Translate / Traduza

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fogo Limpo


Fogo Limpo

O Fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará. (Levítico 6:13)
                Quando Deus especificou os serviços do sacerdote, ensinou como deveria ser os cuidados com o fogo. Pelas manhãs deveria ser limpo e cuidado, retirada as cinzas,  resposto as toras de madeiras e reacendida a chama, uma vez que o fogo não deveria se apagar. Como costumamos usar símbolos, podemos crer que a Lenha representa nossas orações e quanto mais seca será melhor, ou seja, quanto mais consciente. E o que é uma oração consciente? É uma oração sem sentimentos, sem culpa, sem interrupções, apenas munida de Fé e Esperança. Quando oramos de forma sentimental, anulamos a fé, pois colocamos em nossas palavras fragmentos  que atrapalham, tais como a dúvida e a falta de entrega. Para recebermos mais de Deus, devemos antes entregarmos de fato  nossas vidas, desejos e  sonhos para que Ele tome posse e faça algo melhor. Como uma fogueira, por exemplo. Você pode ter todos os elementos: Madeira, combustível e fósforo, mas se não souber como manipulá-los jamais poderá acender o fogo, por mais papel, plástico ou palha que use durante o processo. Você no máximo vai produzir fumaça. E fumaça atrapalha, não gera vida pois não produz alimento e nem aquece.
                Ao ensinar os sacerdotes a cuidar do Fogo, o Senhor nos ensinou a manter nossa vida espiritual limpa. Nós somos o recipiente onde se acende a fogueira. As palhas, papéis  velhos e plásticos são as mágoas, ressentimentos, pensamentos de vingança, antipatia e tudo o mais que impede nossa oração. É bom lembrar que costumamos orar quando estamos magoados e para muitos 'entregar na mão de Deus'  é uma verdadeira ameaça. E orar assim não é certo, uma vez que esta oração não está coberta de amor ao próximo. E você pode nos perguntar: A pessoa me faz mal e eu ainda tenho que orar por ela com amor? Sim, deve. Jesus nos ensinou a orar pelos nossos inimigos e o apóstolo Paulo nos ensinou que devemos vencer o mal com o bem (Romanos 12:21). Na verdade, mesmo quando precisamos de Justiça, nossa oração deve ser ungida de amor, para que não desejemos a vingança, afinal há diferença entre ser justo e ser vingativo.
                Infelizmente as orações de hoje são para ter algo, vivemos uma Fé capitalista onde ter é mais importante que tudo e substituiu o Ser. Ora-se mais para se obter bênçãos, principalmente as materiais e quando se ora por alguém, é para beneficiar a si mesmo. Precisamos urgentemente entender para que serve a oração e qual a sua importância e seu verdadeiro valor. Não para Deus, mas para nós mesmo. Que nossas orações sejam sempre limpas, purificadas para que o fogo que ela venha gerar, seja um  fogo agradável a Deus, útil aos homens e que seja uma semente para a posteridade.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter