Translate / Traduza

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Sobrerba



Soberba
Elisabeth Lorena Alves
Quanto ao soberbo e presumido, zombador é seu nome; ele procede com insolente orgulho.
Provérbios 21:24

Já falamos aqui sobre a Síndrome de Hamã. Que por orgulho conseguiu fazer inimizade com ninguém menos que o bem feitor e sogro do rei Assuero.
Muitas pessoas acreditam que devem ser honradas sempre. E isto em todos os meios. Vivemos uma época de endeusamento humano até nas igrejas, infelizmente. Talvez porque ali exista um grande número de pessoas e onde há seres humanos existem problemas próprios da Sociedade, o que de fato não justifica as pessoas tentarem destruir umas as outras ou pior, usá-las como escada.
Hoje com a importância que se dá a frases como: você é um vencedor e isto fora do contexto bíblico, as pessoas estão acostumadas a buscar o reconhecimento em todos os lugares e isto aumentou muito a mania de vítima de alguns que se dizem cristãos – e de fato não são pois seus frutos anulam suas palavras.
Acho que todos já viram na vida pessoas que se denominam 'os perseguidos', mas na verdade estão buscando apenas reconhecimento humanos – embora em sua maioria neguem isto, afirmando apenas que estão buscando a realização de uma promessa de Deus para suas vidas. Muitos destes, totalmente despreparados estão sempre afirmando que Deus os levantou como missionários, profetas e líderes, mas jamais passaram pela experiência de serem liderados e nem sabem obedecer seus líderes, são os 'levantados por cabeça e não por cauda'.
Em seu afã de buscar reconhecimento, seja na Igreja ou no trabalho, estas pessoas estão sempre arrumando confusões gigantescas e escondendo-se atrás da aparência de bons cristãos. Na verdade são pessoas dada a impiedade, pois desconhecem a verdadeira prática do amor, da comunhão e da humildade – embora pareçam humildes. Pessoas assim fazem como Hamã, o inimigo de Mardoqueu, manipuladores, transformam a verdade em proveito próprio ou criam verdades para si. Este,por exemplo foi o caso de Hamã, que manipulou a verdade de um povo e os transformou em inimigos aos olhos não só do rei, mas de toda a Sociedade de então – já que aquele reino governava praticamente todas as terras conhecidas até então.
O que estas pessoas precisam entender é que entre aqueles que elas julgam por aparência ou por qualquer outro motivo, existe algo diferente, Aquela pessoa pode ser mais capacitada que outros, pode ter uma importância específica e que ela receberá o que outros desejam, pois na maioria das vezes são os capazes que recebem certas aprovações e não os que lutam por meios escusos e vivem de inimizade.
Hamã desdenhava do pobre Mardoqueu, mas aquele que o Ministro julgava um simples homem à porta do Palácio, trazia consigo um segredo: era o pai da rainha. E não se pode negar que se um homem sábio prepara sua filha, ela o faz entrar em qualquer lugar, pois para ela, seu pai sempre será um herói. Aquela jovem rainha ao usar a sabedoria aprendida no lar, ao exercitar sua fé, conseguiu com que o inimigo de seu povo fosse destruído. Mas isto só aconteceu porque aquele simples homem da porta do Palácio, ensinou-a valores que moldaram o seu verdadeiro caráter.
Mardoqueu, Ester e Hamã, nos deixam exemplos fortes e profundos. Mardoqueu nos ensina que Sabedoria e Inteligência, aliada a Fé, constroem caráter indestrutíveis, Hamã nos ensina que a astúcia é prejudicial a Inteligência e Ester nos ensina que Amor, Fé, Simplicidade aliados a Paciência, angariam mais resultados que a ansiedade.
Esta história todas nos ensina algo simples:
O orgulhoso olha para cima quando quer conhecer os poderosos, os sábios olha para os simples, pois nem sempre a sabedoria mora nos Palácios.
A vontade de ser grande levou Hamã a ser o primeiro ministro de Assuero, talvez destruindo muitos outros poderosos pelo caminho, mas ele subestimou Mardoqueu.
Muitas pessoas costumam depreciar as outras, pensando que nunca precisarão daqueles que estão por baixo deles, mas nós não conhecemos a capacidade de ninguém apenas no olhar. Esta soberba toda é apenas orgulho: Quanto ao soberbo e presumido, zombador é seu nome; ele procede com insolente orgulho (Provérbios 21:24). Quando olhamos para alguém, somos enganados pelo que vemos ou pelo que queremos ver e assim corremos os mesmos riscos de Hamã, ser destruído por nossos olhos. Nossas atitudes nos destroem. Vejamos o que Bíblia diz sobre isto: A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda (Provérbios 16:18).
A todos os que buscam reconhecimento sem preparo, que entraram neste afã de subir na vida pelo caminho mais fácil, eis uma advertência maravilhosa: Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado (Mateus 23:12). E como estas são palavras de Jesus, acredito que seja bom deixarmos de lado todos os pensamentos contrários a verdadeira vontade de Deus e abraçarmos a cruz, levando-a em amor e esperando que se de fato um dia seremos honrados, o Senhor nos honrará.
Boa Semana!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter