Translate / Traduza

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Muito Barulho por Nada

Muito barulho por nada
Pastor Sérgio Carlos da Silveira
Introdução

Estamos acostumados a cultos e celebrações que parecem um espetáculo, mas existem igrejas e pregadores que preferem a Palavra mais pura, sem grandes arroubos e são afirmados por uns como carnais, simplesmente porque são pessoas diferentes.

Não importa o quão impactante seja uma mensagem, mas se ele não faz a Igreja fazer barulho, é porque não está em comunhão com o Senhor, dizem alguns.

Bem, barulho nem sempre é poder.

Alguém que viu mui barulho

Israel estava de novo em guerra contra os Filisteus. Estes estavam sentindo-se fortes pois vinha derrotando o povo do Senhor.

Os filhos de Eli tomaram a Arca do Conserto levaram-na para o acampamento de guerra. O barulho de louvor e adoração se fazia presente no meio do povo e o som era tão grande e estridente que incomodou os seus inimigos, pois abalava o arraial.

Os filisteus mandou seus espiões ao acampamento de Israel e descobriu o inimaginável. A Arca do Senhor tinha descido a Guerra. O temor tomou conta do acampamento inimigo e atemorizados os filisteus pensavam em desistir, em bater em retirada.

Todos sabiam que se Deus estivesse na guerra, a batalha estava perdida. Toda a vantagem de até então, nada era já que o Senhor Jeová de fato entrara para guerrear.

O júbilo que se ouvia no arraial dos hebreus atormentava os filisteus, que lembravam-se entre si das vitórias do povo de Israel e da forma grandiosa como Deus os tinha livrado do cativeiro e das mãos do Egito.

Alguém entre eles animava-os grandemente, lembrando-os que se não lutassem por suas vidas, eles sim acabariam escravos do povo de Israel.

Enquanto isto o povo do Senhor, junto com Hofni e Finéias, os filhos dos sacerdote Eli, festejavam a vitória que já consideravam nas sua mãos, já que o Senhor estava entre eles, naquele arraial – pensavam todos.

Animados por alguns de seus homens, os filisteus levantaram-se sobre Israel e pelejaram e o povo de hebreu foi derrotado, sendo que cada um fugiu para sua tenda, diz a Palavra. Naquele dia morreram 30 mil soldados de Israel, Hofni e Finéias, os filhos do sacerdote Eli e ainda mais, a Arca do Conserto foi tomada.

Mesmo com toda a alegria que imperara antes no arraial, aquela Batalha foi perdida. Por causa disto, até o sacerdote Eli morreu, ao saber que a Arca do Senhor tinha sido levada.

Agindo no silêncio

Naquela mesma noite algo ficou claro. Deus não precisa de barulho humano quando Ele quer agir, afinal ao amanhecer, os filisteus encontram seu deus Dagom caído em sua casa, em frente a Arca do Senhor. E por mais uma vez ainda isto aconteceu, o que fez com que o antigo temor voltasse aos filisteus.

No geral o Senhor tem agido no silêncio em muitas vidas, salvado, purificado, dado forças, levantado do monturo, feito grandes coisas, mas não estamos percebemos pois estamos dando mais valor aos grandes acontecimentos que as pessoas estão contando.
Pedimos a Deus algo e quando conquistamos já não importa mais porque não veio como a gente esperava, não veio no meio de uma tempestade de glórias, então não é bênção.

Quando aqueles homens entraram na casa de seu deus e encontrou aquele ídolo jogado ao chão, eles perceberam que o Deus de Israel não agira entre seu povo, mas não tinha se afastado dos hebreus.

É isto que precisamos aprender, pode parecer que tudo está quieto demais, no entanto, o Senhor está agindo. Então espere que a resposta virá, o milagre acontecerá, mesmo que não seja o que você espera, mas virá.

Israel foi fazer Festa fora de hora, perdeu um sacerdote ativo e praticamente toda a geração deste, além de milhares de soldados, simplesmente porque esqueceu que o que importa mesmo é a verdade de nossa Fé e não a euforia.

Euforia não é Presença de Deus, é uma atitude humana, representa os sentimentos carnais e isto nada tem a ver com Fé.

Deus não age em corações altivos e Hofni e Finéias eram altivos. Eles não falaram com o Senhor se deveria ou não pegar a Arca e levar para o arraial. Eles tomaram a Arca e seguiram levando-a, mas eles já não representavam mais o Senhor. Seus pecados já tinham alcançado o trono do Senhor.

Eles não foram consumidos pelo Senhor quando tocaram na Arca simplesmente porque apesar de serem rebeldes, era herdeiros do privilégio de levar a Arca do Conserto. Altivos eles entraram no arraial contando que mantinham em si a unção e perderam ali suas vidas.

Conclusão

Geralmente cultos e reuniões cristãs cheias de movimentos, geram um sentimento de euforia total em toda as pessoas presentes, mas ao final, quando as pessoas saem dali, voltam para suas próprias tristezas. Para elas, as promessas aparentemente fundamentadas na Palavra, quando longe do calor do sentimento eufórico, tomam a real proporção de fumaça que tem e evaporam-se. Assim, a pessoa volta ao seu estado letárgico, precisando de uma nova dose de euforia, para continuar sua busca pela resposta que nunca vem.

Muitas das promessas dadas em certas reuniões não passam de um modo de fazer a pessoa alçar voo à força, mesmo sua Fé não lhe dando asas.
A Fé que te faz enfrentar Golias, é a fundamentada na Palavra, no respeito pelo que vem do Senhor.

Na verdade devemos tomar cuidado com nossas atitudes quando o assunto é Fé. Hoje o Senhor procura verdadeiros adoradores e por certo estes são os que procuram fazer a Obra do Senhor sem arroubos de uma falsa Santidade, de uma comunhão maquiada.

Deus sonda nossos corações e está esperando sinceridade de nós.

Esta mensagem se resume em uma frase simples: Muito Barulho por Nada!


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter