Translate / Traduza

domingo, 17 de junho de 2012

Vida Ministerial – Cuidando do Financeiro



Vida Ministerial – Cuidando do Financeiro
Muitos jovens que decidiram viver uma vida itinerante, reclamam que não encontram uma jovem disposta a casar com eles e viver de forma a confiar apenas em Deus. Na verdade elas não estão de todo erradas. Enquanto um jovem estuda e se prepara para fazer a Obra deve sim providenciar algo para suster sua família, caso a Igreja em algum momento não possa provê os víveres necessários para a manutenção de sua casa.
Sei que muitos me dirão que estou agindo como uma pessoa sem fé. Mas não é este o problema. Quando um jovem tira uma moça da casa dos pais, esta tornando-se responsável por ela, mesmo que ela tenha seu próprio trabalho. Mas quando falamos de pessoas que possuem um ministério pessoal itinerante o problema agrava-se, pois a jovem que tinha antes uma vida profissional vai passar a depender dele.
Se o jovem providencia logo uma casa, no futuro, quando se fizer necessário deixar a Obra por qualquer motivo terão um lugar para voltar.
Deus provê em nossas vidas, mas existe muitos exemplos na Bíblia de homens trabalhando e já que pode vir a existir a necessidade de obreiros itinerantes, cabe a estes antes de abandonar tudo, providenciar um lugar aonde pousar a cabeça quando a situação apertar. Se seguirem para a Obra, mas deixarem atrás uma casa, por exemplo, poderá conseguir desta uma ajuda para as suas despesas, pois alugar uma casa é algo seguro. É como as tendas que Paulo fazia. Muitas vezes recebeu ajuda da Igreja, mas ele adquiria também fundos para manter seu ministério com o seu trabalho. E Paulo nem era casado.
É uma questão de amor próprio providenciar um ponto de apoio para a vida, mesmo sendo um obreiro que não pretenda se casar. E amar a si mesmo é uma necessidade para sabermos basear o amor que temos pelo próximo. É necessário pensar na família que será constituída, cuidar da Saúde, cuidar do Corpo e muito disto demanda o uso do dinheiro.
Muitas Igrejas estão sempre exigindo dos mais jovens um comprometimento maior não explicam que os problemas serão difíceis de enfrentar. E outras denominações apressam em jogar sobre ombros mais jovens as suas próprias responsabilidade. Enquanto jovens felizes em fazer a Obra de Deus deixam suas vidas, pastores e obreiros locais continuam suas carreiras de ostentação. Por isto mesmo os jovens que decidem levar uma vida direcionada ao Ministério devem estar com seus olhos abertos.
Muitas Igrejas não assumem os missionários e obreiros itinerantes quando eles acidentam-se e já não podem ser úteis a Igreja, impossibilitados de dar continuidade ao trabalho ministerial. Assim estes acabam esquecidos no meio da Igreja, sem nenhuma assistência. É pensando nisto que relembro a importância de se ter uma fonte direta de renda, para que 'quando aparecer os dias maus' possam ter algo em que se agarrar.


Qual é sua escolha? E quais são os planos do Senhor?
O ideal a qualquer obreiro, sendo jovem ou não, é saber se esta fazendo a escolha certa, se abrir mão de sua vida é algo que o fará forte. Deus não quer nosso coração dividido, nos quer por inteiro, mas muitas vezes estamos buscando do Senhor uma resposta que nos agrade, que se molde aos nossos desejos. Só que muitas vezes a resposta do Senhor para nossa vida é outra e infelizmente abrimos mão, escolhendo justamente a que não agrada do Senhor.
Diferente do que se acredita de forma corrente, sobre Deus está preocupado com quem deseja salvar, na verdade não há nada mais errado que esta ideia. Deus quer qe sejamos felizes e abençoados e, muitos de nós, que desejamos ardentemente sermos como Paulo, temos temperamento quando muito para sermos como Ananias.
Ananias, mesmo não aparecendo com tanta frequência na Bíblia, deu-nos uma grande lição: Mesmo confiando em Deus, deixou claro ao Senhor os seus temores, mas também assumiu a vontade de Deus e seguiu adiante, em obediência ao Senhor.
Se ao fazer uma análise de sua vida o jovem obreiro encontrar uma resposta diferente da que esperava, pode deixar de ser Paulo e tornar-se como Ananias. Não sabemos qual os planos de Deus para a nossa vida, apenas aceitamos o que Ele quer para nós.
Se por acaso Deus interrompe um ministério, transformando o jovem em Ananias, imagine quantos Paulo este poderá conquistar? Quantos olhos abrirá através da oração e da Palavra?
O que todo obreiro precisa aprender, é que deve orar por sua própria vida, pelo seu ministério e propósitos e jamais permitir que as pessoas condicione sua vida a um ministério vazio.
Que jamais esqueça do importante, se está em suas mãos, faça direito: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças (Eclesiastes 9:10). Sim, fazer a Obra do Senhor dentro de nossas forças, mas jamais ultrapassar a vontade do Senhor, para sua vida.
Que estas considerações possam abrir os olhos dos jovens e eles possam dar continuidade aos seus ministérios e que a Causa do Senhor cresça cada dia mais. E que possa dizer: O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Isaías 61-1). Pois aquele que foi escolhido e ungido pelo Espírito do Senhor para levar as boas-novas, por certo fará tudo o que o Senhor direcionar sempre.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter