Translate / Traduza

sexta-feira, 13 de março de 2015

O Pão nosso, de cada dia, nos dai hoje


O Pão nosso, de cada dia, nos dai hoje.
Oração do Pai Nosso

          Obviamente que todos sabem que a frase acima é do Pai Nosso, o que nem todo mundo sabe é o que ela significa. Toda a oração do Pai Nosso, na versão que conhecemos, é feita na primeira pessoa do singular, porém no plural: Nós. Nós, pessoas estendidas e não Eu. E porque seria? Ora, Jesus nos Ensinou um Evangelho de Amor, amor a deus, a si mesmo e ao próximo. Assim, ao deixar-nos esta oração, colocou nela elementos essenciais para que em todo o tempo nos lembrássemos de nosso responsabilidade com o outro. E o que quer dizer esta frase?
           Observe bem: O Pão nosso, de cada dia, nos dai hoje. Jesus estava nos ensinando a lutar para obtermos o essencial. E nos lembra que é para nós e não apenas para  mim. O essencial para vivermos, o essencial para garantirmos nossa segurança, o essencial para suprir ao próximo. Não é que não possamos adquirir bens, é ter o que realmente precisamos e aproveitarmos nosso tempo para vivermos juntos, em amor, em união, em companheirismo, criando raízes, vivenciando amizades. E Jesus foi o melhor exemplo disso.
         Jesus tinha um ministério a cumprir. Tomou sobre si a responsabilidade de exercer este ministério, que não era fácil. Ele sempre soube qual seria a conclusão de sua passagem pela Terra,  mas viveu de forma plena e feliz.Nunca abriu mão de seus momentos com os amigos e quando se sentia triste era para estes que se voltava. As amizades não o impediram de orar, mas a sua responsabilidade e respeito por sua Obra não se tornara impedimento para que ele não estivesse pronto a  atender um amigo e estar com ele. Jesus supria as suas necessidades e a do próximo, não se prendia a nada que o impedisse de exercer sua Obra, mas não abandonava as pessoas que realmente importava. Este foi um de seus ensinamentos mais importantes: Estar com os outros.
         Que possamos aprender a viver isso em nossas vidas e não apenas usarmos a Oração do Pai nosso como algo automático, em vã repetição e não entendermos os ensinamentos que cada frase nos ensina.
         Fiquem em Paz e tenha um dia abençoado.



Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter