Translate / Traduza

segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Protesto Silencioso do Samaritano - Abaixo a Hipocrisia

O samaritano e sua lição de Amor - Abaixo a Hipocrisia


Sobre Livramentos... Deus tem nos livrado frequentemente, mas sempre que há um propósito. Isto é fato. E o que é fato não se discute. Mas o que é fato também é que vivemos em um mundo onde as coisas acontecem por influência e desejos humanos, não são apenas as interferências espirituais - sejam elas de Deus ou do Diabo. Assim, acredito que se Deus fosse dar livramento para A ou B, daria para aquele que não aceitou sua Palavra, não conheceu o amor, não se sentia aceito pela Sociedade. Deus não tem filho predileto, quando muito tem algum filho obediente que de fato ama o próximo como este deve ser amado.
Sei que um dia minha vez chega, sei que coisas ruins podem me acontecer e sei simplesmente por que tenho sim a Bíblia como meu Livro de Fé e ela diz que ao homem está reservado a morte (Salmo 89:48), que o que é bom  e o que é ruim acontece ao justo e ao injusto (Eclesiastes 9:2). Quando Jesus contou-nos a Parábola do Bom Samaritano, ele estava mostrando exatamente isso: A Hipocrisia.
Para contextualizar: Os samaritanos  eram desprezados e até odiados  pelos judeus, isto por saberem que em Samaria havia todo tipo de pessoas e era comum ali a aceitação a costumes estranhos - inclusive adultério, homossexualismo e outras coisas que os judeus abominavam. Quando Jesus criou a Parábola, Ele criou todo o contexto da Hipocrisia. Antes do Samaritano passar por ali, no mesmo caminho onde quase morria o judeu assaltado e  maltratado, passara por ali o Sacerdote e o Levita. Sacerdotes  e Levitas eram homens separados para o serviço religioso e social. E mesmo assim, eles passaram de largo, evitando parar por ali para não serem também assaltados. Pela lógica eram também homens sem grande posses, o que poderiam roubar deles? Logo depois passou alguém com posses e poder, era o samaritano. Parou, verificou o estado do homem quase morto da Estrada, checou os sinais vitais à seu modo e cuidou, ali mesmo onde estava, de dar aquele homem o socorro imediato. Limpou-lhe as feridas e tomando-o a si, como sua responsabilidade, colocou sobre seu animal e seguiu até um ponto de hospedagem, onde pagou a estadia e os cuidados do enfermo, contratando ainda o serviço do hospedeiro, para que cuidasse do doente em sua ausência.
Jesus poderia, como judeu e religioso que era, ter mudado os personagens desta Parábola, mas Ele queria ensinar justamente dois pontos importantes: A Falta de Amor e a Hipocrisia.
O Samaritano, que tinha todos os motivo para ser duro e insensível, dado o lugar de onde vinha, foi quem estendeu a mão e ergueu do caminho o moribundo, já os que 'arrotavam santidade' e se diziam homens de Deus, passaram de largo, deixando o homem que sofria entregue à sua própria sorte.
Porque deste meu comentário?
Simplesmente por saber que quem vive de afirmar que Deus deu livramento, não sabe para que este livramento serve. Repito o que disse no início, Deus, se tiver oportunidade de livrar alguém, vai livrar aquele que sofre na alma.

E, infelizmente muitas vezes, o livramento de Deus para a vida do justo virá pelas mãos do injusto e, mais infelizmente ainda, poucos são os que se dizem justos que aceitam trazer o Livramento às mãos dos que padecem, seja irmão na Fé ou não. 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter