Translate / Traduza

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Feliz Outubro Rosa

Primeiro dia do Mês de Outubro de 2014.
Outubro é considerado o mês de Combate ao Câncer de Mama.
Muitas pessoas acreditam que isso seja uma doença Feminina e até o mês ficou conhecido nas redes sociais e mídia como Outubro Rosa.
E por este motivo, como um serviço de Utilidade Pública, estamos reservando este post de hoje para falar com as Famílias. Câncer é uma doença ruim, não é contagiosa e mata. Assim, tomar cuidados e fazer prevenção é uma necessidade e a diferença entre viver e morrer.
Você pode conhecer mais sobre o assunto no site Outubro Rosa, que além de contar a origem desta data e do Laço Rosa, dá muitas orientações.
Sabendo que  o Movimento Outubro Rosa é um acontecimento mundial que se originou   em 1997, na Califórnia, USA com o objetivo de conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama, vale lembrar que PREVENIR é vigiar. E Jesus nos ensinou a VIGIAR, portanto vigie com sua Saúde, pois as consequências da falta de cuidados não afetam apenas você, mas toda  a sua Família e sua Comunidade.
Vale lembrar que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Como sabemos, apesar de ser mais comum entre as mulheres, ele responde por 22% dos casos novos a cada ano, atingindo aos homens também.
Também há a probabilidade de hereditariedade e sendo assim certos cuidados devem ser tomados como prevenção redobrada. Ainda que  a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos. Assim,  mulheres com histórico familiar de câncer de mama, especialmente se nos  parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs)  apresentam maior risco de desenvolver a doença.  

Bem vamos colocar abaixo as informações do Ministério da Saúde sobre Sintomas e Prevenção:
Sintomas
 
  • Alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
 
 
 
Prevenção
 
  • Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada. 
  • Praticar  de exercícios físicos  regularmente
  • Se tiver casos na Família, a pessoa deve evitar a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada.
 
  Fonte: www.inca.gov.br.
Texto adaptado por Equipe IPCO-Brasil

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter