Translate / Traduza

sábado, 19 de maio de 2012

Você é ingrato!

Sábia é a palavra que diz: “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas” (Mateus 7.6)
Muitas  vezes na vida  encontramos pessoas ingratas. E na verdade, parece que a igratidão cria raizes invisíveis, pois se espalha por todos os lugares, sem se importar quem vai ferir no processo.
Passamos por momentos difíceis quando nos deparamos com pessoas que pagam o bem que recebem com mal, ou pior, com a indiferença, mas não estamossozinhos nesta. Jesus passou por isto, Abraão passou por isto e multidões passam por isto todos os dias.
A ingratidão corta a alma como se fosse uma navalha de dois cortes. Perdemos o chão e nos sentimos perdidos, com nosso amor próprio ferido.
Certo é que na maioria das vezes ajudamos  as pessoas sem esperar mesmo um muito obrigado ou algo de igualk valor, mas quando este ser a quem devotamos parte de nosso tempo e vida se mostra ingrato, tudo parece ruir, falta-nos o chão  sob nossos pés.
O que interessa é o que você vai fazer em relação a ingratidão em si e não ao ingrato.
O importante é saber se outra pessoa chegar, precisando de teu apoio e amor, o que você vai fazer?

Se a sua resposta for: Vou ajudar, pois o que faço é uma atitude de amor, você está de  parabéns, Se sua resposta for: Vou ajudar por que não interessa o que um faz nem todos são iguais. Parabéns também.
Agora se você  virar e me disser que não ajuda mais ninguém, que todos são ingratos e que você també vai ser uma pessoa volúvel: Meus sentimentos.
Na verdade: Meus pêsames.
E por que isto?
Por sua atitude de deixar morrer em você a melhor parte que tem: o amor ao próximo.

Você está permitindo que acontecimentos exteriores determinem seus atos e isto é muito prejudicial a sua vida no todo. É como se você fosse um robô e esta pessoa estivesse com o poder de dirigir suas atitudes.
Não podemos permitir que as atitudes das outras pessoas determinem a formação de nosso caráter.
Manter-se a distância de pessoas que ferem você  e que podem te influenciar negativamente é uma atitude sábia.
Veja o exemplo de Jacó. Ele voltou a viver próximo de sua família, mas mantendo uma distância segura para que o sentimento familiar fosse preservado.
Muitas vezes manter distância não quer dizer falta d eperdão, quer dizer apenas: Respire.
Precisamos entender que as outras pessoas precisam de espaço para viver suas vidas.

Quando estamos procurando viver de forma clara nossa vida, aprendemos que as pessoas são diferentes e precisam de espaço para continuar vivendo suas vidas. Nada que façamos pode mudar a vida delas se por acaso elas não quiserem. E enfrentar a ingratidão é também enfrentarmos nossa própria incapacidade de interpretar se uma pessoa quer ou não ser ajudada.

Muitas vezes esquecemos que ao ajudar alguém, estamos abrindo mão não só de nosso tempo, mas também de sentimentos e doando-os e é por isto mesmo que descobrir que nossos esforços foram em vão ou mais uma vez fomos interpretados de forma errada acabamos sofrendo.
Devemos aprender com Jesus que sofreu a ingratidão de muitos dos que foram alimentados por ele e, quando Ele seguiu para a cruz, estas pessoas gritavam para que fosse morto, como traidor de seu povo. Esqueceram-se deseus ensinamentos de amor, de que um dia eles sentiram fome e Ele saciou-lhes a fome, de que seguiram-no atrás de um milagre e que conheciam o poder e amor que dele emanavam. Até seus discípulos esconderam-se, temendo por suas vidas.

O exemplo que Jesus nos deixou de como agir com os ingratos? Escolheu um deles para ser um de seus mais importantes Apóstolos e ele, Pedro, não decepcionou ao Mestre.

Quando a dor da ingratidão bater, que possamos nos lembrar que nós também agimos assim em diversas vezes com alguém, quando deixamos de sorrir para quem nos ama, quando deixamos de prestar atenção nas atitudes do próximo que precisa de nosso amor, quando deixamos uma mão estendida esperando um carinho, um aceno nosso e, principalmente, quando negamos Jesus, apenas por que nossos amigos não entenderiam a nossa Fé.
Pense nisto e olhe aqueles que te fere com um pouco mais de carinho. Quem sabe a Gratidão ainda vira!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter