Translate / Traduza

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tomé - O crente certo para a atualidade

Tomé – o melhor tipo de crente para viver
nossa atualidade


Tomé, vendo com as mãos
Diz a Bíblia que ao saber que Jesus aparecera aos seus discípulos, estando Tomé ausente, este não acreditou. Para dar ênfase ao seu descrédito disse que só acreditaria se tocasse as feridas do Mestre com suas próprias mãos.

Durante anos, e por não dizer séculos, a Igreja de Cristo, através de diversos sermões, apedrejaram este apóstolo. Para muitos ele é o exemplo mais negativo, depois de Judas, o traidor. Jesus amava seus discípulos e escolheu para apóstolos homens de caráter firme, embora duvidosos, tanto que disse uma vez a Pedro, que depois de converso ele salvaria seus irmãos, Judas o traiu e João – apóstolo amado - e seu irmão enviaram sua mãe como mensageira para garantirem um lugar de destaque no Reino de Deus. Isto sem falar que depois da morte de Jesus, todos eles se esconderam. O que é completamente compreensível dado as circunstâncias e os aspectos históricos.


Falando de Tomé

Quanto a este apóstolo, Tomé, fica uma pergunta: Ele estava errado?
Analisamos a situação com olhos críticos:

• Cristo estava morto e ele sabia onde estava enterrado. Todos tinham visto a crucificação e visto o sofrimento do Mestre.

• Cristo estava guardado por soldados romanos. Como poderia ter saído do túmulo sem ser notado por estes?

• A dor tinha apagado a promessa da ressurreição, que parecia algo irreal, mesmo para quem vira acontecer com Lázaro. E a interpretação da promessa era algo quase poético dado a figura de linguagem usada. Cristo dissera que o templo seria derrubado e depois de 3 dias reerguido.

• Ele não estava presente, logo nada podia provar a ele que não fora apenas uma alucinação geral dado a saudade e dor de todos.

• A primeira pessoa a vê-lo fora uma mulher e ainda por cima uma muito ligada a Cristo pela gratidão da benção recebida quando da sua conversão. Salientando que era uma sociedade machista.

Era o entardecer da esperança,
cada um dos discípulos e apóstolos
viam a fé diminuída,
os corações
frios.
Todos estes fatores deram sustento à sua atitude.

Exemplos deixados por Tomé

 Uma atitude de Coragem

Se observarmos bem, ele foi corajoso. Simplesmente expôs sua opinião no momento que soube do acontecido.

Para ele era inacreditável e ele o disse. Era uma atitude corajosa esta. Ele poderia fazer como na lenda do rei nu, simplesmente fingir crédito para não parecer incrédulo aos olhos dos outros.
  • Ser fiel a sua opinião
Tomé foi fiel à sua opinião, mas mostrou que havia meios de refutá-la, isto se fosse de forma racional. Para ele a racionalidade era essencial, mesmo em questões de fé. Por este motivo muitos cristãos têm caído ao longo dos séculos, já que são enganados por diversos movimentos pseudo-espirituais. Para eles o melhor é crer antes de analisar os fatos. Jesus dissera antes disto que se alguém dissesse que Ele estava em determinado lugar era para seguir para outro. Tomé estava certo. Na verdade, olhando por este ângulo, ele estava obedecendo ao Mestre (Lucas 17,21 a 24).
  • Conhecimento de si mesmo.

Para crescermos como seres humanos e como cristãos, devemos conhecer nossas fraquezas e limitações. Quando disse que se não puser as suas mãos nas feridas do Mestre, de modo algum acreditaria, Tomé deixa claro o conhecimento de si mesmo. Ele era uma pessoa sinestésica, ou seja, sua percepção do mundo era tática. Não conseguia perceber o mundo pela audição apenas, precisava de mais um sentido, o tato.

Conhecermos a nós mesmo é o que faz com que enfrentemos as dificuldades de forma mais consciente e corajosa. As provações que nos sobrevêm são baseadas neste princípio, para o conhecimento e crescimento pessoal (Romanos 5. 3 e 4).
  • Lutar pelo direito de pensar diferente

Tomé deixa outro exemplo maravilhoso aqui. Para ele, seu direito deveria ser respeitado. Ele não se importou com a opinião alheia. O que importava era o que ele via. Ninguém podia tirar dele seu direito.

A opinião de Cristo

Se analisarmos bem, veremos que Cristo não se importou com a sua dúvida. Ele simplesmente disse a Tomé que seria bendito quem não vir e crer. Não amaldiçoou ao apóstolo, como fazem muitos pregadores em seus longos sermões.

No livro de Lucas (24;29), Jesus deixa claro que os discípulos ali presente poderiam tocar em suas cicatrizes e vai mais além, dando prova de sua presença física (43) ao comer peixe assado. Em algumas traduções ainda comeu de um favo de mel.

Na Prática


De tudo o que aprendemos com Tomé o mais importante sem dúvida é: analisarmos os fatos para termos certeza de que algo provém de Deus.

Jesus, no Sermão da Montanha ( Mateus 24,11) afirmou que se levantaria muitos falsos profetas e enganariam a muitos – menos os crentes como Tomé.

Nem todos que dizem “Senhor, Senhor” adentrarão ao Seu Santo Reino, já nos advertiu Jesus. E também disse que muitos que fazem muitos milagres em seu nome, não são ao menos seus conhecidos.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.(Mateus 7:22-23).

Jesus não despreza o fraco, desde que este creia na sua Palavra e não negue seu nome. (...) Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome (Apocalipse 3-8).





 

********************************

Pastor Sérgio Silveira

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter