Translate / Traduza

domingo, 21 de abril de 2013

Respeito e Amizade - Lições de Davi


Respeito e Amizade
Irmã Beth
Leitura Bíblica
E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? 
2 Samuel 9:1
Certo é  que todos conhecem a História de Davi , o rei de Israel. E mais, conhecem o valor que ele dava às suas alianças, já que a passagem sobre Mefibosete, o filho de Jônatas, que ele resgatou em lembrança da amizade é comum nas Mensagens e já foi tema de filme. São poucos, se existir algum, os que não conhecem esta História.
Davi, na juventude, conheceu Jônatas e ambos tornaram-se amigos. Nem o fato de um ser Príncipe com direito ao Trono e o outro ter sido ungido para ocupar o mesmo trono não impediu que eles se respeitassem e estreitassem os laços. Em diversas vezes Jônatas livrou Davi das mãos de Saul, que tentava eliminar o jovem soldado. Não sabemos, mas TALVEZ, durante os muitos períodos de guerra em que viveram, tenham salvado a  vida  um quanto o outro, já que Davi se destacava como herói nas batalhas, é de se esperar que lutassem juntos, já que a Bíblia afirma que Saul era um bom guerreiro.
EM um batalha, que Davi não estava, pois encontrava-se exilado, longe de Israel, tanto Saul quanto Jônatas e outro filho do rei, morreram.
Os anos passaram e Davi agora faz esta pergunta:  Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?  Só que desta vez ele obtém uma resposta. Há sim um filho de seu grande amigo, um jovem aleijado, que mora em terras distantes: Mefibosete e Davi manda buscar.
Davi recebe o jovem como a um filho e lhe restitui todos os seus bens e seu lugar na Corte.

Uma história linda em que a vida de um rapaz muda, que passa a ser visto como filho do Rei e que todos que conhecem a história de Davi e sabem da amizade que tinha a Jônatas, por certo repetem com orgulho, dando como exemplo aos seus filhos, como fazemos hoje quando meditamos nesta passagem.
Só que hoje, a título de meditação, quero me prender nos valores dados a esta amizade por Davi.
Davi honrou sua amizade, sua aliança  com Jônatas mesmo quando não parecia mais necessário, afinal o amiga era morto e os anos que passara longe da casa de Israel, não o  permitira conhecer detalhes específicos sobre a vida de seu amigo.
Se Davi não procurasse informação, ela não chegaria aos seus ouvidos. Afinal, Mefibosete era um herdeiro direto ao trono de Israel e poderia ser confundido com alguém que quisesse tomar para si os direitos de seu pai.
Davi PROCUROU Mefibosete, perguntou por ele sem saber ao menos que ele existia, estava disposto a fazer algo por seu amigo mesmo que ele sendo morto e o tempo ter passado.
Esta atitude de Davi mostra o respeito que ele tinha por seus laços.  E isto deve ser algo que devemos aprender.
Vivemos uma época em que acredita-se que tudo é descartável, até mesmo as pessoas. Deixamos de lado sentimentos verdadeiros por paixões avassaladoras, mesmo sabendo que está vai se apagar e sumir no espaço, deixando em nós apenas o vazio.
Vemos pais que abandonam filhos, filhos que abandonam pais, amigos que se esquecem por tão poucos motivos. A vida tornou-se descartável, as pessoas tornaram-se  objetos para nosso uso e quando não nos servem mais, as descartamos, sem nos importar se estamos ferindo sentimentos, se estamos maltratando alguém que tem algum amor por nós.
A Sociedade perdeu o RESPEITO pelo próximo e junto com este foram valores importantes como a GRATIDÃO,  por exemplo, vivemos uma época em que a ingratidão se alastra como uma bomba silenciosa, mais perigosa e deixa atrás de si pessoas feridas, descrentes nos outros seres humanos.
Talvez a maior lição de Davi não seja a de ser um homem de coração humilde e arrependido, talvez seja esta, a de RESPEITO pelos laços de amizade.
Davi não abandonava seus amigos. E seus amigos não o abandonavam, vale lembrar aqui de Itaí, o filisteu que se tornou guarda pessoal do rei de Israel e que mesmo quando este ordenou que ele ficasse para trás, quando Absalão tentava destruir o próprio pai, disse-lhe:
"no lugar em que estiver o rei, meu senhor, seja para morte seja para vida, lá estará também o teu servo".  
Davi fez muitos inimigos em seus anos de soldado e como rei, afinal ninguém agrada todo mundo e mesmo os de sua casa se levantaram contra ele, mas o respeito que ele tinha com os laços criados ao longo da vida, lhe deram segurança na jornada.
Davi morreu velho e fartos de dias,  cercado  por aqueles que ele soube amar e respeitar.

Quando sabemos criar laços e mantê-los, garantimos uma velhice rodeada de lembranças e de alegria.
Que possamos reservar conosco este ensinamento.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter