Translate / Traduza

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O Invejoso e a Canja de Galinha

O Invejoso


Com certeza você conhece alguém que tem necessidade de ser reconhecido.
Esta pessoa, carente de reconhecimento faz de tudo para que os outros notem suas qualidades - as reais e as imaginadas. Assim, muitas vezes o que era bom nela deixa de ser importante pelas atitudes que ela toma para ser vista e reconhecida pelos demais. Algumas destas pessoas chegam ao cúmulo de tentar destruir outras para conseguir ocupar um espaço que elas acreditam ser delas por direito. E não é.
São como o Vaso Inteiro que foi lançado por engano ao Depósito de Vasos quebrados. Conhece a história? Bem vamos ler esta Parábola Moderna e depois voltemos ao problemático em questão.

 Vasos Quebrados
Era uma vez um depósito de vasos quebrados.Ninguém se importava com eles. Eles mesmos não se importavam por estar quebrados, ao contrário, quanto mais quebrados ficavam, mais eram respeitados pelos outros.Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio dos vasos quebrados, mas, por ser diferente dos demais, de imediato ele foi rejeitado e hostilizado.Justo ele, que tinha uma necessidade miserável de ser aceito.
Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, não deu certo. Depois, procurou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo na barriga, mas, também foi repelido. Tentou uma terceira vez, com os vasos que estavam trincados na base, mas, não adiantou.
Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir um ferimento, um risco, uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ninguém tinha força bastante para quebrar os outros. Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho.
E foi isso mesmo que ele fez. E conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados.
Ficou feliz, realizado, mas, não por muito tempo, pois, logo começou a se incomodar com uma outra necessidade, a de ser respeitado pelos demais vasos quebrados.
Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó.
E deixou de ser vaso!
Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, não deu certo. Depois, procurou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo na barriga, mas, também foi repelido. Tentou uma terceira vez, com os vasos que estavam trincados na base, mas, não adiantou.Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir um ferimento, um risco, uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ninguém tinha força bastante para quebrar os outros. Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho.E foi isso mesmo que ele fez. E conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados.Ficou feliz, realizado, mas, não por muito tempo, pois, logo começou a se incomodar com uma outra necessidade, a de ser respeitado pelos demais vasos quebrados.Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó.E deixou de ser vaso!


Vamos meditar?


O Vaso quer foi colocado ali por engano, penso eu,  quis se misturar com os vasos que ali estavam e agora, de tanto se bater para ser igual e respeitado pelos demais, acabou-se em pó. Assim é a pessoa que tem alguma qualidade e tenta usurpar o  lugar do outro. Esta pessoa perde sua essência, sua melhor parte e passa a ser um exemplo a não seguir. Ora, se eu posso ser alguém na vida, mas para tal precise 'vender a alma ao diabo' como dizem, melhor passar despercebido pela vida, mas continuar em paz com minha consciência. Mas a pessoa que tenta chegar ao lugar que o outro está, geralmente não tem consciência...
Como agir com pessoas assim? Se prevenir. Sim, tomar cuidados. E não é antibíblico, Na verdade a Bíblia diz que devemos vigiar e o diz diversas vezes. Orar apenas não vai te ajudar. Você precisa reconhecer o mal que há nestas situações para se livrar dele, ou saindo da frente para que esta pessoa chegue onde quer e procure outro para INVEJAR ou tomar cuidado para não entrar em competição com ela e se igualar a ela. Até porque quando você se nivela por baixo com quem não tem caráter, você entrou no jogo dele e como ele conhece melhor o ambiente e as peças, te vence pela experiência.

Jesus e os Vasos Quebrados


No Ministério de Jesus haviam muitos que queriam estar onde Ele estava. E com isso apareciam em seus sermões para fazê-lo calar com suas perguntas que tinham a intenção de mudar o foco da Mensagem pregada pelo Senhor e derrotá-lo, mas Ele não aceitava provocação, saia delas com respostas objetivas ou apenas virava as costas. Não era um ato de covardia, era nos ensinando que com as pessoas que querem nos derrotar precisamos ser sábios. Se afastar muitas vezes é a melhor solução.
Na verdade as pessoas querem o seu lugar, mas não querem chegar lá através do caminho que você trilhou, ou como dizem alguns: "Querem ser Jesus, mas sem cruz". E para ser VITORIOSO a pessoa precisa passar pela BATALHA, não existe VITÓRIA sem lágrimas. O Caminho da vitória é tortuoso e  muitos perecem em sua busca.
Em todas as situações da vida, aprenda a vigiar. VIGILÂNCIA  ainda é o melhor remédio, ou como diria minha avó: " Cautela e Canja de Galinha não faz mal a ninguém".

Elisabeth Lorena Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter