Translate / Traduza

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Segredo




O Segredo

SALMOS 15 - O verdadeiro cidadão dos céus

Procurando entender quem de fato se encontrará com Deus, deparei-me com o Salmo 15. Um Salmo que conheço, em forma de canção desde muito criança. Mas que se levantou em minha frente como uma mensagem grandiosa. Ao fazer a pergunta do ver só 1: Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte? - fiquei a imaginar uma resposta adequada, mas ela estava clara nos versículos subsequentes e fui envolvida por ela, pois é muito simples.
Eis como a resposta descortinou-se em minha mente: Quem habitará na tua Tenda Senhor – refiz a pergunta do salmista. A resposta ecoou, descendo direto ao meu coração: Aquele que anda irrepreensivelmente (v 2).
O que é andar irrepreensivelmente? Outra pergunta! Ora, aquele que tem atitudes específicas que não causam constrangimento ao que ela testifica. Mas é tudo? Não! O versículo 2 continua: e pratica a justiça (…). E o que é praticar a Justiça? Abre-se a porta para uma resposta direta e objetiva: Praticar a Justiça é exercitar o respeito aos direitos e deveres pessoais e do próximo, de forma que não fira o próximo.
Me soou uma pergunta duvidosa: Mas é tão fácil assim? Não é fácil ser assim nos dias atuais. As pessoas estão acostumadas a lutar por seus interesses ferindo a todos, sem importar-se com quantos deixam caídos pelos caminhos da vida, contando que ele seja feliz e encontre a realização de seus ideias. É comum hoje as pessoas usarem-se como escada e é tão aceitável que no fim dos anos 90 chamava-se a isto o 'networking' e hoje existem diversas teorias sobre isto, que consiste em uma rede de trabalho de dados, as pessoas fazem amizades e preserva apenas laços com outras que tem algo a lhes oferecer, retirando de sua agenda e de suas relações esta pessoa quando ela deixa de ser importante para seu projeto de vida. Para ser sincera eu conheci isto em meu antigo trabalho e só descobri o mal que de fato uma relação desta podia causar, quando pessoas próximas a mim, tornaram-se vítimas deste sistema. Aos poucos me libertei desta situação retomando amizades que se tornaram importantes como relação humana e deixando de lado pessoas com as quais eu mantinha laços estritamente comercial. Hoje existem até pregadores que ensinam este tipo de sistema para a realização de nossos sonhos, os tais sonhos que eles afirmam Deus sonhou para alguns.
Assim relembrando, para estarmos com Deus em Sua Morada precisamos ser irrepreensíveis, praticar ajustiça, mas não é só. O verso 2 ainda ensina algo importante sobre outro tipo de atitude: e do coração fala a verdade (…). Falar a verdade é algo que pode ser difícil. Muitas vezes ouvimos as pessoas afirmarem que para que algo saia direito é 'obrigado' a se falar uma mentira branca. Ora, se Jesus é a Verdade, não compactua com a mentira. Pra ser bom com alguém devemos sempre dizer-lhe a verdade. A diferença é que para evitar ferir a seu irmão, você vai agir de forma a não desagradá-lo, falar com sabedoria. Veja o que a Bíblia diz sobre esta atitude: Fiéis são as feridas dum amigo (Provérbios 27-6). Ora, sendo eu amigo, sempre vou encontrar um meio de com sabedoria dizer a verdade temida. A verdade sempre é preferida, pois ela gera vida depois que as feridas são curadas pelo carinho e atenção e amizade.
Ainda estudando esta mensagem maravilhosa, vemos que o salmista continua com sua advertência sobre aqueles que desejam encontrar ao Senhor: que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta (3). Não difamar, não aceitar que outros façam o mal e nem aceitar afrontas contra seu próximo é verdadeira definição do que é Justiça e nunca, jamais deve ser desprezada.
Viver de forma a encontrar o Senhor significa ainda reconhecer o ímpio e deixá-lo viver sua vida o mais longe da sua, honrar aqueles que temem ao Senhor; e mais, deve sempre respeitar aos que o cerca, superiores, inferiores e iguais. Agir com justiça é não agir com usura, não aceitar discussões contra o próximo e jamais agir de forma que os outros percam seus direitos.
Quando observarmos bem o Salmo 15 e colocá-lo em prática em nossa vida então seremos verdadeiros cidadãos do Céu!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter