Translate / Traduza

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Amizade e Atenção

Mas há amigo que é mais chegado do que um irmão.
Provérbios 18.24

Hoje as pessoas estão correndo tanto, que se esqueceram de dar atenção às pessoas a quem ama. Assim, vemos muito mais pessoas desejosas de terminar com sua vida, pois já se sentem invisíveis. Sentem que mesmo que saiam nas ruas nus, jamais serão percebidos. E assim, vivem mortos dentro de si, sem serem alcançados pelo amor do próximo.  Precisamos mudar nossa postura. Erguer a mão ao próximo e nos achegarmos a ele com amor. Jesus nos ensinou a amar ao próximo. Ele não disse para amarmos os nossos iguais e sim ao próximo. Mas muitas vezes, por hipocrisia, nos apegamos só a quem amamos e deixamos muitos a necessitar de Amor. Que possamos ser diferentes, deixarmos o egoismo de lado e agirmos com Jesus agiu, amarmos como Jesus amou...
quando agimos com amor, afetamos vidas e muitas vezes interferimos em decisões negativas, como no caso de José e Antonio, da ilustração que termina nossa reflexão:

Eram dois jovens universitários, já nos períodos finais. Saíram ambos da Universidade, com suas preocupações diferentes. Antonio seguia com os braços lotados de livros e quase caindo pelo peso da mochila que também parecia cheia de outros livros.
José, ia despreocupado. A muito aprendera que os problemas tem hora para ocuparem a mente e ao sair da Universidade preferia deixar seus problemas acadêmicos lá. Assobiando, viu quando o jovem que ia à sua frente deixou cair os livros e os olhava desanimado, tentando encontrar uma ordem para os recolocar nos braços. José viu que suas costas estavam curvadas pelo peso do material extra e parou para ajudar.
Descobriu que moravam perto e resolveu ajudar o "nerd" que parecia aflito com aquele monte de livro. Chegou, pegou alguns colocou nos baços de Antonio, se apresentando e  pegou os outros que ainda estavam espalhados pelo chão.
Ninguém mais notou o acontecido, os demais alunos, professores e funcionários da Universidade continuaram passando pela cena, sem interferir ou olhar, que seja.
José e Antonio seguiram,  conversando e se conhecendo.
 Naquela tarde jantaram  e conversaram mais um pouco e na manhã seguinte José estava esperando Antonio para seguirem para a Universidade.
A Amizade aflorou no último Ano de faculdade e no dia da Formatura, quando todos comemoravam sua vitória, felizes. Antonio virou-se para José e perguntou:
- Lembra de quando nos conhecemos?
- Lembro sim Tom, Foi por acaso. Seus livros resolveram te abandonar e se jogaram ao chão, no início do Ano passado...
- Sim. E você me ajudou...
- Claro! Quero saber se não fizesse o que seria de você olhando para os livros como se fossem um fardo de Madeira Velha!
- Na verdade, Zé, eu tinha limpado meu armário...  Estava tão desiludido, sem paz, sem atenção, sem amigos, que quis me matara. Naquela manhã preparei tudo e limpei o armário da Faculdade, pois não queria deixar bagunças para os outros... Naquele dia, amigo, ao se dispor a me ajudar, você me ofereceu mais que amizade, você me fez ver que há muito a se conquistar e viver e, se eu tivesse realmente tomado aquele remédio, teria perdido tudo isso. Muito obrigado!
Antonio abraçou José, feliz por saber que tinha ajudado o amigo. Suas lágrimas eram de felicidade, por ver que seu  modo espontâneo de ajudar ao próximo, tinha trazido de volta  a esperança de outra pessoa. Alguém que se tornara então seu melhor amigo.


Que todos possamos refletir nessa Mensagem de vida e passarmos a dar importância às pessoas que nos cercam.
Bom dia!


PS. Ilustração baseada em Um Milagre chamado Amizade.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter