Translate / Traduza

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como ovelhas que tem pastor


Como ovelha que tem Pastor
Introdução

Muitas vezes lemos a Bíblia de forma apressada, sem ao menos dirigir a Deus uma oração e pedir inspiração do Grande Autor, então olhamos para os versículos da forma que se apresentam e muitas das vezes acabamos usando um conhecimento pré definido ou aproveitado de outros pregadores. É por isto mesmo que muitas das vezes diversos pregadores repetem os erros dos outros, sem observar o que estão repetindo.
Na verdade alguns pregadores insultam a inteligência dos irmãos copiando na íntegra as pregações menos famosas dos pastores mais famosos. Quem não viu por exemplo muitíssimas variações de Mefibosete e Lodebar, de Cama,Cadeira e Lamparina e outras repetidas até a exaustão nos altares de suas igrejas?
Por isto mesmo é conveniente que nós estudemos a Bíblia sem vícios ou malícias, que nos apeguemos as verdades práticas da Palavra de Deus e a coloquemos em prática em nossas vidas e em nossas mensagens.

Falando de ovelhas?

Diferente do que as fotos das ovelhas nos mostram, viver entre elas nào é uma decisão bela e acertada e, diferente do que se imagina também, quando Jesus nos considera como ovelhas está nos vendo como um animal teimoso.
No próprio Salmo 23 esta uma declaração básica sobre a índole indócil destes seres peludinhos: (…) a Sua vara e seu cajado me consola (…). A vara em questão era para corrigir as ovelhas. As ovelhas precisam do cajado por serem animais sensíveis, que diferente dos demais animais não possuem forma de defesa, podendo trazer em si lembranças de ameaças sofridas até dois anos antes. São animais carentes, que se deprimem com facilidade e se estressam. Sendo assim, imagine como é trabalhoso lidar com elas.

No Salmo 23 está registrado os direitos das ovelhas: 1 – Sacia sua sede em lugar limpo, 2 – Alimentar-se de forma adequada e em pastos novos, 3 – ser protegida em todo o tempo, 4 – cuidados especiais com a saúde, 5 – receber cuidado em tempo integral, 6 – ser amadas.
Muito interessante se observarmos isto. Muitíssimos anos antes dos especialistas descobrir as necessidades dos ovinos – é a esta família que as ovelhas pertencem – o salmista Davi, conhecedor destes animais, nos deixou estas normas em forma de poesia.
Uma aula gratuita de como criar ovelhas.
Sim, gratuita, mas que alguns pastores hoje não tiveram, ou não prestaram atenção.
Como devem viver as ovelhas?
As ovelhas devem ser protegidas das doenças que podem matá-las e estas enfermidades são encontradas no meio em que elas vivem. Te lembrou o joio e o trigo? Pois é, mas quando o pastor conhece o que adoece suas ovelhas, ele deve retirá-las do ambiente contaminado elevá-las para um lugar seguro.
As ovelhas andam em meio as outras ovelhas, mas elas conhecem a voz de seu pastor e o segue. É bom cada um de nós lembrarmos que as ovelhas não pertencem aos seus guias ou pastores. Elas tem dono e ele cobrará elas dos seus pastores. Será que elas serão entregues saudáveis e inteiras ao seu senhor? Será que o dono do rebanho ficará satisfeito com o resultado do trabalho dos pastores?
Estas são respostas que não sabemos hoje, mas que podemos garantir cuidando bem das pessoas que estão sobre nossa responsabilidade. Se cuidarmos com amor destas ovelhas, então elas serão entregues aos nosso Senhor com a saúde perfeita.

Conclusão
Infelizmente muitos pastores tem retirado das ovelhas a pele o couro em vida, deixando-as magoadas, afugentado-as e colocando-as a mercê da Grande Raposa. Não estão dando a segurança necessária a elas e deixando-as soltas ao campo, largadas á sua própria sorte.
Estes pastores estão se arriscando muito, mas perderam já o respeito pelo dono da Fazenda. Estou procurando o seu próprio benefício, fugindo de suas responsabilidades. Estes são os maus dispenseiros e a eles esta reservado o inferno, não importando sobre qual nome tenha clamado durante suas próprias vidas. O resultado final será verificado, as consequências serão analisadas e o salário destes não será o esperado, mas o de fogo eterno.
Como ovelhas, diferentes dos ovinos, mas partícipes do Grande Reino, devemos conhecer a Palavra de Deus para não recebermos alimentos estragado ou modificado e, buscarmos sempre em Deus o consolo necessário quando tudo mais falhar.
Afinal, somos as ovelhas que tem o verdadeiro Pastor. Aquele que deu Sua vida por suas ovelhas.
Aleluias!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter