unge tua voz, pode ser de pregar, Ele te dá o Conhecimento, pode ser atender o próximo, Ele te ensina amar.

Certo é que o Senhor não chama heróis, chama os simples, mas exalta e honra com seu poder, para que Seu Nome seja glorificado em nós.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter