Eclesiastes 3 Tempo pra tudo
Pior dívida é a dívida do passado
Pense:

Cuidado com a impressão que você imprime nas pessoas, certas marcas são definitivas.
Aproveite a oportunidade de se acertar com aquele que você magoou, pode ser que apare,a logo uma oportunidade, aproveite-a.
Não deixe a oportunidade passar. Às vezes as oportunidades nos surgem e deixamos de lado, pensando que outra oportunidade virá e, quem sabe será melhor.
Reconcilie-se. Ainda é o melhor a fazer.


Ao dizer que há um tempo determinado para todas as coisas, estamos na verdade a crer e a saber que há um tempo pronto para tudo o que acontece.

Durante 15 anos sofri por estar fastado de minha irmã. Algumas vezes me perguntei: Será que Deus não se importa? Quinze anos! Será que não vai passar, que esta luta não vai a cabar? Os anos se passaram, o motivo da briga se fez menos importante, ela vivendo a vida dela. Eu aceitei Jesus e orando a Deus para nos aproximarmos e acontecer entre nós a cura necessária.
A lembrança que ela levou de mim, foi de um homem violento, capaz de colocar os pais para fora de casa. De explusar a irmã que até então protegia. Do homem que odiava crente e não aceitava a fraqueza humana.
O Senhor enfim possibilitou este reencontro e ela chegou em casa ressabiada ainda, mas nada que um verdadeiro pedido de perdão e um abraço de amor deste novo homem, transformado pela Palavra do Senhor Jesus, não tenha colocado por terra.
Ela estava ainda em casa quando algumas pessoas chegaram em casa para eu atender e orar e eu desci para a sala, para atender. Ela disse a meu filho: Mas ele era tão bravo, detestava estas coisas de gente vindo receber oração. Meu filho lhe disse: Ora, mas ele é bravo! Ao que ela lhe garantiu que não, que eu era um novo homem.
Ela partiu com o esposo, prometendo voltar em breve e sabendo que será bem recebida.
Quinze anos! Longos quinze anos e só hoje (03/03/11) houve este encontro libertador. Sinto que enfim o Senhor respondeu minha oração.

Esta era uma das situações do passado que me afligia, mas Deus sanou. No entanto precisamos aprender que o tempo de Deus não é o nosso tempo. Deus não se importa com o nosso tempo, Ele se importe que no tempo Dele, Ele nos trará a resposta. Ou vai te dar a sabedoria necessária para solucionar o problema a Ele apresentado.

O Tempo de Jairo
No seu trabalho, na sua saúde, no seu relacionamento familiar ou social, o tempo não é o seu. Veja o caso da filha de Jairo.
Jairo e a mulher do fluxo de sangue encontram ao mesmo tempo com o Senhor Jesus. Ambos correm ao encontro do Senhor. Ambos temem a morte.
Ela chega primeiro. Jairo pensara que seria atendido logo. Ela chegou e tocou no Senhor, que diferença faria para ela um dia ou ano? Ela já sofrera tanto! A mulher consegue a benção.
A angústia da pré morte agora trás angústia. A aceitação desesperançada toma conta de Jairo, quando recebe um recado de casa. Para ele passou o tempo oportuno, a filha morreu, garantem-lhe os servos. Agora em seu coração está a angústia de sentir-se um perdedor. Para ele a dor que fica é de ter chegado tão perto de conseguir a cura de sua filha, afinal se alguém podia fazer algo por sua filha era Jesus.Ele tinha o poder de curar.
Você não sabe quando é o tempo do Senhor, você só conhece o tempo da dor, da perca, do sofrimento. Talvez muitos te digam que terminou, que agora é hora de chorar. Que chegou o tempo da morte. Mas veja o caso se Jairo: A situação se apresentava como definitiva, chegou o tempo de chorar, tempo de morte, tempo de enterrar. Jairo estava desesperado.
"Tão perto da benção, mas aquela impura tinha cruzado o caminho deles. Como ela se atrevia? Jesus ainda vai questionar, perder tempo com ela".
Jesus fala primeiro aquela mulher lançada ao chão. Agora que já é tarde, Ele se vira para Jairo! Para Jairo era o fim, mas para Jesus era u tempo deterninado na vida daquele homem.
Não entendemos o começar a trabalhar de Deus, parece a nossos olhos que é sempre tarde. Importante: Tempo determinado significa que o que Ele está preparando é maravilhoso. Se a vitória vem no nosso tempo, ela é limitada. Já a vitória que vem no tempo do Senhor é de Glória.
Quando nossa menina morre, nós pensamos pequeno, abrimos a janela dos porquês! Porque Deus permitiu que a menina morresse? Mas são os nossos porquês, nada tem  a ver com a resposta do Senhor.
Se você não entendeu é porque a hora não chegou, mas o Espírito Santo diz: Meu tempo não chegou, no meu tempo a minha obra será completa.
Às vezes, perco a guerra simplesmente porque entro na batalha, pensando que perdi. No meu tempo é sempre 100% e acho que tenho tudo, mas Deus não fraciona a benção. A vitória no tempo certo é como cozinha, se o bolo não ficar o tempo necessário no fogo, ele sola. Não se colhe o que não plantou.
Muitos não semeou nada, não preparou a terra, não molhou, não cuidou, não deixou crescer, alguém está colhendo o que não plantou?
Às vezes, você está pleiteando o que não está pronto, nem está reservado para você, simplesmente porque você não está preparado para a benção.

Uma jovem estava reclamando muito de sua situação e foi ao seu pai e perguntou-lhe porque ela sofria tanto. O pai, um sábio homem, temperado pelo tempo, disse-lhe que colocasse três panelas no fogo com água, na primeira ele mandou que ela colocasse um ovo, na segunda que colocasse uma cenoura e a terceira deixou que fervesse sozinha. Pediu que com a água fervente fizesse o café. Ali saboreando o café, o pai ficou manuseando o ovo e a cenoura cozidos. E então perguntou-lhe como estava a natureza do ovo, cenoura e café. Ela olhou indecisa frente o óbvio, a cenoura cozida era mole, o ovo duro e o café estava pronto e delicioso. E o velho pai lhe disse, a diferença entre eles, filha, é a forma como enfrentam o fogo, a cenoura, firme e forte, que pode ser consumida até crua, quando cozida amolece, pois perde a força de sua fibra, o ovo, que quebra com qualquer toque, endureceu e dependendo do tempo que ali permaneça, pode ficar tão duro que nem se pode consumir. E o pó de café, que até o vento leva, aproveita-se da água quente e se transforma em algo melhor. Ao que o pai lhe perguntou o que ela queria ser. A jovem sorriu em resposta, saboreando seu café e saiu dali com sua própria resposta.

Você precisa entender que o sofrimento, a dor, a provação não vão destruir você.
Crente no óleo não morre, pelo contrário, ganha a possibilidade de sonhar, como João, o apóstolo do amor.
Crente na fornalha depura, afinal o ouro é forjado no fogo. O resultado disto é que um rei se salva e um povo ouve falar do amor Graça de Deus.
Crente na cela, como Paulo e Silas, canta certo da vitória e ainda pode salvar a família de quem o prendeu.
Se a resposta não chegou, se a vitória não vem, é que não está pronto ainda. Talvez nem investiu na plantação, não cuida, não semear, não limpa e não colhe.
Tem gente que questiona o Senhor dizendo que ora, jejua e faz oferta, mas às vezes é preciso de mais, precisa aprender a esperar.
Você só não pode esquecer que Deus tem três resposta:
  • Faço;
  • Não faço, e,
  • Espera.

Espera que no tempo certo a resposta virá.Ouçamos o conselho do Salmista: Esperei com paciência no Senhor e ele ouviu meu clamor (Salmo 40 -1).