Translate / Traduza

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Bondade

A Bondade

Série Estudos Bíblicos


Introdução

No dicionário é um s.f. (substantivo feminino) Inclinação a fazer o bem, a ser benigno, indulgente: todos conhecem sua bondade. 2 – Qualidade do que é bom.

Só que acabamos acreditando que bondade é uma espécie de desvio psicológico, a fuga dos fracos, mas não poderíamos estar mais enganados, afinal, bondade sem atitude é covardia.

Leitura Bíblica:
Mateus 21-12 e 13

E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

Jesus entrou no templo e encontrou os homens vendendo a preço de alto lucro tudo o que era necessário para o sacrifíco. Tomado de um sentimento de Bondade, Ele arremessou tudo ao chão de forma que quebrassem as bancas e espalhassem todo o dinheiro ali guardado. Para muitos foi apenas um ato de loucura, um acesso de fúria, mas não era isto. Era zelo e bondade. Ele pensou nas pessoas que iam até aquele lugar prestar seu culto ao Senhor Deus, com suas limitações financeiras chegando ali eram praticamente roubados pelos preços ali praticados. Estavam fazendo da Casa de Deus um Comércio, além de ilícito, caro em demasia, o que dificultava a vida dos mais pobres.

Em Lucas 7- 36 a 50, Jesus, na casa de Simão, perdoou uma mulher que estava sendo olhada pelos demais como pecadora apenas, Ele olhou para ela com olhar de Bondade e tomou uma atitude: Deu-lhe liberdade de espírito.

Bondade é também zelo pela verdade e pela retidão, repulsa ao mal, repúdio da maldade, até porque Bondade sem atitude é covardia, Bondade com apatia é covardia.

Jesus não quebrou as bancas do Templo por interesse pela Casa de seu Pai apenas, mas por amor aos pobres que se dirigiam àquele lugar. Isto foi uma atitude de bondade, de repúdio a maldade daqueles homens que comercializavam naquele lugar destruindo a paz daquelas pessoas. Afinal Deus não está nos Templos como se diz por aí, mas Jesus, sendo uma pessoa de coração nobre, em sua Bondade, não aceitava a injustiça.

Se você não é capaz de se solidarizar com o próximo, compadecer das mazelas humanas, do problema do Japão, saiba que de fato Deus não está com você. Um coração que pratica a bondade se solidariza com todos os seus iguais, memso que paream diferentes ou tenham ideias diferentes, mas na do nos igualamos sempre e isto prova que somos de Deus.

Tem Bondade é doar-se ou brigar pelo bem comum. E Jesus fazia isto. Com suas atitudes pacíficas e, às vezes nem tanto, reestabelecia a ordem por onde passava.

A bondade que conhecemos é passageira, mas a que o Senhor ensina com suas atitudes, é a da luta, a Bondade é a inconformidade com as dores do próximo e esta levou Jesus a Cruz, pois Ele não se conformou com nossa situação.




Pastor Sérgio Carlos da Silveira  posta no 
Cristo Hoje, toda quarta e sexta-feira. Pastor vice-presidente da IPCO-Brasil, é articulista do Unidos para Cristo também participa do Ser Cristão e Recanto das Letras..
 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter