Translate / Traduza

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ananias, no lugar e hora certa [Pastor Sérgio Carlos da Silveira]


Diferença entre Paulo e Ananias
Pastor Sérgio Carlos da Silveira

Ananias era um discípulo de Jesus. Um homem justo que fazia a Obra do Senhor de forma anônima. Seus irmãos o conheciam e reconheciam suas qualidades, mas ele era um soldado especial.
Paulo era um seguidor dos sacerdotes e não cria que Jesus fosse realmente o Messias aguardado pelos judeus. Ele entendia a Palavra ao pé da letra e assim, acabara ''cego'' para as pequenas coisas envolvidas no advento de nosso Senhor.

Ananias vivia sua vida sossegado, com suas preocupações normais e, claro, prestando atenção nas perseguições que ele e seus irmãos sofriam por parte dos que nada entendiam do Plano de Salvação. Sabemos que a maioria dos judeus esperavam o Messias com poderes políticos grandiosos, que os livrariam da colonização romana, que imperava ali. Era neste cenário tenso que vivia Ananias.
Do outro lado estava Paulo, um homem zeloso, cumpridor da Lei, que perseguia os cristãos e tinha ordem para os exterminá-los. Paulo, que ainda era Saulo, vivia do lado forte da situação, para ele os cristãos estavam agindo errado e deviam ser castigados por isto. Tempos antes ele assistira a morte de Estevão, que dera testemunho de Jesus até seus últimos momentos de vida, mas isto não amoleceu o coração de Saulo.
Um dia, no entanto, as coisas mudaram para estes dois personagens.
Saulo, que seguia para Damasco, acabou tendo um encontro com o Senhor e foi chamado para ser apóstolo enquanto seguia com cartas de Jerusalém, para perseguir os cristãos das outras regiões de Israel.
Deste encontro saiu cego de verdade, agora.
Ficou na casa de um dos discípulos, para onde foi levado, por ordem do Senhor. Sem comer ou beber, em suas orações e preso as suas confusões pessoais. Ali na casa de Simão, um curtidor, Saulo meditava em tudo o que ouvira, sem entender nada.
Em outro lugar da cidade Ananias recebe um avios do Senhor que terá que encontrar Saulo, o perseguidor. Depois de apresentar ao Senhor suas dúvidas, Ananias seguiu ao seu encontro com Saulo.
Deste encontro saiu uma vitória.
Ananias conversou com Saulo, falou-lhe da Palavra, explicou-lhe tudo o que precisava entender para sair da situação de escuridão em que se encontrava e depois orou por Saulo. As escamas de Saulo caíram por terra e ele ficou liberto, da cegueira física e da espiritual.

Aqui entra a nossa meditação...
Em nosso meio hoje existem muitos querendo ser Paulo. Um pregador respeitado, cheio de autoridade e que possa ir e vir e falar tudo o que acredita que as pessoas precisam ouvir.
Só que Deus está mais interessado em ter para si novos Ananias, que não se acovarde diante de inimigos e que abra aboca e fale tudo, limpando as feridas, dando alento, acalmando corações aflitos.
A diferença e que Ananias não tem a fama de Paulo.
Cada qual tem sua importância ministerial, entretanto percebemos mais os que são mais presentes, os que ocupam cargos mais vistos.
Só que deus quer levantar um Exército de Ananias, homens aptos a identificar as cegueiras e aplicar o tratamento correto.
Hoje, dado a corrupção em nosso meio, existem mais pessoas cegas pelas belas palavras dos líderes espirituais comprometidos com suas própria Teorias, do que com a Verdade que liberta. E para liberta os muitos que se deixam cegar é necessário que Ananias se habilite e faça seu trabalho invisível, que no entanto é muito necessário.
Quando libertamos os cegos, aumentamos o Exército do Senhor e para cada um cego liberto há milhares para salvar. Só que Ananias deve salvar cegos, Paulo deve salvar os gentios. Os cegos que devem ser responsabilidade de Ananias, estão entre nós, escandalizados com as diversas manipulações da Palavra. Cabe a este Discípulo quase anônimo a responsabilidade de curar as almas feridas com a Verdade, derramar bálsamo sobre as feridas velhas e purificá-las.
É bom aprendermos algo importante sobre isto: Os que abrem os olhos aos cegos, faz ex-cego missionário.
Sim, Ananias foi semeador de Missionário!
Nunca esqueça: Deus está esperando por Ananias. Venha ser um.



Uma canção que fala exatamente sobre ser usado...

Esta poderia ser a oração de Ananias.


Eu preciso ser usado 
Na unção do Santo Espírito 
Ser um vaso em Tuas mãos 
Não perder a comunhão 
Oh meu Salvador Bendito 

Acender uma fogueira 
No escuro do deserto 
Para conduzir alguém 
Que hoje chora sem ninguém 
Quero ser a mão mais perto 

E pra isto acontecer 
Venho esvaziar meu ser 
Pra me encher da Tua vontade 
Que não seja mais meu eu 
Mas do vaso que hoje é Teu 
Seja Tua santidade 

Coro: 

Senhor me usa pra levar o teu amor 
Como o sol usa o calor 
Para germinar a vida e a semente 
Faz brotar nos corações o Teu querer 
Vem Senhor e faz nascer 
O desejo de seguir e Te servir 

Que a justiça resplandeça em meu rosto onde eu for 
Santifica-me e usa-me Senhor

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter