Translate / Traduza

domingo, 27 de setembro de 2015

Como viver em Paz

                    Viver em Paz.


                    Será que nas atuais circunstâncias é possível viver em Paz?
                    A Paz é um estado de espírito. Assim, mesmo que todas as coisas fora de si estejam difíceis, perder a Paz é uma imposição pessoal. Sim, nós abrimos mão de vivermos em paz. Jesus nos deu uma lição sobre isso. Sendo então homem, sujeito as mesmas dores que nós e vivendo ele, sobre si, dores maiores que muitos dos homens, jamais perdeu a Paz, antes viveu em função dela sempre que lhe foi possível. E Jesus não enganou ninguém quanto a situação no mundo, pois Ele mesmo afirmou: "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33). Sim, Jesus disse que se nos firmássemos em seus exemplos e ensinamentos alcançaríamos um patamar de paz acima das demais pessoas. E Paulo escreveu, admoestando-nos sobre a Ansiedade: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7). Sim, podemos observar que se conseguirmos controlar nossos próprios anseios, encontraremos a paz. E não é qualquer nível de paz, diz o apóstolo que esta Paz excede toda a compreensão humana. Aleluias!
                   Ainda usando Paulo, ele explica o que de fato derruba a nossa Paz e mais uma vez relaciona com as nossas próprias preocupações. Então ele nos lembra que se focarmos mais no que é interior, no que vem de Deus em nós, encontraremos a Paz. vajamos suas palavras: "A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz" (Romanos 8:6). E Paulo vai mais além, quando afirma que conseguimos viver em paz através do esforço próprio: "Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua" {Romanos 14:19). E se observarmos bem, este versículo trás mais responsabilidade a cada um de nós, pois ele afirma que este esforço em manter a paz não está relacionado apenas a nós , mas aos outros, pois ele conclui o versículo usando lembrando-nos de que este exercício da paz edifica a nós e ao próximo.
                 Sim, viver em paz, mesmo em ambiente de guerra depende de nós. Só quando estamos em paz com nós mesmos, encontramos estabilidade suficiente para  enfrentarmos as dificuldades e crises internas e externas, de forma coerente e  temos capacidade de encontrarmos saída para as situações que se apresentam em nosso caminho. Viver em Cristo não nos livra da Crise, como afirmam alguns, mas nos faz buscarmos equilíbrio para que não sejamos destruídos espiritualmente pelas dificuldades que caem sobe nós. A morte não deixa de existir quando cremo em Deus ou quando buscamos equilíbrio espiritual, mas com certeza ela não nos rouba a Fé. Viver neste mundo aflitivo e sofrer aflições, perseguições e até a Morte, é algo que todos nós enfrentaremos, só que a forma como encararemos estas dificuldades é que fará com que a nossa Mente, nossa Alma e nosso Equilíbrio saiam intactos, sejam quais forem os resultados que venham sobre nós. Pense nisso e não esqueça-se: "Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens"(Romanos 12:18).

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter