Translate / Traduza

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Game Over

Você perdeu a Batalha!
"Arremete sobre mim e mata-me, pois me sinto vencido de cãibra" (II Samuel 1:9).


Saul foi derrotado, antes de tudo, pelo cansaço. Seu corpo físico, de guerreiro, depois de muitas Batalhas, sucumbiu ao cansaço e ele se viu fraco demais para lutar. Digo fisicamente, pois em espírito à muito ele tinha perecido.
E quando observamos as derrotas ocorridas ou sugeridas na Bíblia, percebemos que para o homem é fácil cair em coisas que ele não nota, as pequenas raposas...

  •  Esaú foi vencido pela fome. Voltou do campo sem a caça esperada e trocou sua Primogenitura por um prato de Lentilhas.
  • Roboão foi vencido pelas amizades e seus conselhos malignos.
  • Ezequiel, venceu a doença e a morte, mas foi derrotado por sua vaidade ao mostrar seus bens aos babilônicos que aproveitando de uma viagem social, para saber de notícias do Reino vizinho, aproveitou para espionar seus bens, seu Exército e suas fraquezas.
  • Noé, um  patriarca abençoado, homem destemido, de fé, coragem e determinação, sucumbiu ao vinho. 
  • Eli, que foi um bom sacerdote, mas péssimo pai, foi vencido na vida pelo amor que tinha aos seus filhos. 
  • Sara foi vencida pela ansiedade. Uma vez que não chegava o filho da Promessa, ela chamou à existência um costume comum aos seus e deu Hagar por mulher ao seu esposo e veja quantos problemas surgiram desta péssima escolha.
  • Davi venceu guerras mil, mas teve experiências negativas onde não se esperava. Caiu em adultério com Betseba e teve problemas diversos por causa disto. Foi vencido também pelo amor aos seus filhos. Quando Absalão voltou se dizendo arrependido, ele perdoou e o aceitou de volta, mesmo conhecendo o caráter de seu filhos, que mais tarde intentou matá-lo.
  • Judas seguiu a Jesus, andou com Ele, viu as maravilhas que Ele fez e no entanto se deixou vencer pelo seu amor ao dinheiro.
  • Êutico estava tão envolvido consigo e com suas necessidades fisiológicos   que não atentou para o perigo que era estar perto da janela. Ali, ora ouvindo a palavra do Apóstolo, ora dando oportunidade ao sono, acabou por dormir de fato e caiu da janela.
Alguns deles tiveram vitória, depois da  derrota, saíram mais forte da queda, outros não tiveram a mesma oportunidade e acabaram suas carreiras em meio a dor. Sabe por qual motivo? Por falta de conhecimento próprio.
Quem conhece a si mesmo aprende a lutar dia a dia com suas fraquezas e vencê-las.
As derrotas e quedas dos personagens bíblicos não estão expostas ali para justificar nossa própria queda, mas sim para nos ensinar que se não estamos bem não agimos bem. Estas Histórias se tornaram lições e estão registradas ali para que possamos viver de forma diferente, fazer escolhas diferentes das que estes personagens fizeram.
Conhecer a si  mesmo é o primeiro passo de uma Caminhada de Sucesso!

Baseado em Mensagem do Pastor  Sergio Silveira 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter