Translate / Traduza

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Porções Diárias – Permaneça acordado!


Porções Diárias – Permaneça acordado!
(Pastor Sérgio Carlos da Silveira)
Mateus 13:24-31

Se lermos com atenção a Parábola do trigo e o Joio, ao deixarmos o joio crescer e tornar-se praga entre o trigo, estamos errados.
E nosso erro se dá no momento em que deixamos de cuidar do plantio. Não precisamos esperar crescer o joio e nem mesmo ficar maduro.
Nossa obrigação é não permitir que o joio seja semeado. E o único modo de isto não acontecer é não dormindo entre o semear e o colher. Sim, ao propor esta Par;abola aos seus discípulos, Jesus deixou claro que depois que a semente do trigo foi lançada ao solo, os ajudantes, que só podem ser os guardadores do campo, já que não foram eles quem semeou a boa semente, dormiram. Ora, dormindo eles é que veio o inimigo e semeou o joio.
Se permanecermos atentos à Plantação, o joio nem será semeado, e então teremos apenas o trabalho de colhermos o trigo, na verdade de entregarmos o Plantio ao dono intacto, pois o campo é do Senhor. E temos que prestar contas ao Senhor.
Por muitos anos temos nos enganado permitindo que o joio seja semeado entre o chamado povo de Deus, desculpando-nos que naquele dia o Senhor vai julgar a terra e o joio e o trigo serão separados. Não devemos esperar até lá. De fato tirar o joio semeado entre o trigo é prejudicial, mas além de prestar atenção para que o joio não seja semeado, o melhor meio de termos mais trigo é semearmos mais trigo.
A maior lição que fica para nós sem sombra de dúvida é esta: Não dormirmos.
Afinal,
se passássemos mais tempo semeando trigo, o inimigo não semearia, pois o joio é semeado quando a gente deixa o campo para brotar sozinho.
Quando cuidamos de uma plantação, devemos observar o tempo certo de molhar, de dar vitaminas, de podar, de cuidar da terra e estes cuidados todos exigem de nós atenção.
Existe uma informação sobre cuidado com o trigo que cabe bem ao nosso trabalho como cristão. O trigo é uma planta de equilíbrio. Para que ele cresça saudável, além dos cuidados normais quem uma plantação exige, o ideal é mantê-lo em um ambiente de temperatura equilibrada. Ele não suporta muita chuva e nem muita geada.
Assim devem ser sempre ensinados a viver como cristãos, os novos convertidos, pois servir ao Senhor deve ser uma atitude inteligente. E todos nós devemos fugir dos excessos.
Enquanto cuidadores da seara do Senhor, observar as necessidades da semente e do trigo que brota e cresce é nossa responsabilidade, sem nos permitirmos adormecer, pois o nosso inimigo vive alerta pronto para espalhar as suas semente no Campo que está a nosso cuidado.
O alerta máximo é: Não durma!

Recanto das Letras

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter