Translate / Traduza

domingo, 16 de outubro de 2011

Uzias e a Soberba - não se indigne contra o Senhor

A Indignação Humana e suas Consequências

O rei Uzias – II Crônicas 26 – 4
Leitura Bíblica
4 Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias seu pai.
5 E buscou a Deus enquanto viveu Zacarias, que o instruiu no temor de Deus; e enquanto buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar
E em Jerusalém fabricou máquinas, inventadas por peritos, para que fossem colocadas nas torres e nos cantos das muralhas, a fim de se atirarem com elas flechas e grandes pedras. E voou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou poderoso.
16 Mas, quando ele se havia tornado poderoso, o seu coração se exaltou de modo que se corrompeu, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus; pois entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
17 Mas o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens valorosos,
18 e se opuseram ao rei Uzias, dizendo-lhe: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que foram consagrados para queimarem incenso. Sai do santuário, pois cometeste uma transgressão; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus.
19 Então Uzias se indignou; e tinha na mão um incensário para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, nasceu-lhe a lepra na testa, perante os sacerdotes, na casa de Senhor, junto ao altar do incenso.

Uzias herda o trono aos 16 anos – Após morrer Amazias, seu pai. A princípio Uzias fazia tudo certo, Obedecia e temia a Deus. Sendo um rei justo e sábio, seguiu o exemplo de seu pai. Tornando-se um rei exemplar e um homem poderoso, vivendo porém debaixo da aprovação do Senhor.

Em sua sabedoria, criou estratégias contra o inimigo e venceu a muitos, melhorou o exército, destruiu os filisteus. Uzias construia porque em seu grande conhecimento, sabia reconhecer as necessidades de seu povo e atendia-as prontamente, mediante seus projetos. Grande conhecedor da terra, sabia trabalha-la, por conhecer bem da Agricultura.

Assim, Uzias prosperou durante o tempo em que esteve na presença do Senhor

O diabo tentou destruir Uzias, mas o diabo tenta destruir a nós também. Só que ele, como um inimigo constante, cria suas próprias estratégias para impedir nossa carreira.

O Perigo da Soberba
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Provérbios 16-18)




Um erro para justificar outro



Quando Uzias tornou-se muito poderoso, seu coração tornou-se soberbo e ele foi contra a vontade de Deus, tomando para si o lugar do sacerdote no holocausto.

Este foi seu primeiro erro.

Acontece que o sacerdote Azarias, era um pastor comprometido com a Lei do Senhor e dela cuidava, não temendo por sua vida, foi falar com Uzias e levou consigo outros sacerdotes. Ali ele lembrou ao rei qual era de fato o seu papel.

E para justificar seu erro inicial, ele cometeu outro. Indignando-se,estando ele com o incensário que ainda trazia em suas mãos.

No mesmo momento Uzias ficou leproso. Vendo-se nesta situação, ele mesmo saiu da presença do sacerdote e do povo e exilou-se.

Tornou-se um rei exilado em sua própria casa.Seu filho Jotão governou em seu lugar, como uma espécie de primeiro ministro

O exemplo deixado pelo testemunho da dor e queda de espirittual de Uzias é que não devemos tomar para nós o trabalho dos outros, não podemos fazer a parte do outro.

Jesus nos deu uma grande lição de humildade quando lavou os pés dos discípulos. Era um Mestre lavando os pés de seus discípulos.

Devemos que cada um esteja a cargo de suas atividades, quer na vida material, quer seja na vida espiritual.

Trazendo para nossos dias, é comum querermos fazer algo melhor e, muitas das vezes estamos ultrapassando os limites impostos por Deus ou pelas autoridades constituídas.

Você precisa entender que o inimigo se aproveita de suas pequenas falhas. Se você mudar o foco, o diabo se aproveita. E foi assim que ele agiu contra Uzias. Ele não conseguiu destruir a confiança, a fé e determinação de Uzias, mas foi através delas mesma que Uzias caiu.

Em seu desespero em tudo fazer, em ser melhor em tudo, Uzias foi entregar ao Senhor um sacrifício, esquecendo-se que esta não era sua obrigação. E quando foi disciplinado pelo sacerdote, indignou-se.

O Senhor é quem trabalha em nossa vida. E não o contrário. E foi isto que Uzias esqueceu.

O sacerdote vem antes do rei, afinal eram eles quem ungia os reis e deles cuidavam como lider espirituais. Você está errado se coloca seus interesses e seu poder acima de Deus.

Não dê combustível para o diabo por fogo e te destruir

Fica na posição que foi chamado. Se você não vigia, o diabo aproveita a brecha e lança a isca e você cái

Lembre-se que você é apenas mordomo do que é de Deus.

Parece que é seu, mas você esta só administrando o que pertence ao dono da seara.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter