Translate / Traduza

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cuidados para um culto perfeito [Irmã Beth]

Cuidados para um culto perfeito
  • Prudência no culto,
  • Cuidado com os demais irmãos
  • E respeito pelos momentos da Palavra


Quando era mais nova, meu prazer era ouvir canções evangélicas. E uma que marcou minha infância foi a 'Puxe o paletó' do compositor Alceu Pires. Nesta época poucas pessoas cantavam hinos escritos por ele, mas eu sempre o achei muito bíblico enquanto poeta. Esta canção, apesar do nome parecer meio cômico, chama-nos à responsabilidade no cultuar ao Senhor. Ela por si só já é uma grande mensagem.
Diz suas estrofes:
Tudo com decência e ordem, pois o tempo não é meu só.
Outros também querem falar as bençãos da salvação, se eu não tiver prudência, lá se vai o tempo dos irmãos, No livro de Eclesiastes, pode ler agora ou depois, se você não sabia, saiba já, no capítulo 5 e verso 2. Pode alguém me repreender por estar cantando assim. Quero que os irmãos entendam, ao começar por mim. Se é da carne ou do espírito, a igreja vai discernir. Se é pelo Espírito Santo, meus irmãos, ninguém poderá impedir. Mas é preciso decência e ordem, pois o tempo não é meu só. Se eu começar falar demais, pastor, pode puxar meu paletó.
E o que esta escrito na passagem citada? ''
Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; porque Deus está no céu, e tu estás sobre a terra; portanto sejam poucas as tuas palavras. Só que desde o primeiro versículo deste capítulo, já somos chamados a termos responsabilidade quando estamos diante do Senhor. Vejamos: Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal (v. 1). Guardar nosso pé, não é escondê-lo debaixo do banco, é termos respeito pelo que é Santo. Mesmo que esta Casa de Deus seja o nosso culto familiar, mesmo ali, em nossa casa, onde permitimos que o Senhor se faça presente, devemos observar as suas Leis, seu Sacros mandamentos e vivermos de forma agradar ao Senhor. E o que agrada ao Senhor? O amor e o zelo ao próximo. Voltando ainda a canção, mas sem sair do assunto, quando respeito o direito de meu irmão cultuar, estou honrando a Deus através do próximo e é isto que o Senhor deseja.
E sabe quem mais percebe as necessidades do próximo? A pessoa humilde, aquele que tem o coração quebrantado. Por isto Deus não rejeita um coração quebrantado (), pois uma pessoa nesta condição está apta a chegar a qualquer pessoa, a alcançar o coração de qualquer um que ele desejar, inclusive se achegar melhor a Deus.
Quando coloco minha necessidade de culto individual acima das outras pessoas em uma reunião pública, estou apenas sendo egoísta e não sendo espiritual, como penso que ;e o que representa esta minha atitude. E isto é reconhecido pelos que andam em espírito e por Deus que conhece as nossas intenções escondidas.
Então, quando iniciar o momento de louvor, lembre-se que existem outros desejosos de tornar público seu agradecimento a Deus pelas bençãos recebidas, deixe um momento maior para os testemunhos dos demais irmãos, honre-os dando-lhes oportunidade de compartilharem com os demais as alegrias de servirem ao Senhor.
Quando chegar o momento da Mensagem, não lembre-se de ir ao banheiro ou ver se a cantina abriu. Pelo contrário, honre a Mensagem e o Mensageiro, ambos são de Deus e o Senhor espera que você ouça a Palavra e recolha em sua Dispensa Espiritual todo o alimento servido, pois pode ser que chegue um dia em que você não possa partilhar com os irmãos desse momento importante e ai o Espírito Santo terá como trazer à sua lembrança tudo o que você guardou nos anos que esteve atento a Voz de Deus e ouviu, guardando com cuidado, cada Palavra que veio do Altar. Encontre prazer em ouvir e meditar na Palavra do Senhor e se não encontrou ainda a capacidade de se alegra com as Mensagens Bíblicas, que sua oração seja esta: ( ) Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e eu o guardarei até o fim. Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei, e a observe de todo o meu coração. Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela me comprazo. Inclina o meu coração para os teus testemunhos, e não para a cobiça. Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho (Salmo 119 – 33 a 37). E que se lembre bem, a Palavra de Deus deve ser nosso alimento diário, é Ela que nos orienta (v. 105), exorta (v. 124), fortifica (v. 114) e nos consola (v. 50), mas para que a Bíblia tenha este efeito sobre nossa vida é necessário termos o hábito de meditar nela todos os dias.
Prudência no culto, cuidado com os demais irmãos e respeito pelos momentos da Palavra devem ser passos importantes para termos maior comunhão dentro da Casa do Senhor, tanto com Deus, quanto com o próximo.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter