Translate / Traduza

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Amor ao Próximo

Porções Diárias – Amor ao Próximo

Dorcas

Dorcas usa suas mãos para fazer roupas para os pobres. Ela conforta os tristes, ajuda os pobres e leva alegria a muitas pessoas. Ela é amada por muitos em Jope. Quando ela morre, os crentes de Jope mandam chamar Pedro. Eles mostram as roupas que Dorcas fizera
para eles e contam sobre sua bondade e amor. Pedro, com o poder de Deus, ressuscita Dorcas.
(Atos 9)

Morava em Jope uma mulher, Dorcas, que usava suas aptidões naturais para assistir a congregação que vivia naquela cidade. Todos os admiravam por sua atitude e amor e ela os recebia sempre com misericórdia, jamais despedindo-os de mãos vazias. Ano após ano Dorcas assistia as pessoas que se achegavam a ela, para conversar, buscar roupas ou alimentos. Seu amor e misericórdia alcançava a todos e assim ela vivia em paz. Maz um dia Dorcas morreu. Todos ficaram muito triste com o acontecido e choraram muito sua partida.

O apóstolo Pedro foi chamado e depois de uma oração, ela ressuscitou.

O que me interessa hoje é o interesse dos moradores de Jope por esta mulher. Todos a amavam e sentiram muito a sua dor. Fica a pergunta: E se fosse você?

O que você esta fazendo para ser lembrado?

Bem, caso se interesse pelo Serviço Social, tão desprezado pela maioria das Igrejas, você pode sentar com seu Pastor e combinar uma atividade que possa suprir as necessidades do próximo, desde o alimento até o vestiário, criar um Projeto para arrecadar alimentos, móveis e gás ou outro benefício que achar necessário para que seu trabalho seja feito e que pessoas sejam alcançadas por seu Trabalho.

Na verdade devemos lembrar de uma advertência do Senhor que diz: O que despreza ao pobre por sua situação de pobreza peca, mas o que se compadece dos humildes exalta ao deus que o criou (Provérbios 14:21).

Na verdade é bem natural as pessoas desprezarem os mais pobres, até entre si, o necessitado é odiado: O pobre é odiado até pelo seu próximo, porém os amigos dos ricos são muitos (Provérbios 14:20), por este motivo mesmo nós, os cristãos devemos amá-los e atendê-los com amor e misericórdia.

E o amor ao próximo é sem dúvida a lição que esta mulher nos deixa com sua atitude.

Pense em algo que fez e deixou a pessoa feliz? Pense no que você menso sentiu com o resultado de sua ação.

Na verdade, quando fazemos algo de bom para alguém também ficamos felizes. Mas infelizmente esquecemos esta sensação, aos poucos aquele calor se desfaz e voltamos a ser igual aos demais, que nada fazem de bom para o próximo. Podemos aprender com Dorcas que partilhou sua felicidade acerca de Jesus com outras pessoas e as tornou felizes ao ser bondosa. Isto é algo que qualquer um de nós pode fazer, sozinho ou em grupo.


Pense em agradar ao Senhor através de seu amor ao próximo.

Tem uma canção antiga que diz que: Aquele que não ama não conhece a Deus e isto é uma verdade. Jesus perguntou a Pedro se ele amava ao Senhor e pediu que ele cuidasse de suas ovelhas: Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas (João 21:17). Na verdade fazer algo para alguém ou por alguém é também a forma de você mostrar que ama a Deus. Veja ainda: Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? ( I João 3-17).

Conclusão

Em suma, o amor ao próximo é a marca do verdadeiro cristão: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros (João 13-35).

Na verdade amar ao próximo é ir além das Palavra e Dorcas foi, Ela atendia ao próximo com suas habilidades naturais. Costurava roupas aos pobres, órfãos e viúvas e atendia-os com amor e dedicação, tanto que se tornou uma mulher muito amada.

O amor que ela dava ao próximo gerou sua bênção futura, já que foi por este amor seus amigos pediram por ela ao apóstolo que orou e ela voltou a vida e à suas funções junto às famílias a quem dava assistência.

Dorcas é uma das ajudadoras dos apóstolo na Grande Obra do Evangelho.

Enquanto lê esta mensagem, coloque-se no lugar de Dorcas e pergunte-se: E se fosse eu? Alguém pediria ao apóstolo para orar por você? Se a resposta for sim, agradeça a Deus, se pelo contrário for negativa, aproveite para mudar suas atitudes, amar o próximo e fazer algo novo para melhorar a vida dos mais necessitados. Sempre tem um perto de você, então comece já.

Pense Nisto.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter