Translate / Traduza

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Quem é o Filho Pródigo?

Quem é o Filho Pródigo?

Nos apegamos a diversas mensagens e louvores, mas algumas destes nos fazem ter um experiência diferente com Deus, uma visão de nossa própria condição diante de Deus. Por exemplo, quando ouço falar do Filho Pródigo fico meditando em minha própria condição, como ele, quantas vezes eu achei que estava tudo certo, que já era hora, que Deus estava comigo naquele projeto, que Deus ia me abençoar, que já era a hora de tomar para mim aquela bênção, porque Deus ali estava presente.
Quantas vezes eu agi desta maneira? Porque irmãos, nós temos o Filho Pródigo como um filho mal, que tira os bens do seu pai.
Eu consigo olhar para o filho Pródigo de uma outra maneira. Afinal, quantas vezes eu não agi da mesma maneira? Não, disse eu, vou seguir o meu caminho agora, porque “Deus está no negócio”, Deus faz parte do negócio, eu prefiro seguir meu caminho agora, eu só quero o que é meu, meu Pai.
A Bíblia não diz que ele pediu o que era do pai ou o que era do irmão, ele disse: “Eu quero o que é meu”. Eu quero o que é meu, quero seguir meu caminho. Quantas vezes eu não agi desta maneira? Nestes anis todos de caminhada com o Senhor, quantas vezes eu não fui o Filho Pródigo? Eu achei que por muitas vezes o Senhor havia depositado algo e porque me disse: “Olha é teu” eu achei que era hora de eu pegar e fazer daquilo o que quero fazer, porque é meu, foi o Senhor quem me deu. Várias vezes agi assim, como o filho Pródigo.
Só que existe um detalhe tremendo na vida deste jovem, as pessoas dizem que ele desejou a morte do pai e dizem outras barbaridades, mas a Bíblia não diz isto. A Bíblia diz que ele pediu ao seu pai a parte que lhe cabia. Era a hora de partir, cria ele.
Era a hora, pensava ele, mas e nós? Quantas vezes nós não pensamos assim? Quantas vezes nós não agimos , quantas vezes decididos e dizemos: “Olha, agora é hora de Deus entrar no negócio, agora é hora de Deus cumprir na minha vida, agora é a hora de eu tomar a parte da minha herança Senhor e agora eu vou caminhar. Não tenho mais necessidade de viver debaixo (das ordens)
Este é o meu maior erro!
O erro do filho pródigo foi acreditar que sozinho ele iria longe, que sozinho ele continuaria a viver com a mesma graça, com a mesma herança ou até com a mesma bênção que ele vivia embaixo do lar do pai. Escuta bem, crente, escute bem filho de Deus, quando nos achamos que somos independentes, que já não temos mais necessidade de andar com o pai, de viver ou andar com o Pai, nós estamos fazendo como este jovem, estamos tomando para nós a herança e fazendo dela o que não deveríamos fazer. Entenda, toda sua herança esta na dependência de Deus, tudo o que você tem,vai ter ou será, depende de Deus, é a parte de Deus você não tem poder e nem controle sobre nada e nem sobre as promessas que Deus tem sobre sua vida. Muitas vezes a pessoa diz: “A promessa é minha e eu faço dela o que bem entender”, foi assim que o Filho Pródigo agiu. Ele imaginava que sabia como viver longe do Pai. Ele tinha sonhos. Vou pegar minha parte e vou me sustentar, vou ser tão rico ou mais rico que meu Pai. Eu vou pegar minha parte e vou multiplicar ela tremendamente porque ela veio da parte de Deus. Então eu vou pegar a parte e com a sabedoria que tenho, com o alicerce que tenho, com a criação que eu tenho, vou seguir o meu caminho. E no meu caminho eu vou construir castelos, eu vou construir os meus sonhos.
Olha, os teus sonhos e os teus castelos estão vinculados a Deus, eles não existem se Deus não está presente na sua vida. Não existe castelo se Deus não estiver no projeto.
O que tenho agora é meu, daqui para frente quem toca sou eu, agora tenho minha parte na herança. Este foi o maior erro dele. Eu não creio que ele planejava esbanjar tudo, mas esbanjou, porém eu creio que na cabeça dele ele tinha outros projetos. Projetos que lhe trouxesse prosperidade, de riqueza, ele tinha agora sua parte, porém o administrar estava na mão do pai. E quando Jesus fala desta Parábola, Ele está retratando o Pai como Deus, como Jesus, pois a ponto de aceitar o filho de volta e não questionar nada daquilo que ele perdeu. Ele fala, olha ele estava morto e reviveu, prepara lá uma festa, prepara o melhor cordeiro que tiver e vamos festejar meu filho que estava perdido e foi achado. Quantas vezes nós temos agido desta maneira. Nós dizemos que o Filho Pródigo é aquele que se afasta do Caminho do Senhor, mas quantas vezes eu tenho me afastado dos Projetos que Deus tem na minha vida achando que sou capaz de achar sozinho a direção e ainda digo: Deus está no negócio.
Como pastor quantas vezes já ouvi esta frase: Deus está no negócio. Será que está mesmo? Será que Deus se faz presente mesmo ou os sonhos e castelos são somente seus?
Põe uma coisa na sua mente, escreve no seu coração: Se nóa não estivermos debaixo das Mãos do Pai, nossos sonhos tornam-se areia, nada prospera, nada vai para frente, nada dá certo. Registra aí, nada do que você tocar vai prosperar se você não estiver debaixo da vontade do Pai. Não adianta você pegar metade de seu quinhão e achar que porque é promessa vai dar tudo certo se Deus não fizer parte deste negócio.
Nesta passagem Deus está falando que se faz necessário que Ele se faça presente em seus negócios, em seus projetos e em seus sonhos. Irmãos, nós estamos estamos entrando em um novo ano (2012) e algumas pessoas estão fazendo projetos: Em 2012 vou casar, em 2012 vou comprar um carro e eu vou, eu vou, eu vou... porque faz parte da Promessa, mas se você não colocar Deus no meio dos teus sonhos, no meio de teus castelos, nada vai prosperar. Deus tem que se fazer presente em todos os instantes de sua vida e principalmente quando você toma uma decisão. Não se toma decisão sem Deus assinar o contrato antes, precisa do alvará daquele que é chamado Espírito Santo de Deus. Muitos dizem que estão fazendo um projeto, ai perguntamos se falou com Deus e le resmunga: Deus já faz parte do projeto, vai mas daqui algum tempo você vai voltar até sem o contrato.
Nós achamos que o filho pródigo é quem deixa a presença de Deus, mas se eu não faço a vontade de Deus, então eu sei que deixei a presença de Deus.
É algo que precisamos entender: Se não cumpro a vontade de Deus em minha vida, então já deixei a vontade de Deus. Entenda: Filho Pródigo sou eu e você quando nós não ouvimos ou desobedecemos a vontade de Deus. Somos nós quando achamos que o controle de tudo está nas nossas mãos, daqui para frente sou eu, é Deus no negócio, Deus sabe de todas as coisas.
Eu costumo falar que crente tem características que os antigos profetas tinham, a obediência de Abraão, o amor de Moisés, a humildade de Gideão, a coragem de Josué, crentes sem estas qualidades não prosperam e se você não achar, este não é cristão.
A obediência de Abraão – sai da tua casa, da tua parentela e vai para um lugar que eu vou te mandar – ele não questionou sobre qual era este lugar, ele obedeceu, ele levou Ló, não era para levar ninguém, e mais tarde sofreu com isto. Mas o principal ele fez: Obedeceu.
Veja Moisés – Deus lhe disse: Saia do meio do arraial por que eu vou mandar fogo do céu e vou destruir este povo e vou te dar um novo povo que se chamará o Povo de Moisés. Moisés defendeu a multidão e disse ao Senhor que amava aquele povo e ainda lembrou ao Senhor como ficaria sua fama diante dos homens, já que todos diriam: tirou o povo do Egito para matar no deserto. Moisés tinha um amor tremendo a ponto de não se importar com o peso de levar aquele povo rebelde nas costas, mas defendê-los. Isto era o resultado das características de Deus na vida dele.
E agora Gideão, malhando trigo no lagar e agora é chamado pelo nome, quando foi chamado para o Projeto de Deus ele se mostrou como realmente era, o menor da casa de seu pai, só que Ele era dependente de Deus. Mas é você mesmo Gideão e não é com 32 mil e sim com 300 que você vai vencer os midianitas, é desta maneira que vou usar a tua vida, na sua pequenez, na sua humildade e assim aconteceu. Deus trabalhou na insignificância de Gideão e fez dele um grande general.

Um homem chamado Josué, a Bíblia fala que um anjo apareceu e ele colocou e ele questionou o anjo, enfrentou ele “quem és Tu ?” – Josué perguntava e o Anjo: “Eu sou o Senhor dos senhores, descalça as suas sandálias”. Josué tinha uma ousadia e uma valentia que falta muito hoje nos servos de Deus.

Tem muita gente que acha que ser crente é aceitar Jesus e participar de um banquete e somos os melhores 'irmão'. Obedecer como Abraão, não é ser um crente rebelde, que faz o que quer, que acha que tudo tem que ser feito do jeito dele, que acredita que não deve satisfação para ninguém, que a vida é dele, que a herança é dele e ele pode dispor dele do jeito que quiser. Filho Pródigo, o Senhor fala contigo através desta mensagem, tem que ter o amor de Moisés, mas que amor é este? É o amor que transpassa a tua vida, atua família, e cobre aquele que muitas vezes você não sabe nem mesmo o sobrenome. Se você não tem este amor na sua vida, você não é um servo de Deus.
Muitos dizem: “Senhor, eu sou totalmente dependente da Tua vontade”, “Sem Ti o meu caminho não é Caminho”, isto se chama humildade, dependência de Deus.
Quando você acha que esta forte demais, você acredita que é só glória, bênção pura e fogo puro, tome cuidado. Você já está tropeçando, já caindo, porque quando você se sustenta naquilo que é seu, Deus não se faz presente. Saiba que você é sustentado pelas mãos de Deus em sua vida. Somente Deus tem o poder de sustentar a sua vida. Você não é dono de nada, não faz nada, sem que o Espírito de Deus guie o seu caminho.
Deus não lida com covarde. Ele ordenou que os covardes voltassem quando Gideão juntou aqueles 32 mil soldados, mas os medrosos e covardes não eram em poucos, somavam 20 mil. Mesmo os que sobraram não iriam a guerra, no teste da água sobraram apenas 300 homens. Mas Deus disse que era com os 300 que venceriam a guerra. Deus abomina crente covarde.
Como sei que sou covarde? Quando não tenho ousadia para enfrentar as lutas, para enfrentar o diabo, e, principalmente quando você não assume o Projeto de Deus para a sua vida. Tome cuidado, porque o Senhor não chama covarde para a Peleja, Ele só chama soldados valentes, homens e mulheres valorosos, cheio da unção e do Espírito Santo de Deus.
Deus não alista em seu Exército soldados covardes, temos que ter a mesma coragem de Gideão, a mesma coragem de Josué e a mesma coragem que nosso Senhor tinha a ponto de se entregar a morte e ainda declarar: “Ninguém me matou, eu estou me dando a morte”. Nós queremos ser seus discípulos, mas não queremos carregar a cruz e nem morrer. Quem carrega a cruz está pronto para morrer. Se sua cruz esta pesada, esta prestes a ser levantado e ser crucificado, porque quem carrega a cruz que morrer, tem que ser pregado no madeiro,como foi o meu Senhor. Só assim você se sentirá despojado daquilo que é velho em sua vida.
Tem gente vendo Jesus de longe e diz: “A cruz, pastor, ela é pesada e não foi feita para mim”. Na via crucies, Jesus carregava a sua cruz, diz a Bíblia que em sua trajetória, depois de muitas chibatadas e de toda as agressões que persistiam, teve um momento em que Ele caiu e, então um homem, chamado de Cirineu, foi obrigado, sim, obrigado a carregar a cruz. Embora não fosse de fato a sua cruz, ele a carregou. Esta história de que eu não tenho culpa, que não sou culpado, não justifica nossos atos. Foi por minha culpa, por toda a minha culpa que Jesus foi crucificado e não adianta dizer outra coisa, você também é culpado.
Se queres que de fato Deus abençoe sua vida, nunca saia debaixo da vontade de Deus. Você precisa esperar que o Senhor esteja contigo, na sua vida, no seu dia a dia, no seu casamento, afinal, não existe herança sem que o Pai esteja presente nela, não existe divisão sem que o Pai esteja presente nela. Muitos acreditam que possuem uma herança, mas estão desligados da vontade de Deus. A herança escrita e que não se apaga é para aqueles que aceitam viver a vontade de Deus. Sozinho você não é nada, se Deus não se fizer presente em sua vida, nada daquilo que você fizer ou tocar Deus vai fazer prosperar.
A sua vida e a minha vida só anda sob a herança e a prosperidade de Deus se estiver escrita pela caneta de ouro chamada Espírito Santo de Deus.
Tem muita gente planejando fazer isto ou aquilo em 2012 e se o Senhor te disser “Esta noite pedirão a sua alma”, se isto acontecer esqueça as suas certezas de que Deus está no negócio, que você tem a sua parte, porque chegou ao fim a sua carreira. Deus não é culpado por acreditarmos errado, por agirmos de forma a nos desagradarmos amanhã, simplesmente porque dizemos que Ele faz parte do negócio.
Tem crente que acredita que esta fazendo a vontade de Deus indo apenas a Ceia, ai diz que esta orando em casa. Claro que servir a Jesus vai muito além de estar sentado nos bancos de uma igreja, mas para mantermos nossa aliança devemos sim permanecer unidos em uma congregação, onde uns cantam, outros oram e outros dão testemunho. É quando estamos na festa que Deus que recebemos as roupas novas, o nosso anel e o banquete é nosso.
O carbono  para ser transformado em diamante tem que ser sofrer pessões e ser  lapidado. O cristão que quer ser de fato lapidado pede a Deus que faça em sua vida a Vontade do Senhor, mesmo que ele não entenda, mesmo que algumas vezes questione, mas sempre sabe que a vontade de Deus é soberana em sua vida.
Quem disse que é preciso você entender o trabalhar de Deus? Lembre-se que esta escrito em sua vida que és uma joia rara, afinal és a menina dos olhos de Deus, escolhido desde o ventre, então seja crente até o dia que Jesus voltar, leve sua cruz sem se acovardar, afinal existe algo aqui: Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. que olhos não viram e nem ouvidos (I Coríntios 2-9) mas você só toma posse quando encontrar com o Senhor.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter