Translate / Traduza

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ajudar o Próximo – Desafio


Ajudar o Próximo – Desafio
 Elisabeth Lorena Alves
 
Atendi uma pessoa que cuida de um parente acidentado.
Cheia de boas intenções,  esta pessoa estava se sentindo humilhada por este parente ter se decidido a tomar uma decisão independente e fazer algo por si, sem ajuda.
Comecei a pensar que apesar de o ATO de Cuidar ser nobre, faze-lo trás certas dificuldades que nem sempre são sanadas na relação cuidador-cuidado.
 E falo isto, não como obreira da Igreja e amiga, mas com a experiência de campo no ato de cuidar – e ser cuidada.

O Cuidador
Enquanto cuidador, por mais que uma pessoa faça, vai chegar a hora que um pensamento vai dificultar o relacionamento, uma atitude mal interpretada, um sorriso fora de hora e pode ter uma interpretação negativa.
assim como
você vai se sentir entristecido pela resposta que o outro dará, a pessoa que está sendo cuidada também terá uma marca em seu coração por causa de uma situação mal explicada.


O Cuidado-Paciente

O Cuidador tem que se preservar também, cuidar de outra pessoa pode ser desgastante, não só física como emocionalmente. Quando o cuidado toma decisões, ele deve ser respeitado como individuo. Ate porque a pessoa é responsável por seus atos. E sendo assim, se ela atrapalha o próprio tratamento, o problema é sim dela, afinal deveria saber como se cuidar.

 que  tem outra coisa que as pessoas não pensam. Quem precisa de ajuda se sente incomodado de recebe-la. Acha que atrapalha. Depender dos outros é terrível, principalmente em nossa Cultura, onde as pessoas são treinadas para se virarem sozinhas desde muito novas e onde velhos e doentes são desprezados e visto como tropeços pelos demais componentes da Sociedade.
Pode ver como agem as pessoas em um velório.
Se um jovem morre, seja por doença ou violência, as pessoas falam de sua vida no futuro, de seus sonhos, do que tinha para realizar, da Faculdade por terminar, mas um idoso quando morre,
seus parentes choram sua morte e os que vem assistir o velório, soltam frases feitas do tipo – que bom, descansou, estava fazendo hora-extra na Terra, deu descanso para a Família. Podem observar isto.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter