Translate / Traduza

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Consagre-se


Consagre-se

Elisabeth Lorena Alves
Consagração a Deus; humildade e fidelidade no uso de seus dons
Paulo nos exorta que vivamos uma vida de consagração e para que isto seja possível, ele lista algumas atitudes que devemos ter ao longo de nossa vida cristã que tornará possível este resultado, o consagrar-se.
Em Romanos 12, Paulo começa sugerindo que devemos apresentar os nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Isto, este modo de proceder é o que prova que a nossa atitude não é emocional e sim racional (v. 1). Nos dias atuais prega-se um Evangelho manipulador de emoções, exige-se que as pessoas vejam os anjos tocando-as, que sinta a presença de Deus no meio do culto e estas reuniões perderam o foco de fé e racionalidade e passaram a ser baseada nas emoções. Canta-se diversas canções que levam a pessoa a acreditar que ela terá a resposta que procura e que Deus irá agir e ela, movida por este balançar de emoções, acaba esperando que “o melhor de Deus está por vir”.
Jesus, quando falou na beira do poço de Jacó com a moradora de Samaria, afirmou que já chegara o tempo e era a hora em que os verdadeiros adoradores adorariam ao Pai em espírito e verdade, afinal, continua Ele: Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (João 4-24).
Paulo continua listando quais atitudes devemos ter e fala agora algo que serve para os cristãos de hoje: E não vos conformeis a este mundo (2). Não conformar-se com este mundo é não aceitar como certas as normas da atualidade, com o que é politicamente correto, mas é errado pela visão bíblica. No entanto ele lista ainda algo maravilhosos que é a transformação pela renovação da vossa mente e isto quer dizer que apesar de seguirmos a Palavra devemos sim analisar tanto o que está escrito, quanto o que ouvimos e vemos. Na verdade este versículo abre uma porta grandiosa que é a do interesse analítico, o usar a nossa mente e nossos conhecimentos para entendermos se estamos crendo da forma certa ou estamos nos alienando. E alienação não é favorável ao nosso processo de consagração e influencia negativamente no que de fato é a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus, que só podemos entender quando temos o nosso entendimento aberto e pronto para adquirir sabedoria. E só conseguimos adquirir sabedoria quando aprendemos cada dia mais do Senhor e sabemos escolher entre o que é certo e errado, evitando seguir conselhos e pessoas com pensamentos destrutivos: filho meu, não andes no caminho com eles; guarda da sua vereda o teu pé (Provérbios 1-15). Não devemos nos permitir sermos seduzidos pela maldade, antes devemos olhar para o Senhor e encontrar Nele forças para conseguirmos alcançar nosso objetivo: A Consagração.
Uma atitude grandiosa para conseguirmos este objetivo é a humildade, o pensar em si mesmo com sobriedade, reconhecendo que ninguém é superior aos outros e que cada um tem a sua própria medida de fé e deve ser respeitado por isto (v. 3), afinal temos recebido do Senhor. E ninguém é igual a ninguém, afinal somos um só Corpo e como tal, cada um de nós tem sua própria função (v. 4) e por estarmos ligado a um só Corpo, que é Cristo, devemos exercer nossas próprias funções, se deixarmos de lado os outros e usando o que nos foi dado – os dons – de forma saudável para o bom andamento de toda a Obra do Senhor (v. 5), respeitando sempre a fé de nossos irmãos (v. 6) e dedicando-nos da melhor forma possível. Agindo com amor, liberalidade, zelo e alegria, nisto estaremos agradando o Senhor.
Quando seguimos estes passos, podemos saber que estamos próximos de nosso objetivo. O Senhor, através de Jeremias, disse-nos que o acharemos se O buscarmos: Buscar-me eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração (Jeremias 29-13).
Santificar-se, é despir-se das vestes do pecado, que dominava antes a vida do ser humano e viver uma vida sem escravidão:

Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão (Gálatas 5-1) e vestir-se das vestes santas, que são as virtudes de Deus: Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. (...) a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei (Gálatas 5- 22 e 23). Para alcançarmos a consagração, devemos ainda lermos Bíblia, dedicar-nos as práticas espirituais, manter nossos momentos de oração, meditarmos não só na Palavra que lemos, mas também no que ouvimos.
O processo de consagrar-nos ao Senhor, envolve obedecê-lo: Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos (Provérbios 2-1), pois quando aceitamos as suas palavras, nos tornamos atento a sabedoria e adquirimos o entendimento necessário. Quando agimos assim e acreditamos que viver em comunhão com o Senhor é o melhor tesouro que podemos ter, encontraremos o conhecimento de quem de fato é Deus.
Que nossa vida seja em todo o tempo para agradar a Deus e fazer a Sua vontade, sabendo que sua vontade é que o amemos, mas também amemos ao próximo como a nós mesmo.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter