Translate / Traduza

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Autoestima - Um bem próprio que precisa de cuidados

Autoestima – Um bem Próprio que precisa de cuidados

Autoestima - Definição – A ideia que fazemos de nós mesmos,
pensamentos, atitudes e sentimentos que temos a respeito de nós mesmos.
Vaidade – Definição – Do original vanitas, latim, significando vazio. Teologicamente: ilusão, vazio, futilidade, frustração, inanidade, insignificância, contra-senso; o que é de pouca duração, sem valor e sem sentido.

Leitura Bíblica
Mateus. 5:3 - “Bem aventurados os humildes de espírito.

Jesus se preocupava com as pessoas, não somente no aspecto espiritual. Ele tinha uma vida social ativa. Podemos notar pelo seu primeiro milagre. Foi num casamento e era indiferente se ele fizesse ou não um milagre ali. Mas ao perceber a situação social e as consequências da falta de vinho na mesa dos convidados, ele fez o milagre.
O propósito ali no era espiritual, foi algo até banal, era uma situação de falta de planejamento, mas Ele em sua bondade e amor, interviu garantindo que tudo continuasse como estava, a festa permanecesse e tudo correu bem.
Constantemente nos pegamos pensando em como gostaríamos de nos sentir melhor, precisando de mudar de visão interior, mas nos apegamos nas ideias pré concebidas de que Deus está interessado apenas em nosso ser espiritual, mas Deus quer o nosso bem. Somos pessoas maravilhosas e precisamos ser felizes, mas para alcançarmos nossa felicidade devemos ir atrás dela primeiro dentro de nós.
É dentro de nós que são gerados os nossos sonhos e não adianta pregarmos que Deus realiza sonhos, que os sonhos de Deus é que vão se cumprir em nossas vidas, se dentro de nós não há espaço para que estes sonhos sejam gerados.
O Espírito de Deus, dizemos sempre, não habita em templos imundos, mas muitas vezes as nossas imundícies não são pecados contra Deus e contra o próximo, são agressões que nos infligimos a nós mesmo quando não nos permitimos sermos amados, nem por nós mesmos.
O segredo para sermos aceitos pela Sociedade é nossa própria aceitação. Devemos olhar para nós mesmos e vermos que como imagem e semelhança de Deus estamos passando uma imagem ferida Dele quando aceitamos ser lesados por nossos próprios sentimentos negativos.
Se para que uma Festa mal planejada não desse errado Jesus transformou água em vinho, então se nós deixarmos o seu amor nos envolver e este amor de fato nos transformar, Ele nos fará a mais bela adega do mundo, pois de nós fluirá sempre Alegria.
O vinho significa Alegria, era o elemento que não podia faltar em uma festa, hoje a alegria dever estar em nós, fluir de nós e só assim tudo nos sairá bem. Então façamos algo que traga para fora, que tire de nós o melhor, aquilo que atraiu o Senhor pode também atrair o nosso próximo, afinal seduzimos ninguém menos que o Filho do Deus Altíssimo e Ele se importou tanto conosco que deu sua vida por nós.
Está na hora de sairmos de nossa própria caverna e capricharmos em nosso próprio visual para que possamos nos ver melhor, nos aceitar melhor e assim sermos melhores para Deus e para todos, mas partindo sempre de nós.
Infelizmente uma má interpretação bíblica depõe contra gerações e gerações de cristãos e esta que se gerou a partir de uma observação “Amantes de Si Mesmo” tem feito mal para muitos evangélicos que deixaram de lado até os cuidados básicos com o corpo, afinal alinharam a isto as observações sobre Vaidade pregadas pelo Sábio Salomão, mas esquecidas de que ele mesmo disse que até a falta de Vaidade é vaidade.
Claro que muitos vão jogar em nossa cara a passagem de Marcos 8 (3 e 4) Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, mas negar-se a si mesmo esta relacionado anegar-se a fazer sua própria vontade em relação ao pecado e não deixar de fazer uma dieta saudável, tomar um banho ou pentear os cabelos e comprar uma roupa nova.
É óbvio que uma pessoa que constrói para sim um Complexo de Inferioridade por causa de ser magro, gordo, ter cicatrizes, ser fanho ou mil outros motivos, vai ter dificuldade de crer de fato em Deus, afinal existe o diabo para usar de nossas fraquezas contra nós mesmos e ele vai se aproveitar. Uma pessoa com problemas de estima baixa, ela tem uma postura negativa, que mesmo que a maioria das pessoas não percebam, os mais observadores notam de cara e, satanás esta sempre procurando nossas fraquezas. É em nossas fraquezas que ele coloca a pá dele para destruir a nossa resistência.
Não foi só nesta ocasião que Jesus fez algo inesperado, mas qu ajudou mais a autoestima, do que seu próprio Projeto – embora no caso que falamos agora ele conseguiu criar através de um milagre um grande evangelista – o ex-endemoniado de Gadara. Jesus atravessou o rio e foi ter com aquele homem e só ele recebeu Jesus, depois de liberto, afinal Jesus foi posto para fora da cidade. O milagre em sua vida foi tão importante, que ele se tornou o evangelizador que alcançou as 10 cidades vizinhas.
Pense nisto quando acordar amanhã, olhe-se no espelho e capriche no seu visual, lembre-se que Aquele que te ama está contigo em todo o tempo, então fique lindo para Ele. Banhe-se, passe um perfume e olhe-se com outros olhos que Ele vai te ver feliz e se você está feliz, Ele também fica feliz.
Pense nisto!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter