Translate / Traduza

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Gerando a Paz

Gerando a Paz
Promover a paz

Promover a Paz é algo necessário e a Bíblia nos diz que se depender de nós devemos manter a comunhão uns com os outros, “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12-18).

Infelizmente gerar a paz é algo que se torna difícil em nossos dias, pois somos bombardeados por todos os lados por problemas e confusões. Afinal, promover a paz não é uma tarefa fácil. No entanto se seguirmos alguns princípios sábios da Bíblia, alcançaremos a Paz.

Em nossa Sociedade e na maiorias das relações pessoais e mesmo na maioria das famílias que existem contendas. Na verdade, a paz começa nos lares, quando ensinamos nossos filhos a cumprir os mandamentos de Deus, a honrar aos pais e aos mais velhos. A própria Bíblia ensina que devemos honrar nossos pais: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teu dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12), isto porque se ensinamos os filhos a honrar e respeitar, assim, tudo o mais que ensinamos é aprendido e seguido. Veja: E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante (Isaías 54-13). Sim, pois se nos apegamos a Deus e ensinamos bons costumes aos outros membros da Sociedade, pelos quais somos responsáveis, alcançaremos o bem, “Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem “(Jó 22-21).
Muitas vezes para alcançarmos a Paz é necessário apenas pequenas atitudes, às vezes moderação no falar:
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Provérbios 15:1), cuidado no pensar e meditar no que responder: "O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca do ímpios jorra coisas más" (Provérbios 15:28), procurando agradar ao Senhor com suas atitudes, pois aquele que assim faz encontra sim a esperança e a paz até com os demais: “Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele” (Provérbios 16-7), afinal, só os de fato iníquos não almejam a Paz: “Não há paz para os ímpios, diz o Senhor” (Isaías 48-22).

Na verdade, gerar a Paz é algo que deve ser permanente em nós como cristãos, afinal o Senhor ensinou, através de seus apóstolos, juízes e profetas que é possível a nós vivermos em comunhão entre nossos iguais e assim poderemos de fato vermos a Deus: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”, (Hebreus 12-14).

Na verdade precisamos aprender sempre que a Justiça é o fruto dos que promovem a Paz: “Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz” (Tiago 3-18).

Só os que geram a Paz em todas as suas relações, pode dizer como o salmista: “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (Salmos 4-8).

Que o Senhor em sua misericórdia e bondade possa nos ajudar a preservar a paz entre os que habitam a terra e procuram fazer o bem ao seu semelhante, afinal, o principal objeto da paz é o amor.

Lembram-se da Parábola do Bom Samaritano?

Disse Jesus: Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de salteadores, que o despojaram e se foram, deixando-o semimorto. Aconteceu que pelo mesmo caminho desceu um sacerdote, que o viu e passou de largo. Do mesmo modo um levita, que também foi ter àquele lugar, viu o homem e passou de largo. Um Samaritano , porém, seguindo o seu caminho, veio onde estava o homem e ao vê-lo se encheu de compaixão. Aproximou-se dele, pensou-lhe as feridas, deitando nelas óleo e vinho, colocou-o sobre a sua alimária e o levou para uma hospedaria, onde cuidou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os deu aos hospedeiro, dizendo: Trata desse homem e na minha volta te pagarei tudo quanto despenderes a mais.

Qual dos três te parece que tinha sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: O que para com ele usou de misericórdia (o que é?). Pois vai, disse-lhe Jesus, e faze o mesmo". (Lucas, 10, 25 a 37).

Na verdade esta Parábola de Jesus nos ensina que viver em Paz e Comunhão com alguém não quer dizer que tenhamos de fato de sermos iguais, de comungarmos a mesma Fé ou termos a mesma religião, ou mesmo serem membros de nossa Comunidade ou Família.

Viver em Paz na Sociedade em que vivemos não quer dizer que vamos viver a parte dos problemas de nossa era, pelo contrário, quer dizer que muitas das vezes vamos nos levantar contra as injustiças sociais, se não com a nossa luta, mas com pequenas ações. Diz a própria Bíblia que “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17).

E vivamos pois em Paz.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter