Translate / Traduza

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Descanse no Senhor

Descanse 

Muitas vezes nos permitimos sofrer com os ataques de outras pessoas, com as opressões que a vida nos acarreta, com pensamentos confusos que nos acusam de erros que deveriam ter ficado no passado e, nestas horas, acabamos perdendo a calma e comprometendo nossa paz. Nestas horas não há nada que alguém possa fazer para que tenhamos calma, palavras não ajudam atitudes não adiantam nada que venha de fora pode fazer com que nos sintamos melhor. Mas se olharmos para o Senhor e orarmos a Ele com fé, seremos socorridos e a paz retornará à nossa vida. O Salmista afirmou isto: A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação (Salmo 62-1). Ele sabia que o Senhor poderia salvá-lo, ele cria que Deus era sua fonte de apoio, algo para se agarrar e que jamais o abandonaria: Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!
Muitas vezes, nos perguntamos o que motiva nosso sofrimento  e isto é algo natural, mas não devemos nos prender nesta pergunta, o melhor é descobrir como sair desta situação. E isto depende só de nós mesmos. Nós permitimos que as situações nos aflijam e geralmente nos prendemos as que poderiam ser resolvidas logo, chorando e nos oprimindo, quando poderíamos buscar de Deus socorro, pois é natural entendermos que muitas pessoas amam a iniquidade. E nesta passagem bíblica vemos que o Salmista sabia que existiam pessoas assim: Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras. Com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam (4). Mas ele não se permitia abater. Em seus momentos  de tristezas, ele falava consigo mesmo, animava sua fé, sua esperança desejando que sua alma descansasse somente em Deus. Vejamos: Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança (5). E esta esperança que ele fazia surgir em si, através de seu empenho em procurar estar bem consigo mesmo, através da confiança que buscava ter no Senhor, pois entendia que para estar bem precisava investir mais tempo em si mesmo, em direcionar seu pensamento a confiar em Deus: Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio (8).
Esta lição que o Salmista nos dá de conversar consigo mesmo, incentivar a autoconfiança, olhar para nossas fraquezas e reconhecer que sozinho nada podemos fazer sem estarmos bem é importante. Ao falar consigo, entabular uma conversa com sua própria alma ensinou-nos a procurar nos conhecer melhor, a fazer algo para nosso próprio bem-estar e assim, termos facilidade de confiar em Deus e não em outros, uma vez que as pessoas podem ter sentimentos negativos e intentarem contra nós: Os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles; (Salmos 37:12). Mas se colocamos em Deus a nossa confiança, encontraremos paz:  O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre (Salmos 37:18), pois Ele cuida daqueles que Nele confiam.  E o Senhor  nos fortifica e reacende a nossa confiança: O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada (Salmos 37:23).  

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter