Translate / Traduza

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

As lições de Davi e Urias [Elisabeth Lorena Alves]

E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
2 Samuel 11:11
Quando lemos este versículo percebemos  a grandiosidade do ato de Urias.
Amo esta mensagem e vejo nela as grandes oportunidades que temos. Algumas vezes escolhemos certo, outras vezes fazemos as piores escolhas e nem sempre ao escolhermos o certo, o resultado é positivo.

Urias fez uma escolha ética e moral louvável, mas os resultados foram negativos para ele.
A nobreza de Urias, seu proceder como soldado, respeitador da ética, mesmo que fosse só oral, ficou de exemplo para nós, mas custou-lhe a vida.
Por outro lado...
O desleixo de um homem bom, que deixou de seguir para a guerra com seus homens, originou um desejo proibido. 

Se o rei tivesse seguido seu costume tudo seria diferente.
Na verdade nem a morte de Urias, nem a morte do filho de Bate-seba, nem os pecados do rei são os maiores males  desta história. Não são as lições que devemos agregar a nossas vidas espirituais. O que existe ai é muito mais especial.
O que aprendemos com esta história toda é algo que vale para nosso dia a dia. Devemos aproveitar este aprendizado.
Muitas vezes ficamos apontando os erros dos personagens bíblicos, para  justificar nossos próprios erros. Outras vezes evidenciamos estes erros para enfeitar nossas mensagens, mas isto não tem importância, uma vez que estes erros todos foram perdoados.
Sim, o  que  se sobresái sempre é a Misericórdia de nosso Deus.

Conclusão
Esta história deixa duas lições, a primeira vem do rei: Devemos tomar cuidado com o lugar que estamos.  

Será que estamos no nosso ambiente de fato? Será que estamos agindo como é esperado? O importante  é fazer a nossa parte sempre e jamais passar aos outros nossa responsabilidade. 
Davi jogou em cima de Joabe a responsabilidade de rei ao mandá-lo para a guerra sozinho. Naquela época os reis de Israel acompanhavam seus soldados  durante o período de batalha. Lembre-se que foi assim que morreu Saul e o príncipe Jônatas, este último melhor amigo de Davi.
A segunda lição, sem dúvida, a melhor, é deste soldado. 

Urias nos ensina que devemos nos preocupar com os demais e sermos solidários com eles. Esta é a lição mais difícil, pois vai contra nosso orgulho.
Ele era um homem querido e o rei deu a ele o privilégio de visitar sua casa e ir ao encontro de sua bela esposa. Mas ele, de maneira nobre, preferiu seguir o costume dos soldados em tempo de guerra.
 Ele não se sentiu importante, não se viu como um amigo especial do rei que tinha vantagens em frente aos outros, seguiu a sua honra de homem de guerra e deitou-se de forma desconfortável entre os outros servidores do rei.
Mesmo dentro dos muros da cidade, ele estava submisso as ordens de Joabe, seu general.
Muito s de nós voltaríamos para nossas casas felizes com a nossa vantagem, afinal, o rei mandou! 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter