Translate / Traduza

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Neemias - um exemplo de comunhão e entrega

Neemias e a reconstrução dos muros


Neemias capítulo 1

           Neemias vivia em Susã, como copeiro do rei Atarxerxes, também conhecido por Xerxes,  (Artaxerxes Longimanus),por causa das diversas traduções feita dos escritos históricos e bíblicos da época.Neemias  em hebraico: נְחֶמְיָה,  Nəḥemya,ou Nəḥemyāh, /ˌniəˈmaɪə/.
           Significado do seu nome: "conforto de (ou "confortado por") Deus (YHWH)") .Era filho de Hacalias (Neemias 2-3), atribui-se que pertencia à Tribo de Judá.

                   Hanani, irmão de Neemais, trouxe-lhe uma notícia triste sobre seu povo e sua cidade. O coração de Neemias se entristeceu muito e ele foi orar ao Senhor. Naquela época as rainhas nao eram acostumadas  a participar das decisões comuns no reino, mas no dia que Neemias foi falar ao rei, ela estava presente (2-6). O problema de Neemias se tornou algo importante, um problema do governo, questão de política interna.
                 Antes de ir ao rei, Neemias, orou,chorou, jejuou,pediu perdão por si e pelos outros, se humilhou na presença de Deus.

                Deus era com ele

                Neemias recebeu todo o amparo do rei, para, através das cartas, reconstruir os muros de Jerusalém, sua pátria.
                Trazendo pra os dias atuais, Deus nos reanima, também temos as cartas. Deus confiou a Neemias a construção, e confia hoje em nós para levantar os muros e edificar a cidade.
                Assim como Deus foi com Neemias, Ele será conosco.


               Movendo vidas

               Antes de iniciar a obra, ante de ir ao rei, Neemias humilhou-se diante do Senhor - orou, jejuou e chorou - moveu vidas porque colocou vida nas mãos de Deus
              Neemias moveu vidas ao favor de seu objetivo, tornou a reconstrução dos muros de interesse daquelas pessoas que dantes estavam amedrontadas, vivendo na miséria e sem esperança.
             Só que entre este povo também tinha os que queriam atrapalhar (4-11). Isto também acontece  em nosso tempo, no meio dos que estão trabalhando tem sempre alguém preocupado em destruir a obra, de impedir.
            
             Trabalhando e Vigiando

             O povo que estava levantando os muros e tapando as brechas, estva também alerta. Com uma mão trabalhava e na outra levava suas armas,porque sabia do projeto dos inimigos que diziam (4-11) entre si: Nada saberão nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos, e façamos cessar a obra". Ali tinha sempre alguém empenhado em fazer cessar a obra.
           Neemias, no entanto colocara ali vigias, pois sabia que Sambalate e Tobias - que eram do meio dos hebreus - e os arábios, o amonitas e os asdoditasestavam irados contra este trabalho (4-7), por irto ele determino que houvesse no meio do povo, homens separados como vigias.
            Esta é uma grande lição: Devemos vigiar.

          Muros restaurados, a vitória enfim

          Neemias se colocou debaixo da vontade do Senhor  e então Deus se manifestou em sua vida. Trazendo para os dias de hoje, o senhor espera que estejamos no centro da sua vontade.
          Deus não coloca sobre nós, aquilo que não conseguimos suportar. Ele conhece nossas limitações
melhor que nós. Deus sabia que podia contar com Neemias e espera poder contar conosco.
          Depois da vitória, muros restaurados, o povo se alegrou, como são por natureza festeiros, por certo os dias de alegria,festas e danças se estenderam bem.

          A vontade de Deus

          Se estamos debaixo da vontade de Deus, Ele vai agir. Nosso problema hoje é a falta de compromisso, assim o inimigo aproeveita  as brechas que ainda estamos fechando para tentar destruir toda  a nossa obra.
         Aquele povo vigiou, orou, trabalhou e obteve resultado.
         O Senhor está interesado em quem se sente fraco, porque Ele nos dá força. Veja, o povo, mesmo fraco, esforçou-se e conseguiu concluir a obra

         Perserverança

         Deus não nos quer parados. Ele quer que nos reanimemos e façamos a obra que Ele colocou em nossas mãos.
         Neemias soube a quem expor sua preocupação. Ao mostrar sua fraqueza ao rei, ele encontrou o apoio necessário.
  •           Neemias, você está triste? Está doente?
  •           Não rei, estou preocupado com  a obra.
         E o rei determinou que ele fosse e reconstruísse tudo, voltando ao terminar.
         Neemias pediu ajuda do povoe assim nos ensinou que não devemos trabalhar sozinhos.
         Então aprenda:
         Não trabalhe sozinho!



      

No deserto: A intimidade com Deus - Oséias 2-14



Profeta que não tem medo de falar, passa no deserto cantando
Era quase meia noite, estando Paulo na prisão, preso junto a Silas,mas eles cantavam e o Senhor se fez presente naquele lougar.
José, memso na prisão não deixava de acreditar em seus sonhos: Copeiro, lá fora, não se esqueça de mim.
Paulo foi apedrejado e jogado fora de uma cidade por julgarem-no morto.
Jó perdeu tudo, mas não deixou de cre.
Jesus foi levado a cruz, em grande sofrimento.

E tem gente que acredita que quem sofre está errado? Que Deus não é por ele?
Conheci um pastor, Fabio Danilo,  muito bem humorado, que tem uma definição bacana para este pregadores que vivem de profetizar chaves: profeta chaveiro.
É tanta chave que se abrisse uma empresa especifíca, quebrava a Papaiz, Pado e outras do gênero.
Estamos precisando de profetas como os da antiguidade, homens compromissados com o Evangelho da Verdade. Afinal Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a VERDADE e a vida". Os profetas que vieram antes de nós eram homens compromissados com o Deus a uem servia e não com os homens que os cercavam. Profeta na Bíblia só combatia pecado e entregava o que Deus mandava,se Deus mandavafalar de benção falava benção, se fosse cajado, entregavam o cajado: Ezequias arruma a casa porque vai morrer - disse Isaias ao rei de Israel. Acabe nao vai chover - disse Elias a outro rei, este um fascínora, assassino, invejoso e idolatra.
Samuel quando desceu a cidade de Jessé para ungir Davi, perguntaram para ele: É de paz sua vinda. Isto porque? Pelo medo que as pessoas dali tinham dos profetas. Não adianta mudar o foco desta Palavra, querer dizer qualquer outra coisa sobre esta pergunta feita por Jessé é desconhecer quem de fato era o Profeta e Sacerdote Samuel.
Esta pergunta foi feita extamente porque Jessé conhecia Samuel, sabia que já havia dado um cajado em Saul, quando o rei desobedeceu a ordem de Deus e levantou o sacrifício: Saul o que fizeste, tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrificios em que se obedeça a Sua voz (...) o obedecer é melhor que sacrificar. Este mesmo Samuel ja havia matado um rei com sua propria espada, também em uma desobediência de Saul.
O povo temia Samuel porque sabia que qualquer coisa que Deus dissesse a ele, Samuel não exitaria em fazer.
Sabiam que sua comunhao com Deus era inquestionável, se ele entrasse na cidade para dizer que iria haver guerra todos estariam perdidos. Sabiam que era Deus quem falava através da vida de Samuel. Daí a razão da pergunta: "Samuel, é de paz sua vinda?"
Os pregadores da atualidade - os chaveiros - porque não sabem o poder de dizer a Palavra da verdade saem por ai pregando mentiras, usando o púlpito para alimentar o ego alheio com todas as promessas, que em sua maioria não se cumprirão. Milagre em sua essência é por si só raro. Deus esta presente nas pequenas coisas, no nosso cotidiano. Hoje profeta prefere ser chaveiro, dado a posição comoda, é mais fácil e mais bonito,mantêm-se em evidência.
Falar a verdade gera consequências radicais, e poucos são os que querem te-las sobre si. Quem é que está disposto a ir a cova dos leões, a fornalha de fogo ardente, ninguém suporta a idéia de viver cativo como Ezequiel, ninguém quer sofrer perseguição por falar a verdade, ser lançado no poço como Jeremais?
 Assim fica mais fácil criar fábula e ficar dizendo que as chaves estão caindo do céu como chuvas.
Sabe qual o resultado disto? O que eles estão gerando?
Estão criando uma geração de crentes depressivos, que não suportam passar por provações, que vivem tentando colocar Jesus contra a parede com suas mesquinharias.
Sou testemunha viva de que estamos vivendo esta época, da geração depressiva.Um dia uma pessoa me disse que Deus não era na minha vida, porque me acidentei, porque, segundo a pessoa, meu deserto era longo. Ou Deus não estava comigo ou eu tinha pecados escondidos.
Pergunto-me, quando ouço um destas aberrações este povo não lê a Bíblia?
Elias foi viver num deserto, foi alimentado por anjos, viúva e corvoa - não necessariamente nesta ordem,mas desta foma. Ezequiel viveu em comunhão com Deus, mesmo vivendo no cativeiro, Daniel, um nobre, foi levado cativo a Babilônia e lá viveu todos os dias de sua vida, como eunuco, não tinha direito nem de ter um lar, sua semente acabou-se,as seu nome permanece, Jeremias sofreu, apanhou, recebeu afrontas.
Em Oseias 2-14 esta escrito que Deus nos leva para o deserto para falar conosco.Isto porque em nosso dia a dia acabamos sim afastados de Deus. Mesmo que não sejamos engolidos pelas trivialidades humanas, perdemos o foco em nosso ministério pessoal, vamos acumulando tarefas e quando percebemos estamos  sim, desfocados. 
Então Deus nos permite visitar o vale, conhcecer
desertos, onde às vezes, até as miragens não nos
aliviam a sede.


No deserto ou você fala com Deus, ou com os cactos da estrada empoeirada, com corvos que voam esperando o próximo corpo que vai cair para alimenta-lo, ou, no Brasil, com o grande e magnífico  mandacaru.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter