Translate / Traduza

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Movimentos Espirituais - Parte Final - Ensine as pessoas respeitar ao Senhor

Ensine as pessoas temer ao Senhor
(Elisabeth Alves)
Quando ensinados a temer a Deus – não em ter medo, mas ter respeito pelo que é santo – as pessoas passam a tomar mais cuidado com as suas atuações dentro da Igreja. Não se deve permitir que as pessoas brinquem com a Palavra de Deus, que ajam precipitadamente, dizendo que algo vem de Deus, sem ser. Quando a pessoa reconhece o perigo de brincar com o que é santo, o culto ao Senhor flui mais fácil.
Veja esta palavra: Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras (Eclesiastes 5:2). Sim, tudo que fazemos ao Senhor deve ser com decência e ordem, afinal Deus não habita no meio da bagunça.
Sempre fui uma pessoa observadora e em meu trabalho na Casa do Senhor, sempre me utilizei desta minha qualidade para adquirir conhecimento. Lembro-me de diversos pastores que agiam com sabedoria e precisão, levantando-se contra os engôdos que se levantavam no meio da Igreja. Em sua maioria, era pastores amorosos, corretos e, principalmente, seguros na Palavra, não aceitavam meninice e muito menos chocarrice no meio da igreja. Muitos mandavam parar na hora, pois, na verdade tinham responsabilidade com o rebanho e com Deus.
Uma vez, em minha adolescência, vi algo estranho na Igreja do bairro onde morava e que já frequentara antes. Nesta época estava agregada a casa de um pastor que morava a poucos metros da Igreja, Sua esposa era líder do Círculo de Oração e não era dada a estes movimentos estranhos que ocorriam no templo. Um dia, cheguei para almoçar e ela não estava em casa, por algum motivo fui a Igreja chamá-la, mas ela estava fora com o grupo de visita. Dentro da igreja, arrastando-se como cobra, estava uma irmã de outro ministério – na verdade do meu até. Perguntei a uma irmã que palhaçada era aquela e ouvi desta: “Não irmãzinha! Não é palhaçada! É Deus usando ela para encontrar os pecados escondidos”. Lembrei-me de pronto do Salmo que diz que não adianta escondermos nosso leito nem no inferno, pois os olhos de Deus nos alcança. Fiquei pensando na espécie de conhecimento bíblico que aquelas irmãs possuíam, que aceitavam uma aberração daquela como algo de Deus. Sai de lá revoltada e fui contar para o pastor que estava no lugar de meu pai. Sei que foi proibido pessoas desconhecidas ministrarem no Culto com as irmãs. Sua esposa ficou revoltada quando soube do ocorrido. Mas muitas irmãs, mesmo ouvindo a refutação bíblica sobre o assunto, ainda ficaram chateadas com a interrupção do que para elas era o 'agir de Deus'
Sim, desde os anos 90, Igrejas grandes estão permitindo que ocorra certos movimentos dentro delas. São irmãos com unção de segurar parede, arrastar-se como cobra – isto faz parte da mistura do Evangelho com a yoga – fechar covas – as pessoas rodam por horas e nada dizem, nada falam, só giram do começo ao fim do culto – e há ainda outras unções estapafúrdias. Que me consta o Espírito Santo é educado e não imita costumes de terreiros de umbanda.
Outra desculpa que ouço frequentemente quando sou questionada é que na verdade é o diabo quem copiou os costumes do Senhor – o que não é verdade – mas, se fosse isto mesmo, nós que nos dizemos santos, um povo separado, poderíamos usar outra passagem bíblica para este fim: Fugi da aparência do mal (I Tessalonicenses 5-22), e então, abstermos de tudo o que parece mal, de tudo o que nosso inimigo usa para ser cultuado.
Na verdade, minha preocupação não é com uma igreja apenas, preocupo-me com todo o corpo de Cristo, com todas as denominações, pois estão lidando com almas e elas merecem nosso respeito, nosso amor e nosso cuidado, sejam elas responsabilidade de quem for, são também nossos irmãos e devem ser cuidados com amor e com autoridade e, não ser levadas de forma leviana.
E só tem esta preocupação quem conhece verdadeiramente a palavra não aceita coisas estranhas no rebanho.
Lembro-me de algo que aconteceu comigo quando ainda era da Assembleia de Deus. Um domingo, fui a Igreja e o pastor trouxe uma Palavra tão forte, que me fez me arrepender de todos os meus pecados. Sabe aquela mensagem que faz com que você enfim reconheça que foi por sua única e exclusiva culpa que Jesus sofreu? Pois foi assim neste dia.
Foi uma benção, eu chorava, só lagrimas, na verdade gemia de vergonha de meu Salvador ter sofrido tanto por mim e eu não dar o devido valor.
Enquanto eu chorava ali, sem nem saber mais aonde estava, embora soubesse sim, mas estava maravilhada com o que o Senhor fizera através da Palavra, uma irmã tida como vaso, me abraçou e veio me entregar um recado de Deus, como se Deus estivesse satisfeito com meus atos. Suas palavras retiravam toda a força do que eu tinha vivido ouvindo o pastor Jorge falar.
Desculpem-me vocês, mas mandei ela pastar.
Eu não acredito que o Espírito santo aja com confusão, afinal, Deus não o é: Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos (1 Coríntios 14:33) e este não é um versículo isolado, esta inserido em um estudo sobre eu uso dos dons, então tem muito a ver com o que estamos estudando.
Naquele culto, tive uma experiência particular com o Senhor e não poderia aceitar que outra pessoa viesse desfazer o que a pessoa do Espírito Santo tinha feito dentro de mim.
Se por acaso eu fosse uma menina na fé, teria aceito a palavra dela, afinal algo assim tirav a de mim a responsabilidade frente aos meus pecados. Ora, se pecamos devemos pedir perdão, se a Palavra vem te limpando, o Espírito Santo não vai mudar o que Ele fez, pois não é menino birrento, Ele é parte de Deus.
Há pessoas que gostam de agir como meninos na fé. Então precisam crescer na palavra e se tornarem idôneos na fé. E esta idoneidade só é possível quando estudamos a Bíblia, pois é nosso manual de prática da fé.
Na verdade, devemos ser prudentes como a serpente e simples como uma pomba, mas jamais agirmos de forma que desagrade a Deus. Quando estamos crescendo na Graça e no conhecimento, estamos seguindo o conselho dos apóstolos que vieram antes de nós e Paulo nos ensina que entre falar em Línguas e sermos sábios, devemos preferir agir com sabedoria dentro da Palavra: Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida (1 Coríntios 14:19) e no versículo 18 ele alega que fala mais línguas que todos os outros. Ele nos dá uma grande lição que devemos seguir. Entre fazer algo que só edifica a nós, ou pior, que pode escandalizar aos outros, devemos agir com inteligência.
Quando alguém serve a Deus de verdade o Espírito Santo guia-o no caminho certo. Sendo assim, não será enganado por falsos pastores, profetas e pelo diabo.
É para isto que é necessário termos uma boa base espiritual, sendo assim, nada abalará a nossa caminhada com Cristo.
Quando estamos falando de ação do Espírito Santo, é interessante notar esta se dá de forma coerente com a Palavra e com o pensar de Deus. Sim, o Espírito Santo não nos orienta de forma a desagradarmos a Deus e irmos contra seus santos preceitos. Se algo sai da Palavra não provem de Deus e se não é uma orientação do Senhor deve ser descartada.
Para terminarmos, ficamos com a advertência de Paulo: Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento (1 Coríntios 14:20) enão apenas conhecermos esta, mas colocarmos em prática crescendo de fato.
Fiquem na Paz de nosso Senhor Jesus!
Pastor Sergio Carlos da Silveira e
Elisabeth Lorena Alves


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter