Translate / Traduza

domingo, 22 de maio de 2011

Lucas 11 - Somos bem aventurados

A Bem - aventurança de Guardar a Palavra

Fariseus -
Imagem Google
A Passagem de 11 à partir do 14, conta sobre a cura e libertação de um menino que tinha um mespírito que o punha mudo. Jesus, ao expulsar o demônio deu liberdade ao menino, que ficou limpo e curado.

Isto não alegrou os fariseus, que sempre procuravam ocasião para desconsiderar o ministério do Mestre.
Mais uma vez eles iniciam suas críticas, desta vez afirmando que Jesus estava a expelir demônios

Na verdade eles não conseguiam justificar as obras de Jesus e atribuiam aos demônios, a Belzebu.
Jessu, com sabedoria, toma para juiz de sua causa, os seguidores dos fariseus, que também expeliam demônios.

Jesus, talvez citando de forma indireta Isaias (49-24 e 25), afirma que o qaundo o valente guarda sua casa estão em segurança seus bens, mas que quando chega um maior - Jesus - o império deste valente é destruído.
Jesus, através de sua vinda e ministério libertou a muitos da opressão de satanás.Jesus sendo agora o maior. Também nos deixa uma sábia lição: "Aquelçe que não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta espalha"
Não fazer as  coisas pensando no que os outros vão pensar - Os fariseus estavam sempre atentos ao que Jesus fazia, a intenção deles era sempre bloquear. Jesus não se importa com isto, simplesmente continuar a fazer o melhor pelas pessoas que chegavam a Ele.

Para Jesus o mais importante era a troca de ação. Sái o espírito maligno, entra o Espírto por Excelência e agora purificado, vive uma nova vida.
Se continuarmos Deus nos ajudará, mas se nos afastarmos de Deus, o mal, que se afastou de nós, volta e ao encontrarnos sós, toma posse de nossa vida, mas ele não volta sozinho, trás consigo mais sete.
Se você era mal antes, o que você fica agora, se  sua vida estava ruim, agora fica destruída.

O fariseu e o Samaritano -
Imagem Google
Se, no entanto, firmarmos nossa vida em Cristo, o Todo Poderoso, Ele desarmará o valente e controlará sua vida. Se continuarmos firmados em Cristo, não estaremos órfãos

Devemos ter uma vida de oração, afinal, mesmo que não saibamos o que falar em nossa orações, o Espírito Santo intercede por nós, com gemidos inexprimíveis, ou seja: torna clara as nossas orações. (Romanos 8-26)
Devemos nos lembrar sempre que todas as coisas cooperam com os que são fiéis.

Infelizmente, nós cristão, temos o hábito de criticar os que pensam diferente de nós.Se alguém age de forma diferente, mas se declara cristão, acabamos por criticar. O Mestre disse certa feita aos dsicípulos, que estavam  criticando alguns que expeliam demonios no nome de Jesus, mas não eram seus seguidores, aquele que não é contra nós, é por nós.
Quem julga o homem é só Jesus.Não temos o direito de juilgar ninguém.

Este episódio foi tão importante para aquelas pessoas e suas palavras  foram  tão sábias, que uma mulher que a tudo assistia louvou aquela que deu a luz a Jesus, e este, declarou que bem-aventurados são os que ouve sua Palavra e guarda no coração.

Apocalipse 3-8 "conheço as tuas obras - eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar - que ten pouca força, entretanto, guardaste a minha Palavra e não negaste o meu nome."

Pastor Ailton

Salmo 6 - Quando a Tristeza Vem, assuma - Sua vida é uma colcha de Fuxico

Quando a tristeza vem, primeira coisa  a se fazer é assumir.

Em sua oração ou desabafo, Davi chora suas tristezas. Ele pede que " Senhor, não lhe repreendas e nem o castigues". Estas palavras vem do coração deum rei, de um homem sábio, mas que agora  via a sua frente o resultado de seus atos.

Ele reconhece sua fraqueza quando fala de sua fraqueza, necessidade de cura e da sua situação que para ele parecia afetar até seus ossos. Declara a perturbação de sua alma e pergunta quanto tempo tudo durará. Seu sofrimeneto era tanto que ele pensava que a morte estava próxima, daí dizer que no túmulo não há louvor.

Diz claramente que tem chorado até no seu leito e que hé fraqueza até nos seus olhos por causa daqueles que se levantavam contra ele.

Ao iniciar sua oração, Davi sentia tão triste que temia desagradar ao Senhor ao Senhor com sua oração. Ele entra na presença do Senhor com temor ao dizer:"Não me repreendas, não me castigues"


Só que no verso 8 ele já começa ver a resposta de Deus, sua confiança volta. A certeza que sua oração foi ouvida é clara quando ele mostra crer que seus inimigos serão envergonhados.

O que esta passagem nos ensina?

Que há tristeza na vida do crente, e que ela deve ser vista de frente, com olhos claros.
Então o que fazer qundo a tristeza vem?
  1. ASSUMA - O cristão passa por momentos de angústia e como Davi, pode ser que esteja colhendo sua roça. Assim, o melhor a fazer é primeiro assumir. Estou trite.
  2. CHORE - Tanto Davi como Jeremias choraram suas tristezas. CAda um por seus motivos, mas ambos expuseram sua tritezas e choraram. Chorar faz bem, faz a pessoa se libertar de suas amarras, para só então seguir o para o próximo passo. Tudo bem eu choreie agora?
  3. DEPOSITE SUA FÉ EM DEUS - Foi isto que Davi fez, ele chorou e entregou suas dores ao Senhor, crendo que haveria uma resposta melhor para a situação. Jeremias pede misericórdia por causa de sua tristeza. Ore a Deus, diga o que está sentindo, o que te aflige, o que está entristecendo econfie.
  4. MANTENHA A ESPERANÇA - Mantenha a esperança, mesmo que a dor persista. Não permita que a tristeza tome conta d sua vida. Você vai precisar de forças para esperar a resposta. Davi percebeu e recebu a resposta logo, mas nós, no momento de tristeza, mesmo recebendo a resposta,às vezes demoramos para perceber que a resposta chegou. Se a esperança permanece, você se faz mais forte, agarrado na promessa.
  5. RECONHEÇA: VOCÊ PRECISA DE DEUS - Deus sem você é Deus e você sem Deus vai continuar triste Jesus ensinou que é na nossa fraqueza que somos fortes. Só precisa mesmo reconhecer sua dependência
Você não deve esquecer que somos seres humanos, dotados de vontades e sentimentos humanos. A tristeza é natural, é um sentimento que surge quando nos vemos incapazes de realizar algo, ou de alcançar o que tanto queremos.

Você precisa saber que sua fraqueza, prova sua dependência de Deus. Você depende de Deus. Aleluia.

Você pode crer que através de sua fraqueza, Deus está agindo em sua vida. Você é uam colcha de Fuxico, é dmeorada para fazer, e o tecido tivesse sensibilidade humana sentiria dor. Imagine ser cortado em tantos círculos e depois fechados, e depois unidos.
Uma colcha de Fuxico, no primeiro quadro, não é bonita. Para quem não sabe o que vai sair dali, é feia, mas depois de pronto. Sim, depois de pronto fica tão bonita que você quer mostrar pra todos. Assim é com sua vida.
Deus esta preparando uma grande colcha com sua vida, você pode chorar mais ainda antes de estar pronto, mas depois você vai louvar a Deus pela vitória.
 
"Certa vez cheguei na minha irmã e ela estava costurando um pequeno quadro de fuxico.Ela me disse que era uma colcha e que seria minha. Confesso que não gostei. Era feia mersmo.
Muito tempo depois ela chegou com a colcha. Quando a vi pronta, nem emmso creditei que fosse aquele trabalhinho feio que ela estava começando na casa dela.
É linda, está lá em casa."
O mesmo pode estar acontecendo com você pense e descance no Senhor. No tempo certo tudo ficará bem. Apenas confie.

Você tem que aprender a viver pela misericórdia de Deus, pense e creia assim: Posso viver sem a sua benção, mas não posso viver sem a sua misericórdia.

Foram atitudes assim que fizeram muitos dos irmãos e heróis da fé, permanecerem firmes, continuar, mesmo que se sentissem triste.

Quem já sentiu tristeza?

O profeta Elias se sentiu tão triste que pensou em morrer.
Jonas também nã foi diferente, sua tristeza foi tamanha que pediu a morte.
Pedro sentiu tristeza, que até chorou. Quando se arrependeu de ter traído o Senhor.
Paulo sentiu tristeza.
João Batista sentiu tristeza, que até chegou questionar uma declaração sua, quando da prisão, enviou mensageiro a Jesus, para perguntar se ele era o Messias. E ele, João Batista havia afirmado que Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo.1-29)
O próprio Senhor Jesus sentiu tristeza. Além de temor pelos seus discípulos, quando orou por eles, dizendo a Deus Pai que eles ficariam por aqui.

Esta é mais uma das lições deixada a nós por Davi,  aquele que foi achado por Deus segundo o seu coração.

Pastor Sérgio Silveira




Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter