Translate / Traduza

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Meu filho e suas escolhas

91fd56af32447e00a42f479ab03f6834.jpg



Muitas vezes estamos tão apegados a nossos sentimentos que não percebemos as atitudes de nossos filhos, não notamos a importância das escolhas que eles fazem. Isto porque como pais, muitas vezes decidimos o que deve ser feito. Esquecemos que eles agora são adultos, fazem suas próprias escolhas e são responsáveis por elas e por suas consequências.
                As escolhas de nossos filhos são, na maioria das vezes, muito parecidas com as nossas. Se agimos de forma acertada na vida, se acertamos muito, eles acertarão mais, se ao contrário, fizemos escolhas que não nos trouxeram lucros, nossos filhos repetirão nossos erros. O ideal, enquanto estamos criando nossos filhos, é aproveitar os resultados negativos de nossas escolhas e usá-los como exemplos. Mostrar onde erramos e o que poderia ter sido feito de forma diferente. Quando mudamos algo, reformulamos uma atitude, o ideal é mostrar aos nossos filhos que esta mudança trouxe benefícios para  a família.
                Nossos filhos repetem nossas atitudes, mesmo quando prometem não fazê-lo, isto porque o que ocasiona um ato é a repetição, o exemplo arrasta, dizem, e isto é real. As palavras só são firmadas na mente de uma pessoa, quando vem acompanhada do exemplo. Assim, quando seu filho tomar uma decisão, observe qual seria a sua se estivesse no lugar dele. Pense coo ele pensa, coloque-se no lugar dele, lembre-se que fatores como a idade e o tipo de tratamento que ele recebeu, influenciam em suas escolhas. Assim, ao colocar-se na posição dele, pense em todos os fatores que o levaram a agir de determinada forma. Agindo assim, pode ser que você mude de ideia e o apoie em suas escolhas. E, se ainda continuar achando errado, ao menos vai se preparar para auxiliá-lo quando a decepção acontecer. E este apoio se dará de forma adulta, sem aquelas cobranças que fazemos, acompanhadas das palavras ‘proféticas’ da mágoa: Eu te avisei.
                Pense nisto e ore mais por sua família.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter