Translate / Traduza

sábado, 5 de novembro de 2011

Anime-se Josué

Anime-se Josué

Pastor Sergio C. Silveira

Quer dizer algo com que todos se identifiquem? Fale mais das cicatrizes e elogie menos os troféus. Há uma multidão tentando se manter de pé. (Autor Desconhecido)

Leitura Bíblica
(Josué 1:5-8)
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

É tremendo servir a Deus, Ele não pede para você ser um Super Herói. Ele pede que você se anime.

Quando Deus disse a Josué Esforça-te e se anime, estava na verdade dizendo-lhe: Fique calmo Josué, eu te entendo.

Esquecemos que estamos lidando com pessoas comuns.

E este era o caso de Josué.

Josué herda um ministério gigante, não em matéria de pessoas apenas, mas por substituir ninguém menos que Moisés, o Libertador.

Durante anos Josué serviu a Moisés como seu auxiliar, mas não era o único. Só que Josué estava assustado.

Estamos acostumados a ouvir mensagens que nos sugestionam a ver apenas heróis.

Estamos cercados de mensagens que nos impulsionam para cima, nos mostram as qualidades dos heróis que venceram. Falam da força e do animo, das vitórias, e da honra adquirida por estas figuras que se mostram gigantes em seu sucesso e, não parecem-se conosco, não estão próximos de nossa realidade. Somos humanos, por isso temos momentos de fraqueza, assim, é necessário que vejamos as fraquezas destes heróis, para entendermos o que os impulsionou a vitória.

Mais sobre mim

Em minha experiência como pastor, passei por uma luta em minha vida como ministro, então as forças me faltaram, mas continuava orando, embora me sentisse desanimado. Um dia tive um sonho.

Estava em um trem e desci em uma bela cidade, fiquei animado com tudo o que via à minha volta, mas, de repente, alguém me disse: Porque você desceu aqui, a sua parada era a próxima, sua cidade é outra, muito melhor. Voltei a estação e praticamente me lancei no próximo trem e, nisto, lá se vão mais de 10 anos.

Este foi o meio que o Senhor encontrou de me animar.

E isto aconteceu porque clamei por ajuda do Alto e ela veio assim. Até hoje me anima a promessa de que ainda não é o fim, mas terei minha vitória no fim da viajem.

Você precisa clamar

Deus vai te animar, para isto é necessário que você clame ao Senhor. Peça a ajuda e diga claramente como você está realmente. Esclareça, diga que não pode sozinho.

Quando estamos tristes queremos nos esconder, não queremos ver ninguém. Então esta é a hora de clamar a Deus.
Se você clamar, Ele vem em teu socorro, porque o Senhor entende você.

Não pare agora

O exemplo de Josué vai além de estar fraco, é claro. Ele animou-se, não abandonou o povo, tomou fôlego para continuar sua luta.

  • Se Josué tivesse parado ali, Israel não tomaria posse da Terra Prometida, mesmo estando a frente dela.
  • Se Jesus tivesse deixado a cruz e alegasse não ser o culpado dos pecados que levava sobre si, não estaríamos aqui.

Com isto aprendemos que de fato quando pensamos ser fraco, ai somos fortes, pois o Senhor nos anima e dá forças para continuarmos nossa caminhada.

Deus é nosso amigo fiel.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter