Translate / Traduza

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Entre julgar e amar...


Entre julgar e amar...
Elisabeth Lorena Alves
Pense sobre julgar as pessoas por não conseguirem cumprir o que nós conseguimos, mas isto é um equívoco enorme e, por que não dizer, um grande pecado.
Devemos suportar os nossos irmãos em suas fraquezas, nos ensina a Palavra de Deus e mais, auxiliá-los para que voltem a prática do que é certo.
Quando cumprimos em todos os sentidos o que nos manda a Palavra, mas observamos com crítica ao irmão que não consegue o mesmo feito, estamos descumprindo todo o resto. Veja o que Tiago nos ensinou: Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos (Tiago 2:10). Exatamente! Segundo o apóstolo se deixamos de observar parte do que nos foi ensinado, erramos em tudo.
Tiago estava falando aos judeus recém-convertidos que apesar de devotos do Cristianismo, vangloriavam-se de guardar a Lei – sim, alguns dos discípulos dos apóstolos, mesmo crendo em Jesus, mantiveram este costume e eram constantemente advertido a agirem de forma diferente.
Mesmo hoje, entre nós, as que vivem de acordo com o que recebeu antes e cobra de seus irmãos a mesma atitude, esquecendo-se que muito do que fazem com obra de justiça ou santidade é herança de sua antiga fé.
Quando amamos uma pessoa, procuramos adverti-la com carinho e ensiná-la com humildade e amor, assim, a Igreja torna-se o que de fato deve ser, uma Lar, um local onde o Amor impera. Mas se julgamos estamos transformando-a em Tribunal e neste tipo de Instituição impera a Justiça a qualquer preço. Perder para o excesso de cobrança e julgamento um irmão é uma atitude não cristã, afinal, Jesus amava as pessoas e não perguntava-lhes se elas seguia ou não religiões ou Leis. Na verdade Ele transformou a Lei em uma ética de Justiça e amor e nos ensinou que se amamos a Deus e amamos o próximo, vivemos de acordo com a Lei, pois não a desobedeceremos, pois por respeito e solidariedade, agiremos de forma a agradar a todos e vivermos de forma mais pura possível.
Errar é humano, mas ensinar a fugir do mal é cristão.
Pense nisto!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter