Translate / Traduza

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A lição de José - Crer apesar de tudo

Deus não esqueceu de mim...

Quando vemos a História de José  acabamos por nos perguntar o que foi que moveu sua vitória. Ele não tinha apoio de ninguém.
Bem, alguns vão dizer que Potifar o apoiava. Mas não era bem assim. José era escravo na casa de Potifar. E era usado em seu serviço, o que diferenciava José dos outros escravos era sua capacidade de administração e ele era usada para esta função específica. Assim como quem cozinhava bem estava na cozinha, quem administrava bem estava mais próximo dos bens do seu senhor. Potifar tinha apego a José porque ele era bom, honesto, servil, além de inteligente. Potifar usava os serviços administrativos de José, como usava o de qualquer um de seus servos, mas o que diferenciava este dos outros era algo que seu senhor não podia ver: Sua Fé.
Quando a mulher de Potifar resolveu se divertir com o jovem servo e o assediou, ela trás a nós a prova de que seu marido não tinha verdadeira consideração por José, uma vez que ele o mandou para a prisão. Mas ele não conseguiu destruir aquilo que movia José. José permaneceu crendo que Deus não tinha lhe esquecido e agarrado ao seu acreditar, acabou como servo administrativo da prisão. Era ainda servo, agora prisioneiro legal, mas continuou crendo.
Anos depois  ele foi chamado para ser administrador do Rei do Egito, mas nem isso mudou seu foco. Ele cria:
- Deus não se esqueceu de mim.Para muitos ele tinha chegado ao máximo que qualquer ser humano poderia chegar, mas José ainda não tinha encontrado a paz, pois acreditava que socorreria os seus, mas ainda se lembrava da dor que estes lhe causaram... 
Estar focado em um objetivo específico e este estar ligado à uma dor pessoal é muito traumático. E José chega chorar por causa disto. 
Só que o que fez José liberar perdão aos que lhe fizeram mal estava ligado à sua Fé. Deus não o esquecera, mas para que ele fosse socorro aos seus e encontrasse de volta seu pai e o irmão amado, precisava passar por cima das mágoas e perdoar quem lhe ferira e, por crer que Deus não lhe abandonara, José perdoou seus irmãos e os trouxe para perto de si.
Podemos tirar várias lições do comportamento de José, mas sem dúvida, crer apesar das dificuldade será sempre a melhor.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter