Translate / Traduza

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

II Reis 2 - As 3 Capas - Parte Final

II Reis 2 – As 3 Capas – Parte Final 

A Segunda Capa - Uma Capa para jogar fora.
A Capa de Bartimeu
Pastor Sergio Carlos da Silveira
Bartimeu era infeliz, mendigo, um homem envergonhado por sua situação de miséria, um homem sem sonhos, sem esperança, repugnante a vista e desprezado. Tudo o que tinha por bem, era aquela capa, que simbolizava a sua condição vergonhosa.
Esta capa, dizem os teólogos, era uma autorização dos governantes de então para que os pobres em situação de miséria, pedissem ajuda.
Hoje é comum vermos nas grandes cidades, os mendigos levando sobre si cobertores. Eles a usam como morada, coberta e companhia.

Bartimeu, consciente da situação que lhe afligia, sabendo que era uma oportunidade que não podia deixar passar, ele começou a gritar.
Eu não quero mais esta capa, se Jesus me ouvir, eu serei mudado!
Cala tua boca, infeliz, fedido! - Até parece que Jesus vai te ouvir! - Ei tem mais de 5 mil pessoas aqui, porque Ele te ouviria? E realmente, um grito apenas, Jesus não ouviria, o que Jesus ouviu no meio daquela multidão foi o coração de Bartimeu. Porque Bartimeu gritou com sua alma.
Ele estava convicto que não usaria mais a capa. Bartimeu queria ver de novo. Era o mais importante para ele, por isto clamou.
Atente-se para o fato que Bartimeu não esperou ser curado, para libertar-se daquela capa, que pesava a míséria e dor. Ele libertou-se dela, deixou ela pelo caminho, no meio da multidão e foi ao encontro de Jesus. Eu quero ver, e viu. Jesus curou Bartimeu, aquele homem sem futuro, agora esta liberto de sua marca de dor. Imagine sua alegria ao se ver livre daquela capa de vergonha!

A Terceira Capa – A Capa Pedida

A Capa de Elias

A Capa de Elias é a capa desejada. Eliseu implorou por ela. Ele queria porção dobrada do que Elias tinha.
Quando Elias lhe é tomado, de repente o desespero toma conta de Eliseu, mas logo ele pega a capa e abre o rio com ela. Esta é a capa do dicernimento, da comunhão. Quando Elias é levado de Eliseu, este recebe então a capa e com ela a unção esperada, era um pastor abençoando um pastor, que era até aí também seu discípulo. Apesar de receber a capa e a unção desejada, o ministério de Eliseu como profeta foi diferente do de Elias.

Antes de ser chamado, de receber o toque desta capa que agora herdara, Eliseu estava a campear bois no campo, mas ao ser tocado pelo chamado do Senhor, ele deixou tudo e segui ao preofeta Elias.
Era Deus escrevendo uma nova história! Digo de novo: Deus não reescreve história. Ele escreve uma história nova, Deus apaga o que não é de seu senhorio. Deus edifica novos alicerces.

Quando Eliseu levantou-se e seguiu o Profeta Elias, ele abriu mão do que tinha para seguir um propósito novo (I Reis 19 – 19 a 21).
Era Deus lhe perguntando: És capaz de abrir mão do que foi até hoje?
A mesma pergunta feita ao jovem rico só que com resposta diferente. Está é a única vez que Jesus pede que alguém lhe dê algo, abra mão de seus bens. Mas o jovem rico não abriu mão de passado. Jesus só pediu tudo, porque Deus conhecia o coração daquele jovem. Jesus conhecia a resposta, por isto pediu que ele entregasse.
É necessário que você deixe a Babilônia e o que te destróe. Recomece do zero, Ele é o Dono do Ouro e da Prata. Deus não quer teu cofrinho, tuas reservas, Deus não cobiça o que você trouxe do mundo.
Você precisa entender que ninguém está impondo uma Capa. Acã foi atrás . A de Bartimeu foi colocada sobre ele dado sua condição. Já a de Elias foi desejada, Eliseu disse: Eu quero!
O Evangelho que se prega aí fora – da IPCO Ministério Minas Gerais – é o Evangelho do Pé de Meia e Companhia, aqui não, aqui pregamos o Evangelho de transformação. Se eu mudar, meu futuro muda. No dia que este Evangelho mudar ou fecho a Igreja ou já estou no Céu.
 Você precisa entender que Deus quer te fazer alguém novo, simplesmente porque vinho novo quebra odre velho. "Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos" (Marcos 2:21-22).

Você não reconhece os pensamentos de Deus para sua vida, mas eles são para vida: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais (.)” (Jeremias 29.11). Ou seja, Deus esta trabalhando ao seu favor, mas a Transformação Divina é estreita.
Você conhece o processo se transformação da Águia? Bem, a águia vive em torno de 80 anos. Dependendo de si para sobreviver todo esse tempo. Quando está entre os 40 e 50 anos de idade ela precisa passar por uma série de transformações, de sofrimento extremo mais necessário para sua sobrevivência. Assim, sobe até a mais alta da montanha, para se proteger, e ali, longe de todos os olhos de predadores, inicia-se seu processo de renovação.

Primeiro a águia começa a arrancar toda a sua pelagem, pena por pena, com seu próprio bico, pois as penas já estão velhas e gordurosas, no que resulta a perca de aerodinâmica. Em um mês toda a sua pelagem está renovada e pronta para vôos perfeitos. Agora ela vai quebrar suas unhas, pois estas estão velhas demais para segurar suas presas; elas são tiradas até a raiz para nascerem unhas mais fortes, parecidas com as de sua primeira caçada.

Um mês de recuperação e crescimento das novas unhas, agora vem a pior parte, a águia que é a quebra de seu bico, muito velho e envergado que dificultam para pegar sua presa. Ela bate o seu bico por diversas vezes na rocha, com o que restou de suas forças, lembre-se ela já está fragilizada pela dificuldade do processo de mudança, então ela sofre mais até que ele se quebre e caia. Agora, após um mês é que o novo bico estará forte para voltar a ativa, e a águia pronta alçar novos vôos.

A águia velha precisa passar pelo processo de renovação, que leva até 6 meses.

A transformação dói, mais trás renovo, assim se recomeça sua história.
Desenterre a capa, livre-se dela.
Quer uma capa nova? Faça como Eliseu. Peça a de Elias.
Para que sua mudança se concretize é necessário que você tome sua cruz. E quem carrega uma cruz, carrega para a morte. Nossa cruz é parte do processo, mas no fim tem morte, só depois da morte do velho eu, há o novo nascimento.
Peça Misericórdia. Jesus não chama guerreiros interesseiros. Jesus chama aqueles que querem se livrar da capa da Soberba ou da Vergonha, mas anseiam desesperadamenste pela Capa da Restauração da Fé.
Bartimeu clamou e foi atendido. Quando seus olhos abriram, a primeira visão dele foi o rsoto do Senhor.O Espírito Santo não entra em espaços sujos ou ocupados. Temos que nos permitir limpar nossas vidas para que o Espírito Santo faça morada em nós.
Minha oração hoje é: “ Reserva para mim, Senhor, a unção que cobria Elias, o manto de Eliseu.”
Pare de esmurrar ponta de faca, busque ao Senhor de coração limpo das histórias do passado. E tome posse da Unção reservada a você.

Pastor Sérgio Carlos da Silveira
Por Elisabeth Lorena Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter