Translate / Traduza

quinta-feira, 26 de março de 2015

Para que servem as Provas?

               

 Bem-aventurado é o homem que suporta a provação, porque depois de aprovado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam.(Tiago 1:12 )

           Tem assunto que não dá nem vontade de comentar, mas acabamos nos prestando à este serviço.
           Algumas pessoas questionam o motivo pelo qual Deus permite que existam algumas dificuldades. Bastaria olhar para uma criança que ensaia os primeiros passos debaixo dos olhos da mãe que finge não observar. Ela se faz de cega, mas está pronta a levantar a criança, se ela de fato cair. E sabe por qual motivo a mãe  age assim? Ela age assim pois sabe que a criança consegue e que está pronta. O que impede a criança de firmar os passos é o medo. Quando a criança se livra do medo, troca os passos e segue adiante, quase caindo, procurando o equilíbrio com dificuldade, com receio  evai vencendo seus obstáculos pessoais sozinha. Adquire Confiança.
          Assim acontece conosco. As dificuldades servem para que as ultrapassemos em nosso processo de crescimento, uma vez que as vencemos, adquirimos confiança em nós mesmos e tentamos novos projetos.  Sendo assim, podemos entender que os problemas servem para testar nossa Confiança. Mas eles apresentam outra característica: Tem tempo para acabar. Sim! Por mais difícil que seja uma dificuldade, ela tem tempo para acabar, tem, como diria alguns comerciantes, Prazo de Validade. Quando chegar o tempo certo, ela acaba. Afinal, tudo tem começo, meio e fim.
           Bem, as provas servem para nos fazer mais confiantes, tem tempo para acabar e mais o quê? Elas servem para nos ensinar. Toda prova nos ensina algo novo. Não ao fim, e sim, durante seu processo. Aprendemos quais são nossos limites, aprendemos mais sobre nós mesmos, aprendemos sobre as pessoas que nos cercam e aprendemos confiar mais em Deus.  A Bíblia nos ensina que não devemos perder a Coragem, pois só o homem exterior sofre os desgastes das Provações, mas o homem interior recebe força e está consciente de que as provações são passageiras, trazendo a nós uma recompensa permanente, gloriosa e sólida muito maior que as dores que sentimos quando somos provados. (II Cor 4:16-17)
          Que tenhamos mais confiança em nós mesmos, nas pessoas que nos cercam e em Deus e aprendamos sempre com nossas dificuldades, para que elas sejam sempre passageiras, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que ama ao Senhor e são chamados por um propósito, reconhecendo também que muitas de nossas dificuldades tiveram origem em nossos atos, assim arcar com as consequências deles é nossa responsabilidade.
        Que estas palavras criem raízes em nossos corações.

Em Cristo, Elisabeth Lorena Alves

         

         

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter