Translate / Traduza

domingo, 29 de julho de 2012

Porções Diárias – A Fé


Porções Diárias – A Fé
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11:1


Fala-se tanto em fé. Na verdade a fé é um assunto da moda, mas o que é fé? O que é ter fé? Bem fé é algo pessoal, é a capacidade do homem acreditar em algo. E ao contrário do que se crê, a fé não esta relacionada apenas a Deus. Todo ser humano tem algum tipo de fé e até o não acreditar é também um tipo de crer. Podemos crer em outras pessoas, no governo, na família e no plano social ou mesmo político, afinal é algo pessoal. Todas as pessoas tem o direito de crer no que bem quiser. Mas, falando de fé nos aspecto cristão, sem citar Hebreus 11, o capítulo da Fé, onde esta palavra aparece aproximadamente 24 vezes, dependo da tradução. Ali esta registrado o histórico de fé de diversas figuras bíblicas, mas também esta registrado uma das maiores verdades sobre agradar a Deus, pois esta escrito: Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11-6). Aprendemos que não há como agradar a Deus sem fé, pois como desejaríamos agradá-lo sem antes crer em sua existência, haja visto que não podemos contemplar sua face e nem se quer conhecemos sua morada e, dessa forma, fica difícil aceitar seu existir. Para agradar a Deus e conhecê-lo é necessário antes crer, pois esta é a condição mínima para aceitarmos que Ele é o galardoador daqueles que O buscam. E para buscar ao Senhor a fé é também uma exigência necessária.
E como adquirimos a fé? Ora, através de conhecer o Evangelho, pois é através dele recebemos a revelação da fé – em Deus: Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (Romanos 1-17) e é através dela, da fé em Deus que viveremos esta comunhão, como diz a Palavra. Por este motivo faz-se necessário o Evangelizar, afinal é do ouvir e nã ouvir qualquer coisa, mas ouvir a Palavra de Deus que a fé Nele é gerada: A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10-17).
Seguindo adiante, aprendemos que é a fé que nos justifica e adquirimos a experiência de vivermos em paz COM Deus: Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5-1). E viver em paz com Deus e estar religado a Ele, vivendo uma vida de comunhão com seus preceitos. E falando em preceitos, eis algo relacionado a isto, que nos é ensinado pelo apóstolo, quando somos ensinados a respeitar os mais fracos: Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos (Romanos 14-1). Sim, devemos acolher os que são mais fracos e não condená-los com críticas destrutivas. Quando falarmos com alguém, o sentimento que deve predominar sempre é o amor, devemos aconselhar os outros com amor, falando com eles como desejaríamos que alguém falasse conosco se fossemos nós precisando de apoio. Sim, auxiliarmos nossos irmãos em seus momentos de fraquezas, é ensiná-los a amar e exercitar a fé.
Que esta mensagem fale ao seu coração.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter