Translate / Traduza

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O cristão e o sofrimento

O cristão e o sofrimento
Vivemos uma era em que o sofrimento presente em todo mundo é negado como se esta simples atitude pudesse de fato fazer com que eles desaparecessem. Bem se fosse realmente assim muito destes de fato nem chegariam a existência ou ao nosso conhecimento, mas negar que uma dor exista não vai meso exterminá-la, sendo assim, uma das melhores formas de lidar com ela é assumir sua existência e resolver o problema.
Na maioria dos casos as pessoas, por não saberem como enfrentar um problema, acaba sofrendo não a dor apenas, mas a não aceitação desta. Vivemos uma época em que os cristãos utilizam das técnicas do pensamento positivo e adequam-nas ao exercício da fé, assim é muito comum alguns ficarem determinando a libertação, cura e prosperidade como se fossem semideuses, esquecem-se de que Jesus, o Filho de Deus não escolheu ou determinou sua vitória, mas pediu com humildade: Pai, se for possível, passa de mim este cálice. E esta foi a virgula mais comemorada por satanás, pois com certeza ele pensou que vencera Jesus, afinal, parecia que o Mestre estava abrindo mão do propósito da Salvação, mas foi o espaço de uma vírgula, logo depois continuou sua oração: Mas seja feita Sua Vontade. Sim, Jesus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, teve a humildade de apresentar seu pedido, mas deixou claro que a Vontade de Deus era absoluta e que Ele a cumpriria. O silêncio foi a resposta e Jesus terminou sua caminhada passando pelas dores de u julgamento ilícito, pela cruz e túmulo, passou ainda pelo desprezo da maioria das pessoas, muitas das quais o seguiram atrás de bênção e, talvez a maior destas dores tenha sido ver seus amigos virarem-lhe as costas e até negá-lo.
Quando estudamos a Bíblia vemos que muitos dos que temos por heróis bíblicos sofreram amargas dores, mas o Salmista Davi registrou as suas em seus versos e salmos. No Salmo (6-2) ele resume seu sofrimento em uma oração desesperada: Senhor, tem misericórdia de mim, porque sou fraco, sara-me porque o sofrimento perturba até meus ossos, disse.
Trazer o físico para o etéreo é de fato uma atitude dos poetas, que misturam suas dores da alma e mostra aos outros como se tivesse corpo, talvez por sermos uma unidade, espírito, alma e corpo, mas justamente esta representação é quem dá a magnitude do que se passa na mente quando uma pessoa sofre.
Infelizmente as Igrejas estão tentando criar uma geração que não aceite a dor, mas o certo mesmo é assumir que existe algo te ferindo e conversar sobre o assunto com alguém de nossa confiança. Orar a Deus e pedir que nos auxilie, como fez Davi em seus momentos de aflições. Davi tinha Jônatas para conversar, enaquanto este viveu, Natã para o orientar e Deus para ouvir suas súplicas e socorre-lo e por isto mesmo sempre encontrava a vitória.
Abortar as lágrimas não cura a dor e não é resposta para o sofrimento, o melhor mesmo é assumir cada fase de uma crise e procurar solucionar a causa, através de nossa própria observação desta raiz.
Jesus deixou claro que não somos forte, afinal nos ensinou que o espírito é forte, mas a carne é fraca e, se sabemos disto, vamos fortificar-nos cada vez mais, na Palavra, procurando bons conselhos, partilhando nossas dores com amigos e irmãos que o Senhor permite viver entre nós e, claro, orando!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter