Translate / Traduza

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Elias - O Perseguidor de Israel...

Introdução
Diácono Carlos Alexandre

Elias, o Perturbador de Israel


              Diz a Bíblia que Elias tentou convencer Acabe e o resto do povo a se arrependerem, quando Deus parou as chuvas durante mais de três anos, mas eles continuaram a desafiar a vontade do Senhor. Finalmente, Elias saiu do esconderijo para falar com Acabe, obedecendo ao mandado do Senhor. Quando o rei viu Elias, perguntou: "És tu, ó perturbador de Israel?" Você precisa saber, pela resposta do profeta, que aqueles que pregam a verdade e corrigem o erro não são pertubadores da sociedade,  não importa o que digam todos os outros,mas o fato de dizer a verdade não trás prejuízos à Sociedade. A Sociedade tem por fonte dos problemas sociais o pecado, e aqueles que continuam no pecado contribuem para o sofrimento. Elias disse-o bem: "Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins" (1 Reis 18:18).
              Elias, escondido nas Asas do Altíssimo
              De todos os profetas citados na Bíblia, Elias é aquele que mais chama a atenção.Falar dele abre questões para as quais não temos resposta. Não conhecemos sua biografia, mas através de sua vida, conhecemos sua atitude.
               Ele disse com toda a certeza, com extrema confiança: Não vai chover, sobre a minha palavra. E de fato não choveu por 3 longos anos.
               Elias é um exemplo da pessoa que tem intimidade com Deus e tem certeza disto.
               E veja, esta intimidade era tão real, que ninguém duvidou do  que ele disse,pelo contrário, certos de que aconteceria o que o profeta tinha dito, começaram a tentar algo para colocar por terra o que fora dito.
               E palavra de fé gerou um problema gigante para ele. O rei Acabe e sua mulher, Jezabel resolveram matar Elias. Acreditando que morrendo o profeta, morreria com ele o poder de sua palavra.
               Elias foi aconselhado pelo Senhor a sair da presença do rei.E deu-nos mais um exemplo, afinal ele foi perseguido,mas não tornou-se um fugitivo, afinal ele não saiu de Israel.
               Na verdade estava escondido debaixo das Asas do Altíssmo. Ali Deus estava poupando  a vida de Elias, pelo amor que tinha por este.
              E você tem que entender isto, que também em sua vida Deus está agindo assim, poupando sua vida pelo amor que Ele tem por ti e para manter seu ministério pessoal.
              Durante os anos da seca Jezabel e Acabe não acharam Elias, era o perseguidor indo atrás do perseguido. Mas ao fim do tempo determinado, agora Elias vai ao encontro deles, num movimento inverso e inesperado: Perseguido indo ao encontro do perseguidor, porém no momento da decisão.
             Elias agora vai por a prova a fé do povo agora afastado do projeto divino. No embate que haveria, deveria ser visto a diferença entre o que serve a Deus e o que não servem.

             Poder de Perssuasão

            Elias, com sua capacidade de convencimento e por sua autoridade espiritual, convenceu o povo a aceitar a que acontecesse o desafio. Depois das muitas horas de pedidos e sacrifícios feitos pelos profetas dos ídolos de Acabe, Elias, quem em todo tempo zombava dos seus movimentos vãos, levou o povo a fazer a escolha, ele convenceu o povo a fazer a opção pela resposta que ele, Elias queria.
           Elias agora, através da oração, faz o inacreditável. Ao preparar o holocausto ao Senhor, ele pediu que tanto o sacrifício, quanto todas as pedras que compunham o altar fossem encharcadas com água abundante e, mais até as saliênecias mais baixas, o rego  feito aos pés do altar, fossem cheias de água. Então ele fez a sua oração e o fogo desceu sobre o altar, lambendo toda a água e queimando o sacrifício.

          Depois da vitória, a solidão

         Quando acabou-se o desafio, agora de posse da resposta, Elias então sofre o peso de toda a situaço recém vivda. Sente-se solitário e neste momento pede para si a morte.
         Esta é mais uma lição para nós. Sim, uma prova de que Deus usa homens como você. Mas você tem que entender logo que Deus não te deixa sozinho, Ele está te aperfeiçoando na solidão.
         Deus te alimenta desde o Céu. Isto quer dizer que na fraqueza devemos buscar a Deus.
         E só há um Deus, não devemos nunca esquecer a quem servimos.
         Não desanime, afinal, você ainda tem que preparar um novo profeta.
         Não adianta querer morrer antes de terminar seu trabalho, a jornada é longa, mas só acaba quando Deus quer.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter