Translate / Traduza

terça-feira, 10 de maio de 2011

Ananias e Safira - A quem pensas que engana?


Ananias e Safira - Quando a mentira destrói.

Local acontecimento:Jerusalém
Envolvidos  Ananias Hebraico - Variação de João. Hananiah, o amado de Deus. Neemias 3.23.
Safira Hebraico - Formosa
Pedro - Hebraico - Pedra, Seixo, Pequena Pedra
Nos primeiros dias da Igreja na Terra aconteceu este fato, que está registrado em Atos (5.1) Um dos seguidores, por nome Ananias,  vendeu uma propriedade, e,diz ainda a Bíblia, guardou parte do valor adquirido,  levando uma parte, que depositou aos pés dos apóstolos como sendo o valor total. O apóstolo Pedro, guiado pelo Espírito Santo, que tudo conhece, disse ao homem: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Vejamos bem, o apóstolo afirma que o homem permitiu ter aceito a interferência de Satanás.
Neste ponto devemos aprender que não devemos permitir que o diabo influencie nossas decições. Este foi o principal erro deste casal. Afinal a própria Bíblia diz que não devemos ceder as tentações.
 O apóstolo Pedro deixa claro que se Ananias guardasse para si não teria mal algum. O problema agora era ele formara um desígnio maligno no seu coração. Esta decição fez com que ele tivesse que mentir. E esta mentira era pior que todas, pois ele mentiu a Deus.
Depois de ter seus olhos abertos, Ananias, morreu instantaneamente.Alguns jovens que assistiam ali, levaram-no e o sepultaram.
Três horas depois chegou sua mulher, não sabendo o que havia acontecido, foi ter com o apóstolo. Este  disse-lhe : Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? Ao que ela confirmou.
E foi repreendida por  Pedro que lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
E ela também morreu.

O problema não estar em dar ou não dar a oferta, está em mentir. Esta mensagem não deveria ser usada para pedir oferta, ela deve ser usada para chamar os crentes à responsabilidade. Muitas vezes mentimos à Deus e aos homens, por benefício próprio. Não assumimos nossas responsabilidades com Deus e com os homens simplesmente porque não é o melhor para nós.

Tanto fazia dar tudo,nada ou parte, a oferta é mesmo uma questão de fé, o que importa nesta história é que este casal se uniu para mentir ao apóstolo, sem notar que estavam na verdade fazendo uma parceria  destrutiva para eles mesmo, para sua fé, para a comunhão com Deus.Eles quebraram a aliança e foram mentir à Deus!

Este episódio nos ensina:
  • Que não devemos dar lugar ao diabo.
  • Que não devemos enganar ninguém, nossa Palavra tem que ser sempre a verdade.
  • Reconhecer do que estamos  abrindo mão quando resolvemos fazer algo que consideramos proveitoso para nós.
  • Evitar parcerias e sociedade que nos encaminhe para o mal.
  • Que somos responsáveis por nossas decições.
Ananaias poderia circular em nossa lembrança como um homem que deu o seu melhor, deu a melhor parte, ou poderia não dar nada e continuar vivo.
Já sua esposa,Safira, teve 3 horas para meditar em tudo o que tinha combinado com o esposo e frente ao apóstolo, quando foi perguntada, ter sido sábia e dito a verdade.Pouparia assim a sua vida.
Devemos meditar em tudo o que vamos fazer e jamais agirmos de forma que a nossa fé e comunhão com Deus sejam lesadas.
Amém
(Terça-feira - 03/05/2011)

Quando o desanimo vem, abandonar fica mais fácil.

Fraquezas

Há duas características humanas imutáveis: o homem é imagem e semelhança de Deus e o homem tem tendência a abandonar.
Abandonar tudo e todos, por sinal. O homem tende a deixar tudo inacabado, abandona os estudos, a fé, a igreja, o trabalho, a família, o casamento e hoje até filhos são abandonados nas latas de lixo.

No entanto os cristãos não admitem estas duas verdades, já que tornam exclusiva a imagem de Deus, afirmando que só se torna semelhante a ele quem aceita o Evangelho e opta por seguir a Cristo.
A verdade, no entanto é uma só: desde o mais fiel ao mais infame ser humano, todos somos imagem e semelhança de Deus.

Em sua maioria também, os cristãos  não admitem também terem fraquezas. Ser fraco é infidelidade para alguns, só se falando nestas depois que alguém já sucumbiu ao peso de sua cruz.

Não se fala abertamente sobre fraquezas e até os heróis bíblicos são cobertos por uma falsa áurea de superioridade, como se seus super poderes os tirasse do patamar humano. E, alguns pregadores apedrejam os pobres heróis bíblicos, quando não conseguem esconder suas fraquezas. Que o digam Davi, Moisés, Sansão e Salomão, que são apedrejados por suas fraquezas durante grandes pregações sobre os altares do mundo. Há absurdos inenarráveis que saíram do púlpito.

Na Palavra de Domingo,(janeiro/2011) nosso pastor falava sobre as fraquezas que todos temos. E que muitos abandonam até Jesus, como fizeram os apóstolos no momento de sua prisão, no Jardim. O que foi natural, já que eles nada podiam fazer ante o temor que se apoderou de suas vidas ao ver seu Mestre ser levado.
Vale lembrar que eles esperavam um Messias super poderoso, que dissesse de fato aos anjos para descerem em seu auxilio. Todos esperavam isto, e até hoje os judeus ortodoxos ainda o esperam assim,

No entanto, apesar de tudo isto, é válido saber que eles voltaram a seguir a Jesus depois da ressurreição e continuaram fiéis depois de sua ascensão aos céus. Fato este possibilitou o Evangelho chegar até nós por meio do testemunho destes, dado a coragem que adquiriram.

Assim fica a experiência destes primeiros fiéis a nós, que se cairmos, podemos nos levantar e sermos até melhores em nossa caminhada.

Em resumo
Na verdade é corrente a muitos teólogos que o homem perdeu a semelhança divina quando da queda do homem. Muitos pregam esta inverdade como doutrina até, mas é sabido que para algo ser doutrinário deve ter embasamento bíblico e, claro, isto não tem. Por muitos anos fomos considerados como criaturas por algumas denominações, justamente por não sermos considerados por estes como irmãos. Ainda este termo, criatura, até hoje é atribuído por grande parte dos evangélicos para denominar aqueles que não professam a mesma fé.

E a própria Bíblia sugere que quem está de pé deve tomar cuidado para não cair. (I Coríntios 10,12)
E tomar cuidado significa não apenas vigiar e fugir do mal, mas procurar analisar todos os fatores para se prevenir da queda, que é iminente, já que é uma característica humana.
Janeiro 2011


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter