Translate / Traduza

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Fé para quê?

A Fé
       
A Fé está em tudo.
       O escritor dos Hebreus, introduzindo seu texto sobre o que costumamos chamar de " A Galeria da Fé", define-a assim: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Hebreus 11:1). Assim sendo, a Fé, como esta posto, é algo fora da explicação rasa, ela é profunda desde sua essência. Em outras palavras,  está baseada em fundamentar sua esperança no que parece impossível, sabendo que na verdade existe, mas ainda não se pode ver. A fé é fundamental à vida humana, sem ela não teríamos saído da tal Caverna de Platão e estaríamos lá a ver apenas sombras como se fossem realidade e a sorri para o vazio. Charles Chaplin afirmou certa vez: "A fé desempenha em nossa vida um papel mais importante do que supomos, e é o que nos permite fazer mais do que pretendemos. Creio que aí está o elemento precursor de nossas ideias. Sem a fé não se teriam elaborado jamais hipóteses e teorias, nem se teriam inventado as ciências ou as matemáticas. Estou convencido de que a fé é um prolongamento do espírito: negar a fé é condenar-se e condenar o espírito que engendra todas as forças criadoras de que dispomos." E quanta verdade há nesta sua afirmação.
        Mesmo para quem desfaz da Fé, apresentando suas certezas, sejam elas relacionadas á vida espiritual ou não, está firmando seu posicionamento no que acredita, logo, também tem fé. 
        O ser humano vive de suas contradições. Somos pessoas diferentes e por este motivo, cremos diferente, temos percepções diferentes da vida e de tudo que a envolve. Não adianta querermos convencer o mundo de que só nós estamos certo, basta que creiamos no que escolhemos crer e continuemos nossa vida. As pessoas brigam e se matam, mesmo em nome de Deus, justamente por não aprenderem a respeitar ao próximo e aqui acabamos voltando à ordem do Senhor Jesus, fazer ao próximo que queremos que ele nos faça: Respeitar. Isto baseando nossa afirmação no princípio de amar ao próximo, que fique claro. Assim, podemos sim declarar ao mundo a nossa Fé, mas jamais fazer com que eles a aceitem de forma forçosa, afinal, "não é por força e nem por violência" (Zacarias 4:6). As coisas espirituais são reconhecidas pelo espírito e quem convence o homem não somos nós, é o Espírito Santo. Nosso papel é falar  sobre o que cremos e deixemos que com o tempo nossas palavras e atitudes encontrem condições de germinar no terreno onde caiu. E não existe solo demasiadamente árido quando Deus quer agir, o que é necessário e que nunca devemos esquecer, é que o Senhor só entra onde é chamado. Precisa que quem o deseja, abra seu coração. A fé vem pelo ouvir, é fato, mas nunca devemos forçar outros a ouvir o que não deseja. E para isso vale a técnica do testemunho, pois como diz o pastor Sergio Silveira , "Onde a voz não pode ir,  as atitudes entram livremente".

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter